O prisma reto é o mais comum no nosso dia a dia, pois é o prisma que possui arestas laterais perpendiculares à base. Já o prisma oblíquo é aquele que possui arestas laterais com uma inclinação diferente de 90° em relação à base.
Um prisma cujas arestas laterais são perpendiculares aos planos que contêm suas bases é chamado de prisma reto. Caso contrário, o prisma é chamado de oblíquo. Observe que as faces laterais de um prisma reto são retângulos. Já as faces laterais de um prisma oblíquo são paralelogramos.
prisma quadrangular: possui cada uma das bases no formato de um quadrilátero; prisma pentagonal: possui cada uma das bases no formato de um pentágono; prisma hexagonal: possui cada uma das bases no formato de um hexágono; prisma octogonal: possui cada uma das bases no formato de um octógono.
Os poliedros são os sólidos geométricos que possuem faces formadas por polígonos. Estão presentes no cotidiano, como caixas e demais embalagens, pirâmides, construções de casas, entre vários outros objetos. Os principais poliedros são as pirâmides e os prismas.
Existem duas classificações possíveis para o prisma: ele pode ser reto ou oblíquo. O prisma reto é o mais comum no nosso dia a dia, pois é o prisma que possui arestas laterais perpendiculares à base. Já o prisma oblíquo é aquele que possui arestas laterais com uma inclinação diferente de 90° em relação à base.
Um cuboide é um paralelepípedo onde todas as faces são retangulares. Um romboedro é um paralelepípedo com faces rômbicas congruentes entre si. Um cubo é um paralelepípedo com ambas as propriedades anteriores, isto é cujas faces são quadrados.
O cilindro é um sólido geométrico com duas faces planas, em forma de círculo, que são as suas bases, e uma face lateral curva. Olha à tua volta e identifica objectos que se parecem com esta imagem. Conteúdo fornecido pela Escola Mágica, ao abrigo de uma parceria com o Ensina.
O que difere uma pirâmide e um prisma é o ponto de encontro entre as suas arestas. Veja: Em uma pirâmide as arestas se encontram em um único vértice. Em um prisma existem duas bases, de modo tal que as arestas ligam as duas bases.
Os paralelogramos são quadriláteros, por serem polígonos que possuem exatamente quatro lados, e convexos. Por essa razão, herdam todos os elementos e propriedades dos polígonos convexos e quadriláteros.
Um prisma é um sólido formado por todos os pontos do espaço localizados dentro dos planos que contêm as faces laterais e os planos das bases. As faces laterais e as bases formam a envoltória deste sólido.
As pirâmides são poliedros formados por um polígono chamado base, um ponto V fora do plano que contém essa base e por todos os triângulos cujos vértices são lados consecutivos e o ponto V.
Cilindro oblíquo: se a geratriz de um cilindro não é perpendicular aos planos das bases, o cilindro é classificado como oblíquo. Nesse caso, a altura e a geratriz têm medidas diferentes.
Um prisma retangular reto tem 6 faces retangulares. Para determinares a área da superfície de um prisma retangular reto, soma as áreas das 6 faces. Também podemos considerar o comprimento (l), a largura (w) e a altura (h) do prisma e usar a fórmula, A=2lw+2lh+2hw, para descobrir a área da superfície.