Âmbar, ocre ou mel A tonalidade é próxima do laranja-amarelado, diferente dos olhos avelãs, que são castanho-esverdeados. Em países Balcãs, como Hungria e Sérvia, é comum encontrar a tonalidade.
Quando a feomelanina é produzida em grandes quantidades na íris, ela pode causar um tom amarelado ou dourado, que é mais nítido em luzes mais brilhantes. Então, a aparência âmbar dos olhos ocorre como resultado desse processo.
Âmbar. São os chamados olhos cor de mel, que podem ser confundidos com verde ou castanho-claro. Os olhos cor de âmbar são raros e possuem uma cor sólida que varia entre tons de dourado e amarelo.
Os olhos âmbar são uma das cores mais raras e exóticas encontradas em seres humanos. Eles são caracterizados por uma tonalidade dourada ou âmbar, que pode variar de tons mais claros a tons mais profundos.
No entanto, a cor dos olhos não se resume apenas nessas três, podendo haver variações como os olhos âmbar, avelã e cinza. Por ser uma característica genética, não é possível mudar a cor dos olhos de forma natural. Assim, a alternativa buscada geralmente é o procedimento cirúrgico.
Mais raros, somente 2% têm olhos verdes e 5% têm olhos de cor âmbar. Esses olhos apresentam quantidade média de melanócitos (menos que o castanho e mais do que o azul).
Trocar a cor dos olhos é possível em alguns países, como na Suíça. Mas investir nesse sonho tem um preço alto. A cirurgia de Layyons custou oito mil francos suíços, o equivalente a mais de R$ 45 mil.
Os olhos azuis são frequentemente considerados os mais atraentes e mais raros de todas as cores dos olhos. Eles resultam de baixos níveis de melanina e a dispersão da luz no estroma, conhecida como efeito Tyndall.
A cor dos olhos do bebê depende do material genético de cada um dos pais. Mas os genes dos pais podem se misturar e se combinarem de muitas maneiras diferentes.
Ainda mais raros que os verdes, os olhos âmbar, popularmente conhecidos como mel, têm uma cor sólida que varia entre tons de dourado e amarelo. Por isso, apostar em tons frios pode ser a pedida ideal.
É fato conhecido que pessoas com olhos mais claros tendem a ser mais sensíveis à luz, resultado de menos pigmentação na íris para protegê-las da luz do sol. Isso pode colocá-las sob um risco maior de degeneração macular e outros problemas relacionados aos olhos.
Já os olhos pretos dificilmente serão encontrados. Muitos especialistas, inclusive, não acreditam que exista essa variação. Por mais escuro que o olho de uma pessoa possa ser, é praticamente impossível que seja naturalmente preto, mas sim carregue uma tonalidade castanho escuro muito intensa.
Ao contrário dos olhos castanhos, os olhos azuis não contêm qualquer pigmento que lhes dê essa cor: trata-se de um efeito de dispersão da luz, como o que aparece no céu ou no mar. As cores não são mais do que a forma como os nossos olhos interpretam a luz que os atinge.
A mancha de olho pardo, também conhecida como cercosporiose é uma doença fúngica destrutiva na cultura do café, causada pelo fungo Cercospora coffeicola.
Os olhos verdes são conhecidos por serem extremamente raros e únicos. A sua cor é resultado de uma combinação intrigante de genes que influenciam a produção de melanina e o reflexo da luz na íris. Apenas cerca de 2% da população mundial tem olhos verdes.
1. Olhos amendoados. São os mais famosos, com uma base levemente inclinada para cima e o canto externo um pouco mais alto que o interno, conferindo um efeito gatinho natural ao olhar. Além disso, como o próprio nome diz, lembra o formato de uma amêndoa.
O truque é usar um bom laser. Batizado de Tecnologia Lumineyes, o procedimento é simples – um raio laser calibrado em uma frequência específica é colocado no olho da pessoa durante 20 segundos. E pronto!
A modelo brasileira Layyons (@laoncita) viralizou após realizar o procedimento de queratopigmentação, que alterou a cor natural de seus olhos para azul.
No caso da apresentadora, a mudança foi passageira e em sintonia com o programa que festejou antecipadamente o dia das crianças. "Ressaltou meus olhos verdes", comentou Ana Maria, que ficou com a peruca até o fim do programa.