O que é hipertonia em bebês ? O tônus muscular é o estado de contratilidade em que os músculos se encontram. Hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, comum nos músculos dos membros superiores e inferiores de bebês .
Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.
A Síndrome do Bebê Rígido, também conhecida como hipertonia, é uma condição rara, mas significativa, que afeta bebês. Caracterizada pelo aumento do tônus muscular e rigidez, essa síndrome pode levar a várias complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente.
O alongamento muscular passivo é uma das principais técnicas utilizadas, sendo de extrema importân- cia para a redução da hipertonia. Além de contribuir para a dimi- nuição da dor, propicia maior mobilidade articular, prevenindo a instalação de contraturas musculares e deformidades9,10.
HIPERTONIA ELÁSTICA E PLÁSTICA: Qual a diferença? Espasticidade x Rigidez - Rogério Souza #4
Quais são os sintomas, causas e tratamento da hipertonia infantil?
🔹 Hipertonia: é quando os músculos são mais rígidos ou tensos. Isso pode afetar a mobilidade da criança, dificultando movimentos fluidos e naturais. Atividades como caminhar ou correr podem ser mais desafiadoras.
Em outros, a hipotonia precisa ser tratada isoladamente e o paciente pode fazer sessões de fisioterapia, de terapia ocupacional ou mesmo de fortalecimento muscular para, aos poucos, ir recuperando seus movimentos e tratando a hipotonia.
Quais são os sintomas de hipertonia em um bebê de 4 meses?
A hipertonia é mais frequente em bebês prematuros, pois seus músculos ainda não estavam prontos para nascer e, à medida que amadurecem fora do ambiente líquido do útero da mãe, eles o fazem de maneira diferente do normal.
A rigidez cognitiva, também conhecida como rigidez comportamental, é uma característica comum no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela se refere à dificuldade em ajustar pensamentos e comportamentos diante de mudanças no ambiente.
A síndrome de West normalmente é identificada no bebê entre os 4 e 7 meses de idade especialmente pelas crises epilépticas, que parecem espasmos musculares causando a extensão ou flexão da cabeça, pescoço, braços, pernas e/ou tronco.
Como regra, são necessários exames laboratoriais, estudos de imagem, como a tomografia computorizada e a ressonância magnética, eletroencefalograma, eletromiografia, e estudos genéticos.
Aumento anormal no tônus da musculatura lisa ou esquelética. Hipertonicidade do músculo esquelético pode estar associada com lesões do TRATO PIRAMIDAL ou DOENÇAS DOS GÂNGLIOS DA BASE.
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
A avaliação do tônus pode ser feita através da inspeção, palpação, mobilização passiva através de movimentos rápidos e classificado através da Escala de Ashworth Modificada, nos casos de hipertonia espástica.
As duas formas mais comuns de hipertonia são a distonia e a espasticidade. Falando de forma didática, elas acontecem por lesão cerebral em locais diferentes, ou seja, a espasticidade se relaciona com a área motora e a distonia com os núcleos da base.
Quando devo me preocupar com o comportamento do meu filho?
Preste atenção a mudanças no comportamento do seu filho, como aumento da irritabilidade, tristeza profunda ou desinteresse por atividades que antes gostava. Esses podem ser sintomas de um desvio psicológico e merecem a atenção de um profissional de saúde mental.
Na infância, a rigidez cognitiva pode se manifestar através da dificuldade em lidar com mudanças, preferências repetitivas, como manter o alinhamento de brinquedos em fila ou manter padrões alimentares seletivos, impactando o convívio social e as habilidades de aprendizado.
Dentre os tratamentos disponíveis incluem-se: a fisioterapia, os agentes farmacológicos (por via oral ou intratecal), a quimiodesinervação dos músculos com o uso de injeções de fenol, a utilização de injeções de toxina botulínica e os tratamentos cirúrgicos como o alongamento de tendões, transferência de tendões, ...
Normalmente, esse comportamento noturno está associado a saltos de desenvolvimento. É comum que aconteçam por volta dos 4 meses e se repitam algumas vezes até os dois anos de idade, conforme o bebê vai adquirindo novas habilidades. As novidades deixam os bebês mais agitados e podem impactar na qualidade do sono.
O que é um bebê high need? O termo "bebê high need" foi cunhado pelo pediatra norte-americano William Sears para descrever bebês que precisam de mais atenção, contato e paciência do que o habitual.
As principais doenças que causam hipotonia são aquelas decorrentes de falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas. Ainda, algumas infecções como Meningite e Zika podem também gerar esse sintoma.
No início, o bebê pode não ser capaz de sustentar a cabeça por muito tempo e pode precisar de ajuda para mantê-la erguida. Por exemplo, quando ele está deitado de barriga para baixo, você pode colocar um brinquedo em frente a ele para estimular sua curiosidade e fazer com que ele levante a cabeça para olhar.