A nova geração de motores BMW, denominada Twin Power Turbo, recorre à moda do downsizing, ou seja, pequenas cilindradas combinadas com o poder da sobrealimentação por turbocompressão.
Basicamente, o Twin (“Gêmeo”, em inglês) possui duas turbinas idênticas em forma e função, enquanto no Biturbo, as duas turbinas não são idênticas. Ou seja, Todo Twin Turbo é Biturbo, mas o Biturbo não é Twin. As duas turbinas ajudam no ganho de grandes potências em curto espaço de tempo.
Biturbo (em inglês Twin-turbo), também conhecido como turbo gêmeo, é utilizado em poucas categorias de carros. Este dispositivo faz os motores ganharem grandes potências em curto espaço de tempo, consultando o turbo do motor em que dois turbocompressores comprimem a carga da entrada.
TWIN POWER TURBO, O QUE É ISSO? - Pergunte para o Rafa - #14
Qual BMW é biturbo?
BMW X3 M COMPETITION (F97).
Com seu motor biturbo a gasolina de 6 cilindros, extremamente potente e de alto desempenho, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e, após passar por um novo design, em apenas 3,8 segundos.
A nova geração de motores BMW, denominada Twin Power Turbo, recorre à moda do downsizing, ou seja, pequenas cilindradas combinadas com o poder da sobrealimentação por turbocompressão. Mas nem só de turbocompressores vivem estes novos motores.
A picape Amarok da marca alemã Volkswagen é comercializado em 6 versões: S motor 2.0 TDI turbo de 140cv, SE motor 2.0 biturbo de 180 cv, Comfortline motor turbo diesel, Highline motor 2.0 TDI biturbo, V6 Highline motor V6 3.0 TDI de 225 cv, V6 extreme motor V6 3.0 TDI de 255 cv.
Na forma padrão, o novo motor 3.0 biturbo fornece "mais do que" 400 cavalos e 62,2 kgfm de torque. Nessa configuração Standard Output, o novo motor é otimizado para a melhor economia de combustível e utiliza sistema de circulação de gases de escape arrefecido.
No caso de uma única turbina ela alimenta todos os cilindros do veículo, os motores twin turbos utilizam duas turbinas idênticas e os motires bi-turbos trabalham com turbinas de tamanhos diferentes para auxiliar no atraso da pressurização do sistema.
- Tecnologia flex: o motor 1.0 turbo da Hyundai é flex, ou seja, pode ser abastecido com gasolina ou etanol, proporcionando maior flexibilidade ao motorista.
Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica.
É por isso que temos visto tantas fabricantes utilizando motores 1.0 turbo, geralmente com três cilindros, no lugar de um 1.4, 1.5 ou 1.6 aspirado, ou propulsores 1.3, 1.4 e até 1.5 turbo em substituição a antigas unidades 1.8 ou 2.0.
Bomba de alta pressão – Algumas unidades apresentam desgaste prematuro, com produção de limalhas de ferro, que danificam o sistema de injeção, incluindo os (custosos) bicos injetores. bancos dianteiros – Alvo de recall, esse problema atinge unidades fabricadas entre 2016 e 2018.
Para conseguir extrair potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho primoroso sobre o moderno motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel), que já equipava a picape.
Apesar do “twin” em seu nome, trata-se de um sistema com um turbo só — o twin vem do fluxo dos gases de escape, que é dividido em dois canais na voluta do turbocompressor. Esse tipo de turbo, chamado em português de “turbo pulsativo” ou “turbo de fluxo duplo”, é mais usado em motores de quatro cilindros.
Turbocompressor, também conhecido como turbo ou turbocharger, é um equipamento adicionado aos motores de combustão interna que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros (câmara de combustão).
O turbocompressor é composto por duas partes principais: a turbina e o compressor. Quando o motor está funcionando, os gases de escape produzidos pela queima do combustível são expelidos do motor em alta velocidade. Esses gases de escape passam pela turbina do turbocompressor, fazendo-a girar rapidamente.
A eficiência energética de um motor turbo é uma de suas principais vantagens frente aos aspirados. Isso acontece porque eles são menores e, por consequência, precisam de menos combustível para gerar a mesma potência que um aspirado entregaria. A história só se inverte quando tratamos de situações específicas.
Como o próprio nome sugere, o motor V8 é o tipo que possui oito cilindros em configuração diagonal, distribuídos em duas colunas (com quatro cilindros cada), em formato da letra V. Esse arranjo bastante específico diferencia tais motores de outros tradicionais, que trazem os cilindros dispostos em linha.