O tetraedro regular é um poliedro que possui 4 faces, o que justifica o seu nome (tetra = quatro). Todas as suas faces são formadas por triângulos. Ele possui formato de uma pirâmide de base triangular e é conhecido como pirâmide de base regular, já que todas as suas faces são congruentes.
O tetraedro é a manifestação tridimensional do conceito simples de Euclides e, portanto, também pode ser chamado de 3-simples. Pode ser definido, também, como um tipo de pirâmide com uma base de polígono plana e faces triangulares que conectam a base a uma ponto comum.
O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.
Definição. Um tetraedro é isósceles se, e só se, a seguinte condição é satisfeita: para todo vértice X do mesmo, a soma dos ângulos do triedro do vértice X determinado tetraedro é igual a 180°.
A geometria molecular do H2O (água) também é angular. Nela, o átomo central é o Oxigênio, que tem dois pares isolados. As 4 nuvens eletrônicas são: duas ligações químicas e dois pares isolados. Por isso, elas se afastam o máximo possível, e a estrutura fica angular.
A molécula de CH3Cl pertence ao grupo de simetria C3V, apresentando os seguintes elementos de simetria: eixo de rotação e planos de simetria. O Clorometano é uma substância muito polar, apresentando momento de dipolo molecular resultante de 1,892 D.
São denominados de tetraedro todos os sólidos que possuem quatro faces. O sufixo edro deriva de hédrai, que, em grego, significa "faces". E tetra, na mesma língua, quer dizer "quatro". Quando um tetraedro possui as quatro faces e os quatro bicos iguais (também chamados ângulos poliédricos), temos um tetraedro regular.
Platão demonstrou que existem apenas cinco poliedros regulares: o cubo, o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Ele e seus seguidores estudaram esses sólidos com tal intensidade, que eles se tornaram conhecidos como “poliedros de Platão”.
A compreensão do Tetraedro do Fogo é crucial para a prevenção de incêndios e o combate eficaz ao fogo. Este conceito moderno evoluiu do antigo “Triângulo do Fogo” e inclui quatro elementos fundamentais necessários para a combustão: combustível, comburente, calor e reação em cadeia.
Platão foi um filósofo e matemático grego. Ele realizou grandes contribuições para a matemática e, na tentativa de compreender o Universo, associou os sólidos a elementos da natureza.
O dodecaedro é constituído por 12 pentágonos, 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais. O mais harmonioso e soberano dos sólidos Platônicos é o dodecaedro que, segundo Platão, representa o universo ou o cosmos. É constituído por doze pentágonos e não se divide em outros poliedros regulares.
Assim, como na molécula de dióxido de enxofre há a presença de três átomos e quatro nuvens eletrônicas (duas ligações simples e dois pares de elétrons não ligantes) no átomo central, a geometria é angular.
No caso da molécula H2O, suas ligações interatômicas são polares, visto que, a diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos nas ligações não é nula, ou seja, ∆χ ≠ 0, e a molécula também é polar, pois apresenta geometria angular.
O modelo de repulsão de pares de elétrons na camada de valência (VSEPR, do inglês "valence shell electron-pair repulsion") é usado para prever as formas de moléculas e íons poliatômicos.
Em geometria, o tetraedro truncado é um sólido de Arquimedes. Tem 4 faces hexagonais regulares, 4 triângulos equiláteros, 12 vértices e 18 arestas (de dois tipos).
Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.
Um prisma cujas arestas laterais são perpendiculares aos planos que contêm suas bases é chamado de prisma reto. Caso contrário, o prisma é chamado de oblíquo. Observe que as faces laterais de um prisma reto são retângulos. Já as faces laterais de um prisma oblíquo são paralelogramos.