Prequência, prequel (aport. prequela) é uma obra narrativa que contém elementos ambientados no mesmo universo ficcional, cuja história antecede ao trabalho anterior, apresentando eventos que ocorreram antes da obra original.
O prequel – também chamado de prequela ou prelúdio – é uma história anterior à da obra original. Não necessariamente é sobre o protagonista, mas traz a origem de personagens ou acontecimentos do universo apresentado no primeiro filme.
Desse modo, podemos entender que prelúdio (outro nome para prequel) é um filme ou série que conta uma história anterior aos demais filmes ou séries da saga.
prequela) é uma obra narrativa que contém elementos ambientados no mesmo universo ficcional, cuja história antecede ao trabalho anterior, apresentando eventos que ocorreram antes da obra original.
A premissa de um texto como um livro, filme ou roteiro é entendida como a motivação inicial de uma história. Segundo Robert McKee, a premissa “raramente é uma afirmação completa. Geralmente, é uma questão aberta: o que aconteceria se…?”.
Um Video Teaser tem o poder de capturar a atenção nos primeiros segundos e transmitir a mensagem de forma direta e cativante. Produtores de conteúdo usam o Video Teaser para despertar a curiosidade do público, mantendo-o engajado em um período curto de tempo.
O plot twist é um recurso usado no cinema e diz respeito a uma reviravolta na trama, mudando completamente o andamento dos acontecimentos ali narrados.
Em média, um teaser tem 20 segundos. O resultado final, tanto de um book trailer como de um teaser, costuma ficar muito bonito e vendável, sendo que a maioria consegue despertar no leitor o desejo de ler e de comprar o livro. No entanto, não basta ter um bom vídeo pronto.
O enredo é considerado a sucessão de fatos de uma história. Em outros termos, ele trata de um conjunto de acontecimentos sucessivos executados pelas personagens em espaço e tempo específicos. É muito comum o uso dos termos trama, intriga ou argumento para se referir aos fatos de uma narrativa.
Prelúdio é geralmente entendido como uma peça introdutória de outra obra maior, tal como uma ópera ou ballet. Difere da abertura por antecipar temas da obra que antecede (normalmente, nas aberturas, os temas não se repetem no decorrer da obra).
A palavra opus vem do latim e significa “obra”. Na música, é uma maneira de registrar, classificar e catalogar as composições de um autor. Cada número de opus corresponde a uma obra ou a um conjunto de obras de um compositor, refletindo diferentes momentos de sua carreira.
1 Mús Trecho instrumental ou vocal que se intercala entre as partes principais de uma longa composição, como uma ópera. 2 Mús Na música sacra, peça executada por órgão entre as seções de um serviço religioso. 3 Rád Trecho musical que é executado antes e depois de comerciais, no intervalo de um programa.
Chamamos de TOMADA (em inglês, “TAKE”) tudo que é registrado pela câmera desde o momento em que ela é ligada (REC) até o momento em que ela é desligada (PAUSE ou STOP).