Um homem é cisgênero se seu sexo biológico e sua identidade de gênero forem masculinas, independentemente de sua orientação sexual. Portanto, há homens e mulheres cisgêneros homossexuais, heterossexuais e bissexuais.
Há pessoas que se identificam com um gênero diferente daquele do seu nascimento. Quando a identidade de gênero de uma pessoa corresponde ao seu sexo biológico, dizemos que essa pessoa é cisgênera.
Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço. O lírico se refere a textos extremamente subjetivos e conotativos, que podem ser escritos em verso ou prosa.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
De maneira geral, o substantivo masculino é terminado em “o”, “e”, “ão” ou “r”. Já o substantivo feminino é terminado em “a”, “ã”, “esa”, “essa”, “isa”, “ina”, “oa”, “ona” ou “triz”.
Uma pessoa binária é aquela que se identifica estritamente com o gênero feminino OU com o gênero masculino, sempre de forma separada, sem fluidez e em totalidade. Pessoas binárias podem ser cis / cisgêneras / cissexuais ou trans / transgêneras / transexuais.
Uma pessoa com cromossomos XX geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos femininos e, portanto, geralmente é designada como do sexo feminino. Uma pessoa com cromossomos XY geralmente tem órgãos sexuais e reprodutivos masculinos e, portanto, geralmente é designada como do sexo masculino.
Demissexual é uma identidade do espectro da orientação sexual que caracteriza a pessoa que desenvolve a atração sexual apenas após o estabelecimento de uma conexão emocional profunda com outra pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
Então, bissexual é aquele que sente atração por pessoas de ambos os sexos, já o homossexual sente atração pelo mesmo sexo, temos ainda a possibilidade da pansexualidade que resume-se a atração independente do gênero.
Sim, é normal sentir atração por outras pessoas, mesmo estando em um relacionamento. A atração é uma reação natural do ser humano e pode ocorrer de maneira espontânea, sem significar que você deseje algo além de uma admiração ou apreciação estética.
O que significa ser pansexual? Uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero. Mas sentir atração por mais de um gênero não é bissexualidade? Sim!
Heterossexualidade, como quaisquer formas de identidade, é muito subjetivo. Na sociedade ocidental, geralmente se considera como heterossexual o indivíduo que direciona quer todos ou a grande maioria dos seus desejos e/ou a estimulação sexual a pessoas do sexo oposto.
Já o termo não-binário tenta descrever aqueles indivíduos que sentem que sua identidade de gênero se situa fora das identidades masculina e feminina, ou entre elas. O termo cisgênero, por sua vez, diz respeito à pessoa cujo identidade de gênero é idêntica ao sexo atribuído no nascimento.
Na categoria de gêneros literários clássicos estão: lírico, épico e dramático. Já no grupo de gêneros literários modernos estão: romance, novela, conto, crônica, poema, canção, drama histórico e teatro de vanguarda.
Uma pessoa que se define como graysexual sente atração sexual de forma esporádica. É uma orientação sexual em que alguém sente atração apenas por pessoas com as quais têm um vínculo emocional. No entanto, a natureza do vínculo pode ser, ou não, de tipo romântico ou amoroso.
"Desfem" é a abreviação da palavra "desfeminilizada", que serve para se referir às lésbicas que desafiam os padrões de gênero e o conceito de feminilidade impostos pela sociedade patriarcal e machista.