Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas brancas ou amareladas que podem aparecer nos lábios, interior das bochechas ou região genital. Esses grânulos correspondem às glândulas sebáceas aumentadas e não causam dor, nem trazem qualquer consequência para a saúde.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.
Luana Ravanini explica que nos casos mais comuns, a saburra aparece “quando a higiene bucal não é realizada corretamente ou a língua não é higienizada”. Além de causar mau hálito e até alterar o sabor dos alimentos, por ser de formação bacteriana, também pode comprometer a saúde da cavidade bucal.
Os Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas que se formam fora da sua localização normal, formadas principalmente na mucosa oral e no lábio superior. Sendo assim, são glândulas sebáceas aumentadas, benignas e indolores.
O que é uma massinha branca nos lábios na parte íntima?
O esmegma é causado pela má higiene na região íntima, que favorece o acúmulo de fluidos, sebo e células mortas da pele no prepúcio masculina ou na vulva ou clitóris feminino. Essa secreção é natural do organismo, mas pode se acumular quando não ocorre a higiene de forma adequada.
Bolinhas brancas nos lábios e nas bochechas, o que pode ser? Como tratar? #laserco2 #roacutan
É normal sair uma massinha branca nas partes íntimas?
Corrimento branco ou transparente
Secreção vaginal com coloração branca ou transparente, sem cheiro e que não causa irritação ou prurido genital. Nesse caso, o corrimento é considerado normal e se forma pela presença de lactobacilos, não exigindo um tratamento específico.
Embora seja um processo natural, o esmegma deve ser eliminado através da higiene íntima diária. Quando isso não ocorre, podem surgir complicações sérias, que começam com dor e desconforto na área afetada, abrindo caminho para infecções como a balanite.
Os grânulos do tipo Fordyce são pequenas manchas brancas ou amareladas que aparecem nos lábios, bochechas ou região genital e não doem. Já as lesões causadas pelo HPV têm uma aparência diferente, surgindo como verrugas elevadas e ásperas, com textura irregular, muitas vezes comparada à de uma couve-flor.
Sabe essa “massinha” branca e pegajosa que fica sobre os dentes e ao longo da gengiva? Isso é placa bacteriana. Composta por saliva e restos de alimentos, ela é resultado da ação das bactérias que vivem naturalmente na nossa boca.
O acúmulo de sebo nas glândulas. Quando há um aumento na produção de sebo ou uma obstrução nas glândulas sebáceas, o sebo pode ficar retido, resultando na formação dos grânulos.
O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.
A leucoplasia é caracterizada por manchas ou placas brancas na mucosa, normalmente na boca ou vagina. Surge como resposta a irritantes crônicos como tabaco e álcool. Apesar de muitas lesões serem benignas, algumas têm potencial maligno e podem evoluir para câncer.
A leucoplasia oral é um tipo de lesão que afeta as mucosas da boca. As principais causas estão relacionadas ao contato dos tecidos com agentes irritantes, como o tabaco e as bebidas alcoólicas, além de traumatismos repetidos por dentes e próteses dentárias sem manutenção.
Apareceu uma bolha no meu lábio. O que pode ser? A mucocele pode surgir no lábio, língua, bochechas ou céu da boca, geralmente devido a uma pancada na região, mordidas repetitivas ou quando uma glândula salivar sofre uma obstrução, que ocorre devido ao acúmulo de líquido após a ruptura de um vaso salivar.
Uma massinha branca na parte íntima pode ser causada por uma inflamação conhecida como vulvovaginite, especialmente se existirem sintomas associados à região genital, e o tratamento deve ser específico para a sua causa.
A cândida é um fungo normalmente encontrado em nossa boca, intestinos e nas vaginas das mulheres. Ela pode desenvolver-se porque a criança teve uma diarreia e colocou a mão contaminada na boca, ou porque o bico do seio, as mãos da mãe ou algum objeto como o bico da mamadeira ou a chupeta estão infectados.
Pois bem, elas são os cáseos. Os cáseos, também conhecidos como tonsilólitos ou pedras nas amígdalas, são pequenas massas brancas ou amareladas que se formam nas amígdalas — são as estruturas localizadas na parte de trás da garganta.
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
Candidíase oral: Uma das causas das bolinhas brancas é a presença do fungo cândida. Essa infecção, faz com que surjam as bolinhas na boca, dor ao engolir, e sangramentos na hora da escovação. Primordialmente, é necessária uma boa higiene bucal para prevenir sua aparição.
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.
Entre os pequeno e grandes lábios da vagina existe uma secreção que se chama esmegma. É uma mistura de suor, bactérias, secreção das glândulas sebáceas e células mortas com um aspecto de “cera” branca ou levemente amarelada. O esmegma tem um odor desagradável, mas desaparece logo após uma boa higiene.
O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.