A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.
Os Grânulos de Fordyce são glândulas sebáceas que se formam fora da sua localização normal, formadas principalmente na mucosa oral e no lábio superior. Sendo assim, são glândulas sebáceas aumentadas, benignas e indolores.
Luana Ravanini explica que nos casos mais comuns, a saburra aparece “quando a higiene bucal não é realizada corretamente ou a língua não é higienizada”. Além de causar mau hálito e até alterar o sabor dos alimentos, por ser de formação bacteriana, também pode comprometer a saúde da cavidade bucal.
O caroço nos grandes lábios pode ser causado por pêlos encravados, bartolinite, herpes genital, verrugas genitais, ou até câncer de vulva, podendo estar acompanhado de sintomas como dor, coceira, sensação de queimação, sensibilidade ao toque, vermelhidão, aumento da temperatura no local ou até feridas.
A mucocele, também conhecida como cisto mucoso, é uma espécie de bolha que se forma no lábio, língua, bochechas e/ou céu da boca. É provocada pelo acúmulo de saliva no interior do tecido, isso pode acontecer pelo rompimento de canais que transportam a saliva devido a algum trauma ou pancada local.
Bolinhas brancas nos lábios e nas bochechas, o que pode ser? Como tratar? #laserco2 #roacutan
Como é o HPV nos grandes lábios?
Geralmente atinge regiões mucosas e úmidas,sendo que a localização mais comum é a fúrcula seguida dos pequenos lábios, vestíbulo e grandes lábios. Geralmente são sésseis, macias, únicas ou múltiplas que se fundem formando lesões vegetantes extensas assumindo aspecto de couve–flor.
A leucoplasia é caracterizada por manchas ou placas brancas na mucosa, normalmente na boca ou vagina. Surge como resposta a irritantes crônicos como tabaco e álcool. Apesar de muitas lesões serem benignas, algumas têm potencial maligno e podem evoluir para câncer.
O que mais incomoda são as bolinhas brancas na garganta mal cheirosas, que causam mau hálito. Sendo assim, o caseum em si não representa maiores riscos à saúde. As bolinhas brancas ou amareladas na parte de trás da garganta não apresentam pus.
Remoção com um cotonete. A remoção dos cáseos amigdalianos também pode ser feita com a ajuda de um cotonete, pressionando gentilmente nas regiões da amígdala onde estão alojados os cáseos.
Sabe essa “massinha” branca e pegajosa que fica sobre os dentes e ao longo da gengiva? Isso é placa bacteriana. Composta por saliva e restos de alimentos, ela é resultado da ação das bactérias que vivem naturalmente na nossa boca.
A leucoplasia oral é um tipo de lesão que afeta as mucosas da boca. As principais causas estão relacionadas ao contato dos tecidos com agentes irritantes, como o tabaco e as bebidas alcoólicas, além de traumatismos repetidos por dentes e próteses dentárias sem manutenção.
Os grânulos de Fordyce são pequenas bolinhas amareladas ou brancas que aparecem na pele, especialmente nos lábios, dentro da boca e na região genital. Essas bolinhas no lábio superior são comuns e não indicam nenhum problema de saúde sério. Além disso, é importante ressaltar que elas não causam dor.
Os grânulos do tipo Fordyce são pequenas manchas brancas ou amareladas que aparecem nos lábios, bochechas ou região genital e não doem. Já as lesões causadas pelo HPV têm uma aparência diferente, surgindo como verrugas elevadas e ásperas, com textura irregular, muitas vezes comparada à de uma couve-flor.
Também conhecida por perleche ou boqueira, esse tipo de queilite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais frequente nos idosos, em consequência de modificação da arquitetura dos lábios, decorrente da perda dos dentes.
A candidíase oral as vezes pode ser confundida com a leucoplasia, mas as lesões de leucoplasia são ocasionadas pela irritação crónica das bordas ásperas nos dentes, enchimento ou coroas e não por um organismo; enquanto que as lesões de leucoplasia se desenvolvem com o passar do tempo, as aftas podem se desenvolver ...
A leucoplasia oral é uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas ou placas brancas na mucosa da boca, como língua, bochechas, gengivas e céu da boca (palato). Essas lesões podem ser ásperas ou lisas e não são facilmente removidas.
O líquen plano oral reticular é a forma mais comum e se manifesta como uma rede de linhas esbranquiçadas no interior das bochechas ou na língua. As lesões podem causar desconforto e dar a sensação de que as membranas mucosas são ásperas, grossas ou rígidas; entretanto, muitos pacientes não relatam nenhum desconforto.
Conhecida como sapinho, a candidose oral, candidíase ou monilíase é a doença provocada por um fungo chamado Candida albicans. Fungos são estruturas simples que existem na natureza há milhões de anos.
Sabe aquelas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na garganta? Elas são os cáseos amigdalianos, que geralmente surgem na superfície da amígdala. Apesar de o caseum na garganta não causar maiores complicações de saúde, ele pode trazer muito desconforto e incômodo para quem tem essa condição.
Os cáseos amigdalianos ocorrem quando os resíduos ficam presos nas fendas e aberturas das estruturas glandulares da parte de trás da garganta. A calcificação, um processo que transforma os detritos em depósitos brancos ou amarelos duros, cria os "cáseos" que podem ser desconfortáveis para alguns.
O que é HPV na boca? O HPV é um DNA vírus que possui tropismo por pele e mucosas do organismo. Quando está presente na mucosa oral, as manifestações clínicas mais frequentes são condiloma, papiloma e verruga na cavidade oral. São causados principalmente pelo HPV 6 e 11.
O melanoma pode ter uma coloração preto-azulada ou marrom e ser saliente. Algumas feridas parecem verrugas. Muitas mulheres tiveram coceira na região vulvar por bastante tempo. Normalmente, o câncer de vulva causa pouco desconforto, mas a coceira é comum.
O diagnóstico se faz através do exame colpocitológico de Papanicolaou, usado para rastrear o câncer de colo do útero. Consiste em um esfregaço ou raspado das células esfoliadas da região cervical e vaginal [3].