O suede, comumente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster de acabamento similar a camurça. O material é uma excelente opção de revestimento para móveis e acessórios como sofás, poltronas e almofadas devido às suas características funcionais e alto apelo estético.
O tecido suede é um tecido sintético de poliéster, com acabamento parecido com camurça. É uma escolha popular para quem busca elegância e conforto em decoração.
Para proteção de suede, camurça, veludo a recomendação é utilização de produtos impermeabilizante com base água ou base nanotecnologia. São produtos que não vão reagir com o pigmento de tinta do tecido e vão permitir o uso adequado da técnica correta.
No quesito usabilidade, o tecido suede se torna a opção mais vantajosa, especialmente pela sua maior versatilidade. Inclusive hoje ele é uma das opção mais para famílias com crianças e animais de estimação, possuindo uma maior resistência e durabilidade.
Muito parecido com a camurça, o suede é um tecido feito a partir de poliéster e filamentos de tecidos. Ele resulta em um material resistente e versátil para diversas utilizações. No quesito conforto, o material também é muito bom, sendo uma ótima alternativa para móveis aconchegantes e funcionais.
O que é SUEDE? Conheça o tecido criado por Halston | Fe Fuscaldo
O tecido suede suja muito?
Apesar de ser um tecido de fácil limpeza, o suede ainda apresenta um valor alto em relação aos outros do mercado e, por isso, é importante pesquisar antes de utilizar qualquer dica de limpeza. Comece verificando a etiqueta do seu sofá, pois lá possui algumas informações sobre os procedimentos mais indicados.
O suede não é apenas um tecido bonito – ele é funcional, sofisticado e adaptável em vários sentidos. Sua textura macia e aveludada proporciona uma experiência sensorial única, tornando qualquer peça mais elegante sem esforço.
Ao buscar uma cabeceira suede, estamos falando de um tecido que exala uma sensação de suavidade e requinte. Já o corino, uma variação de couro sintético, oferece uma durabilidade impressionante e é fácil de limpar, perfeito para quem tem uma vida corrida, mas não abre mão do estilo.
Se você busca um tecido para sofá de linho, saiba que essa é uma das melhores opções antialérgicas disponíveis. Por conta da sua fibra natural, ele ajuda a equilibrar os microrganismos que fazem mal.
Quais são as vantagens e desvantagens do sofá de suede?
Tecido suede para sofá
Dessa forma, uma das maiores vantagens desse tecido para sofá é o conforto. Além disso, é possível encontrar uma enorme variedade de cores e estampas no mercado. Como ponto negativo, vale destacar que, quando sujo por algum líquido, o tecido pode ficar manchado, o que compromete a estética.
O tecido Suede tem um toque aveludado, macio e não tem transparência e nem cria bolinhas. Pode ser lavado em máquina de lavar e secar. A estampa é digital e não desbota. A malha é molinha e estica bastante, garantindo conforto para hora de dormir.
O veludo molhado ou veludo alemão é um tecido bem delicado e não deve ser lavado na máquina de lavar e nem torcido, já que o atrito pode prejudicar suas fibras e deixar marcas.
O mais popular entre eles é o Suede. Esse tecido é versátil e pode ser encontrado em versões de estilo animale, liso, amassado, pena e premium, que variam principalmente na textura e podem ser encontradas com preços a partir de R$17,90.
O suede é fácil de limpar, pois não tem trama aparente. O ideal é que seja impermeabilizado, pois pode manchar em caso de acidentes com líquidos. Apesar de ser considerado quente, ele pode ser utilizado em locais com calor moderado.
O Suede, é feito de poliéster, mas tem o acabamento idêntico ao Camurça e ao Veludo. Por ser tão parecido e de origem artificial, popularmente é conhecido por ser uma imitação desses dois, mas não perde em nada em conforto, estética e durabilidade, sendo, inclusive, resistente a manchas e danos causados pela umidade.
Sofás com tecido aquablock são uma ótima opção para pessoas alérgicas, pois são feitos com materiais que repelem água e outras substâncias líquidas, evitando que o tecido fique úmido e propício para o acúmulo de ácaros e fungos.
Os tecidos 100% algodão são feitos totalmente de fibras naturais, o que os deixa mais confortáveis. Não costumam agredir a pele e nem promovem acúmulo de poeira e ácaros, pois são fáceis de lavar.
Durabilidade: O suede é um tecido bastante resistente e durável, especialmente quando comparado a outros tecidos de estofamento. Ele pode suportar o uso diário e manter sua aparência e qualidade por muitos anos.
Algodão: Macio, confortável e respirável. No entanto, pode ser propenso a amassar e desgastar-se mais rapidamente. Poliéster: Resistente a manchas, durável e de fácil manutenção. Pode não ser tão respirável quanto tecidos naturais.
Embora semelhantes, elas são diferentes. Ou seja, você consegue perceber, pela textura, que um tecido é camurça e o outro é suede. Afinal de contas, basta que você passe a mão no tecido e pronto. O suede vai ter uma textura um pouco mais macia, enquanto que o camurça vai ter uma textura mais dura.
Outras opções são os vestidos e a saia suede. Mesmo sendo modelagens voltadas pro verão, elas ficam ótimas feitas nesse tecido. Um ponto super cool é que vc pode combiná-las com peças leves, como rasteirinhas e regatas, ou com uma meia-calça e um sobretudo.
O suede está com tudo nas coleções de inverno 2025, trazendo sofisticação e estilo para peças de sobreposição, calças, saias e vestidos. Quer saber como essa tendência pode inspirar sua próxima coleção? Confira mais detalhes e aplique essa textura incrível em seus designs!
A jaqueta suede, por exemplo, é uma peça que invadiu o guarda-roupa feminino e o masculino e pode ser utilizada de várias formas por ser uma roupa extremamente versátil. Com um tecido muito parecido com a camurça, a jaqueta de suede aquece na medida certa. Por isso, pode ser usada em qualquer estação do ano.