“A mulher submissa é a que se submete e se sujeita aos desígnios, às vontades e às ordens de um homem – normalmente do marido – numa relação de desigualdade. A mulher se encontra numa condição de inferioridade em relação a esse homem”, explica a advogada Marina Gadelha.
Submissão, segundo um dicionário de língua portuguesa, é a “condição em que se é obrigado a obedecer”, “sujeição”, “subordinação”. Também pode ser entendida como “disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação”.
Submissão, no contexto de um relacionamento, significa estar sob uma missão compartilhada. É mais do que obedecer; trata-se de alinhar-se a um propósito comum para construir uma família saudável e feliz.
Submissão significa viver pensando no bem dos outros, largando o egoísmo. Em vez de cuidar somente de si, devemos se preocupar com os irmãos. Submissão é estar pronto para abdicar de seus próprios desejos se isso for melhor para outra pessoa (Filipenses 2:3-4)", disse nos stories.
A submissão, nesse sentido, não significa inferioridade ou servidão, mas sim um reconhecimento do papel de liderança do marido no contexto familiar, assim como Cristo é a liderança da igreja. Essa liderança deve ser exercida com amor, respeito e consideração pelas necessidades e opiniões da esposa.
O QUE SIGNIFICA SER SUBMISSA AO ESPOSO? - VIVIANE MARTINELLO | POSITIVAMENTE PODCAST | PLANET GOSPEL
O que é submissão no relacionamento?
A submissão é uma atitude mútua, independente daquele que julga ter mais autoridade se comparado ao outro. Ela significa limitar-se voluntariamente ao outro sem contrariar a nossa consciência ou nos obrigar a fazer algo condenável ou à força.
Ela acredita que os próprios desejos, opiniões e sentimentos não são importantes para as outras pessoas e, portanto, se anula. É como se não existisse. Podem ocorrer explosões de descontrole, sintomas psicossomáticos, uso de álcool ou drogas.
A SUBMISSÃO FEMININA NA SOCIEDADE PATRIARCAL. Falar da submissão feminina na sociedade patriarcal é assunto que ainda instiga a muitos, tudo porque as mulheres conquistam cada vez mais seu espaço, buscam a igualdade e, por não dizer a própria superação. O que já acontece, conforme podemos perceber em suas conquistas.
Em muitos casos, a submissão é vista como uma entrega emocional e psicológica, onde um dos parceiros assume um papel mais passivo, enquanto o outro exerce um papel mais ativo. Essa dinâmica pode ser saudável ou prejudicial, dependendo de como é vivida e percebida por ambos os envolvidos.
A esposa desempenha um papel único no casamento, sendo um pilar de amor, cuidado, equilíbrio e proteção constante. Cuidar é sobre nutrir o lar emocionalmente, ouvir com atenção e criar um ambiente seguro para todos os membros da família.
Uma das principais características das pessoas submissas é a falta de autoconfiança. Elas tendem a ser colaborativos, conformistas e pouco assertivos. Elas evitam ser o centro das atenções a todo custo e são percebidas por sua rede de amigos como atenciosas, generosas e lisonjeiras.
1 Ato ou efeito de submeter ou submeter-se. 2 Disposição a obedecer ou aceitar o controle de alguém; obediência, subalternidade. 3 Condição de quem se sente obrigado a obedecer a uma regra, autoridade ou aos poderes constituídos; subordinação, sujeição.
Quando uma mulher se submete ao marido voluntariamente?
Quando a mulher se submete à autoridade do marido, ela se posiciona, voluntariamente, pela fé, conforme a hierarquia que Deus estabeleceu, e dá ao homem a oportunidade de trata-la como co-herdeira.
“A mulher submissa é a que se submete e se sujeita aos desígnios, às vontades e às ordens de um homem – normalmente do marido – numa relação de desigualdade. A mulher se encontra numa condição de inferioridade em relação a esse homem”, explica a advogada Marina Gadelha.
Quando pensamos nos comportamentos de pessoas submissas, a ausência de atitude é certamente um dos principais. São homens e mulheres que possuem a tendência de colocar as necessidades de terceiros em primeiro plano, e não as suas próprias necessidades e vontades.
No geral, a submissão pode ser definida como a ação de se colocar em uma posição inferior ou subordinada em relação a outra pessoa ou coisa. Na Bíblia, a submissão é um tema recorrente, especialmente quando se trata da relação entre marido e esposa.
O conceito de submissão no matrimônio é muito além do que se imagina. Não se trata de poder ou controle, mas de amor profundo, respeito e entrega mútua – assim como Cristo nos ensinou!
Submeter-nos à soberania de Cristo é um dos aspecto centrais do Cristianismo. A Bíblia diz em Lucas 14:27 “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.” A submissão é umas das chaves para alcançar harmonia num casamento Cristão.
Quando o homem assume o papel certo, as coisas mudam de figura: Ele mostra quem é o homem da casa, mantendo a mulher e filhos seguros de forma física, financeira, emocional e espiritual. Assume as suas responsabilidades, cuida, provê, protege a sua família. Tem o controle sobre si mesmo e sobre as suas emoções.