A palavra querubim vem do hebraico כְּרוּב (keruv), que significa “aquele que é propício” ou “abençoador”. De fato, a tradição bíblica sempre ligou esses seres celestiais à dimensão da adoração em relação direta ao trono de Deus e da Sua presença gloriosa.
Já arcanjos significa literalmente anjo principal, tanto a Bíblia quanto a tradição da igreja mencionam três arcanjos, Gabriel, Miguel e Rafael. Os querubins são guardiões. Sabemos que um deles foi colocado por Deus para guardar o caminho para a árvore da vida depois do pecado do homem.
Ezequiel 28:14-17 ARA. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.
Eles são oito: 1-VEHUIAH, 2-JELIEL, 3-SITAEL, 4-ELEMIAH, 5-MAHASIAH, 6-LELAHEL, 7-ACHAIAH, 8-CAHETHEL. Os Serafins são representados normalmente com seis asas e rodeados de fogo.
Os 4 anjos que caíram do trono de Deus: descubra a verdade oculta sobre eles e Satanás!
Qual é o anjo mais forte de Deus?
Nos ensinamentos católicos, São Miguel tem quatro papéis principais. O primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais.
Satanás foi criado por Deus como todos os outros seres do universo. Ele foi criado e posto na posição mais sublime na ordem celestial: ele era querubim da guarda ungido, perfeito em seus caminhos, formoso e sábio.
E orou Ezequias ao SENHOR, dizendo: Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Antes de o ser humano existir, no Céu existia um anjo chamado Lúcifer o qual Deus colocou numa posição de querubim da guarda, uma cargo de destaque em relação às demais criaturas celestes (Ez 28:14). Lúcifer era perfeito, sábio, belo e formoso, de vívido resplendor e reluzente (Ez 28:15, Ez 28:17).
Na primeira, estão os Serafins, Querubins e Tronos. Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos.
No Cristianismo, ele é descrito como mensageiro que assiste diante de Deus. No livro de Daniel, ele ajuda o profeta a compreender as profecias sobre os últimos dias.
De acordo com a Bíblia, no segundo dia da criação, depois de já ter feito o dia e a noite, Deus criou o céu. Nesse mesmo dia, surgiram os anjos. Um deles, que impressionava por sua beleza, era Lúcifer. Não há consenso, mas a ideia mais aceita é a de que ele era um querubim.
Este nos ensina que as asas dos querubins, além de os elevarem a Deus, fazem deles anjos protetores de quem está embaixo deles. Logo, querubim também é guarda não somente do paraíso, mas de cada adorador. As asas, na linguagem bíblica e no mundo antigo, representam a proteção e, ao mesmo tempo, a liberdade3.
Qual o nome do anjo que guardava o Jardim do Éden?
Uriel é frequentemente identificado como o querubim que "permanece junto às portas do Éden e a cada um que o encontrar, dependendo de sua índole, podem o ver com um pássaro se a pessoa for justo e digno, ou com um espada ardente se esse for o injusto e mal" ou como o anjo que "preside à tempestade e ao terror" (no ...
Inicialmente, a hierarquia do Inferno consistia em Lúcifer no topo e, logo abaixo dele, uma tríade de arquiduques, que por sua vez comandava um grupo de nove outros duques, cada um responsável por governar um dos Nove Círculos.
Em Ezequiel 1, os querubins têm quatro rostos: de humano, leão, boi e águia. Eles também têm quatro asas, pés de bezerro e pareciam brasas de fogo. O profeta parece ficar sem palavras para descrever esses seres, usando as expressões “como”, “semelhante a” e “com a aparência”.
Porque Deus colocou querubins para guardar o jardim do Éden?
Embora Adão e Eva e seus descendentes tenham sido impedidos de comer o fruto da árvore da vida, eles ainda podiam ir até lá para encontrar Deus. Esse era o “santo dos santos” deles. Portanto, era importante enviar querubins e uma espada flamejante para guardar o caminho para a árvore da vida.
Mencionados em Isaías 6:1–7, os serafins são a mais alta classe angélica e servem como guardiões do Trono de Deus e continuamente gritam louvores: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de Sua glória!".
Naquela noite, o anjo do SENHOR foi ao acampamento assírio e matou 185 mil soldados assírios. Quando os sobreviventes acordaram na manhã seguinte, encontraram cadáveres por toda parte. Então Senaqueribe, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu para sua terra. Voltou para Nínive e ali ficou.
Não pode ser apenas 4. A menos que Gabriel e Rafael nunca tenham visto Deus (duvido). Josué e Metatron já viram Deus, então são seis no total. Miguel, Lúcifer, Gabriel, Rafael, Josué e Metatron.
Azrael é o arcanjo da justiça islâmico. Ele também é o anjo da morte na tradição judaico-cristã. Azrael é a forma em português para o nome árabe Azra'il (em árabe: عزرائیل). O nome literalmente significa "aquele a quem Deus ajuda".