O Nível 2 exige um aprimoramento do engajamento, com doze treinamentos em clube de tiro e quatro competições, incluindo duas de âmbito estadual, distrital, regional ou nacional, a cada doze meses.
Os atiradores de nível 3 podem possuir até 16 armas de fogo em seu acervo, das quais 4 podem ser de uso restrito. Os de nível 2 podem ter até 8 armas de calibre permitido, e os de nível 1, apenas 4 armas.
Atirador Nível 2 – Definição: Doze treinamentos em clube de tiro e quatro competições, das quais duas de âmbito estadual, regional ou nacional, a cada doze meses. Até 8 armas de fogo de uso permitido; Até 10 mil cartuchos, por ano; Até 16 mil cartuchos, por ano .
Com o advento do DECRETO 11615, todos os atiradores passaram a ser considerados Nível I. No Nível I é possível adquiri até 4 armas de calibre e espécie permitida. – Espingardas até o calibre 12 de repetição. Pode ser adquirido até 4.000 unidades de munição.
– Nível I: até quatro armas de fogo, sendo até duas de calibre restrito. – Nível II: até oito armas de fogo, sendo até quatro de calibre restrito. – Nível III: até dezesseis armas de fogo, sendo até oito de calibre restrito.
Níveis CAC - Nível 1, 2 e 3 - Entenda as Diferenças - 2024 - Área CAC Academy
O que é o Nível 2 do CAC?
Nível 2 - Avançando nas Competições
Os atiradores de Nível 2 podem adquirir até oito armas de fogo de uso permitido e desfrutam de maiores limites de munições, como até dez mil cartuchos por atirador e dezesseis mil cartuchos por arma .
CAC pode usar pistola 9mm? Quem adquiriu uma pistola 9mm na vigência das regras anteriores tem a possibilidade de uso resguardado para treinamentos, competições e caça. Agora, como virou uma arma de uso restrito, apenas caçadores e atiradores de nível 3 podem adquirir e utilizar esse tipo de equipamento.
Participação em seis competições, das quais duas devem ser de âmbito nacional ou internacional, ao longo de doze meses, por uma arma de cada tipo de uso (restrito ou permitido);
Os fuzis estão proibidos para a defesa pessoal de civis. Conforme os novos decretos, caçadores e atiradores de nível 3, que participam de competições internacionais, podem ter armas e calibres restritas. Até as pistolas 9 mm, que haviam se popularizado nos últimos anos, estão com vendas proibidas para civis.
Não alterou-se os calibres permitidos para armas longas de alma lisa. No entanto, as de funcionamento semiautomático passaram a ser classificadas como de uso restrito. Restando assim, espingardas de repetição ou tiro simples nos conhecidos calibres 12 GA, 16 GA, 20 GA, 24 GA, 28 GA e 32 GA e 36.
Regras previstas na legislação eleitoral impedem o porte de armas nas seções eleitorais e proíbem o transporte de material bélico pelos colecionadores, caçadores e atiradores. Medidas valem no dia da eleição, antes e depois da votação. Quem descumpre pode ser preso em flagrante.
Logo, se um CAC, por exemplo, tem quatro armas curtas diferentes (pistola ou revólver), de calibres diferentes restritos (9mm, . 40, . 45 e . 357 Magnum), poderá cumprir a habitualidade apenas com uma delas.
Qual a validade do registro federal de arma de fogo? O certificado de registro de arma de fogo tem validade de até 03 (três) anos, sendo que, esgotado o prazo, necessita de renovação.
Isso significa que um atirador de nível I com apenas um calibre precisará comprovar pelo menos 8 participações a cada 12 meses. Se o atirador tiver dois calibres diferentes, precisará participar de 16 eventos a cada 12 meses.
Se o CAC for MAIS ALTO que o ticket médio, o LTV ou a média de mercado. Já essa situação é mais preocupante e exige uma mudança de estratégia. Se o CAC for maior que o ticket médio ou o LTV, significa que cada cliente conquistado gera prejuízo.
Atualmente, em maio de 2024, o custo para a realização deste teste varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00, dependendo da região e do profissional escolhido. O Comprovante de Capacidade Técnica para o Manuseio da Arma de Fogo é outra exigencia para se obter o Certificado de Registro (CR).
III – nível 3: vinte treinamentos em clube de tiro e seis competições, das quais duas de âmbito nacional ou internacional, no período de doze meses. Parágrafo único. A progressão de nível dependerá da permanência do atirador desportivo pelo prazo de doze meses em cada nível.
Art. 17. São de uso permitido: I - armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum, tenha na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo os calibres .
O prazo de validade do registro para colecionador, atirador desportivo e caçador é de dez anos, contados a partir da data de sua concessão ou de sua última revalidação.
NÍVEL II: a) atirador desportivo vinculado a uma entidade de prática do tiro; b) atirador desportivo que compete em provas de âmbito distrital (Distrito Federal), estadual e/ou regional. PODE POSSUIR ATÉ OITO ARMAS DE FOGO, SENDO ATÉ QUATRO DE CALIBRE RESTRITO.
O que é o CR? O Certificado de Registro, CR, é o documento que lhe dará direito a adquirir armas de diversos calibres pelo Exército Brasileiro no sistema do Sigma, e, guias para participar de treinos e campeonatos de tiros. Possui validade de 03 (três) anos e pode ser emitido em diversas categorias diferentes.
R: Sim, desde que seja uma arma curta de seu acervo, com toda documentação exigida (CR, CRAF e GT) e esteja em deslocamento para treinamento e/ou competição (práticas, cursos, campeonatos, provas etc.), já que expressamente previsto na Portaria COLOG as nominações “municiada, alimentada e carregada”.
O CR é o documento que comprova que você está autorizado a desempenhar a atividade de Atirador Desportivo, Caçador ou Colecionador, ou CAC, que é a sigla utilizada para os Atiradores que contemplam todas essas atividades em seu Certificado de Registro.
Outra mudança promovida pelo decreto é que pessoas sem registro de CAC não poderão mais praticar tiro em clubes. Pollon diz que isso não deverá afetar de maneira significativa esses estabelecimentos, já que hoje, normalmente, a grande maioria das pessoas que frequenta os clubes tem registro.