Um Cisto no epidídimo é uma bolsa cheia de líquido que se forma no epidídimo, um tubo enrolado na parte de trás do testículo que armazena e transporta espermatozoides. Muitas vezes, não há sinais de que está se formando.
Normalmente são pequenas estruturas que não causam desconforto ou dor, identificadas ao acaso durante exames de rotina. No entanto, quando atingem tamanhos maiores, podem causar sintomas ou serem identificadas durante a palpação testicular como um nódulo ou caroço.
Quando os testículos apresentam um nódulo ou caroço, muitos pacientes se assustam e buscam ajuda médica imediata. No entanto, nem sempre, os nódulos no testículo são sinal de doenças graves. Nódulos no testículo são relativamente comuns e podem afetar pacientes idosos, adultos e até mesmo crianças.
Causa mais frequente de nódulos escrotais, a varicocele se desenvolve em casos de dilatação excessiva das veias, gerando acúmulo de sangue e a formação do caroço. O tratamento da varicocele caso necessário, em decorrencia de dor, alterações no espermograma e atrofia testicular, é cirúrgico.
O que é cisto de epidídimo? Pode ser câncer? | Dr. João Felipe Nunes
É normal ter bolinhas na parte íntima masculina?
O aparecimento de pequenas bolhas no pênis na maioria das vezes é sinal de alergia ao tecido ou ao suor, por exemplo, no entanto quando as bolhas aparecem acompanhadas de outros sintomas, como dor e desconforto na região genital pode ser sinal de doença de pele ou de infeção sexualmente transmissível.
Pode se apresentar como uma nodulação endurecida, do tamanho semelhante a uma ervilha na fase inicial, podendo atingir grandes dimensões em fases mais avançadas. Geralmente o crescimento deste nódulo não causa sintomas de dor.
Dor escrotal ocorre tanto na epididimite bacteriana como na não bacteriana. A dor pode ser intensa e algumas vezes irradiada para o abdome. Na epididimite bacteriana, o paciente também pode apresentar febre, náuseas, ou sintomas urinários.
Espermatocele. Caso seja sintomática, este tipo de cisto no testículo pode ser tratado com uso de anti-inflamatórios não esteroidais, a fim de reduzir a inflamação local. O tratamento costuma durar 2 semanas. Se a melhora não for observada, pode-se realizar uma cirurgia, a espermatocelectomia, para retirada do cisto.
O que fazer: geralmente não é necessário um tratamento específico, especialmente quando é pequeno, podendo ser indicado pelo urologista o uso de compressa morna por 15 minutos no local ou remoção cirúrgica por motivos estéticos. Veja outras opções de tratamento para o cisto sebáceo.
Os epidídimos são canais localizados no interior da bolsa testicular (escroto) e são os responsáveis por armazenar os gametas. Algumas doenças podem causar a infertilidade masculina, afetando estruturas essenciais no processo até a formação de um novo ser.
Nódulos e cistos no testículo nem sempre são perigosos. Muitas vezes, essas alterações são benignas e não representam risco à saúde. No entanto, em alguns casos, podem ser sinais de condições mais graves, como tumores malignos. Por isso, é essencial buscar uma avaliação médica ao notar qualquer mudança na região.
Use as duas mãos para examinar cada testículo, movimentando-os com delicadeza entre os dedos médio, indicador e polegar. Importante: é normal notar um dos testículos ligeiramente maior que o outro. Com um dos dedos, explore a parte de trás do testículo até encontrar um pequeno canal: o epidídimo.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
Cisto de epidídimo é caracterizado com um pequeno processo de origem inflamatória que faz com que seja acumulado líquido no epidídimo, formando uma pequena bolinha. Traumas no local, ficar muito tempo sobre moto, uso de roupa muito justa, processos infecciosos são possíveis causas.
Anti-inflamatórios: Seu médico pode prescrever medicamentos para reduzir o inchaço e a sensibilidade. Repouso: Você provavelmente precisará descansar por 3 a 4 dias, ou até o inchaço e a febre desaparecerem. Deitar-se com uma toalha dobrada sob o escroto pode ajudar a aliviar o desconforto.
Geralmente é recomentada a abstenção sexual durante o tratamento, assim como fazer esforço físico em excesso. Nos casos em que as bactérias são sexualmente transmissíveis, indica-se o tratamento da parceira, pois pode haver nova infecção.
A forma mais comum de contrair epididimite é por meio de uma infecção sexualmente transmissível (IST), como a clamídia ou a gonorreia. Essas infecções são transmitidas durante o contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada.
Os sintomas do câncer inguinal podem variar, mas geralmente incluem: Um nódulo ou inchaço na virilha, que pode ou não ser doloroso. Dor persistente na área da virilha. Mudanças na pele sobre a área afetada, como vermelhidão ou ulceração.
O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
Quais são os sintomas de um tumor testicular benigno?
Também é conhecido como tumor de células germinativas (TCGs) – neoplasias benignas ou malignas derivadas das células germinativas, que dão origem aos espermatozoides (nos homens) e óvulos (nas mulheres). Se detectado no início, o câncer de testículo tem grandes chances de cura.
Sintomas. A varicocele costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto. Pode ser assintomática. Em alguns casos, causa dor, peso e/ou desconforto e pode comprometer a estética da região.
O epidídimo recolhe o esperma dos testículos, proporcionando-lhe o meio para que amadureça e adquira a capacidade de mover-se através do sistema reprodutor feminino e fertilize um óvulo. Um epidídimo encontra-se sobre cada testículo.
Na maioria dos casos, os cistos de epidídimo não requerem tratamento específico e podem ser monitorados ao longo do tempo para detectar quaisquer mudanças.