Em outras palavras, trata-se de uma atividade que promove a desagregação do solo. Um dos seus efeitos é aumentar o volume de solo preparado. As hastes do subsolador podem se apresentar em 3 formatos: retas, curvas ou parabólicas.
Uma forma de suprir a demanda de oxigênio para as raízes é por meio de práticas de escarificação e subsolagem, ou seja, rompendo a estrutura física da camada do solo.
Para obter melhor eficiência na operação, recomenda-se fazer a subsolagem antes do período das chuvas, quando o solo se encontrar mais seco. Além disso, pode ser necessário realizar duas passadas do subsolador, em sentido cruzado, para aumentar a eficiência da operação e quebrar o máximo possível a camada compactada.
Qual a diferença entre escarificação e subsolagem?
Os escarificadores podem ser considerados implementos para o preparo do solo, substituindo o arado e a grade, enquanto que os subsoladores são utilizados para romper camadas compactadas a profundidades maiores.
Como o subsolador mobiliza o solo, faz com que as camadas compactadas sejam rompidas e, com isso, melhora a aeração da terra, minimizando ou, até mesmo, evitando o risco de erosão.
Especialista em solos explica a importância da subsolagem
Quando subsolar a terra?
Os subsoladores são recomendáveis quando há compactação de camadas mais profundas do solo. A compactação do solo é causada normalmente pelo tráfego constante de máquinas pesadas, com maior potencial de acontecerem em solos mais argilosos. A compactação pode ser verificada por métodos de medição, como penetrômetros.
O trator deverá manter uma relação de 55 a 60 kg/cv para o trabalho de subsolagem com adição de lastreamento (pesos metálicos e/ou água em ambos). A relação kg/cv deve ser de 65% no eixo traseiro e 35% no dianteiro, por ser um subsolador tracionado por barra de tração.
Grade aradora é um implemento usado para rompimento e suavização da superfície do solo. Ela é diferente do arado, que permite cultivos mais profundos. As grades apresentam uma estrutura pesada (com dentes, discos, correntes e outros meios para movimentar o solo), requerida para que os discos penetrem na terra.
Já a segunda, popularmente conhecida como “pé-de-grade” ou “pé-de-arado”, é atribuída a pressão localizada de implementos agrícolas. Com raízes menos desenvolvidas, as plantas ficam mais vulneráveis a situações de estresse hídrico.
Taylor e Beltrame (1980) consideraram que a subsolagem pode atingir profundidades de até 80 cm, podendo em solos coesos chegar até 1,10 m (STAPE et al., 2002), enquantoDalbem et al.
A gradagem é recomendada como etapa final após a aração e a subsolagem. Conforme citamos, seu objetivo é desfazer os torrões remanescentes das técnicas anteriores, promovendo uma superfície de solo mais plana e uniforme para o plantio da cultura. Essa prática pode ser realizada utilizando grades de discos ou dentes.
O mulching vertical protela o tempo para início do escoamento superficial em sistema plantio direto e reduz significativamente o volume de escoamento superficial, aumentando a taxa de infiltração básica.
A aeração do solo é definida como a renovação da composição do seu ar, tendendo a igualá-la à do ar atmosférico, pois, devido à respiração das plantas e dos microrganismos e à decomposição do material orgânico, a atmosfera livre e a do solo tendem a diferenciar-se, quantitativamente, na sua composição.
Qual a diferença entre subsolador e escarificador?
Apesar da semelhança com o escarificador, o subsolador atinge camadas mais profundas, com isso, há uma maior necessidade de potência do trator e se não for bem manuseado pode compactar em sub-superfície. Assim, sua utilização é indicada apenas quando os outros equipamentos não conseguem atingir a camada compactada.
A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e eliminação de gás carbônico. Já a gradagem é uma etapa posterior, que serve para desfazer possíveis torrões que permaneçam após a aração.
A aração provoca a aeração das camadas, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Entre as operações agrícolas com denominação geral de preparo periódico do solo, a aração é a mais antiga e comumente realizada.
Deve-se amostrar a camada arável do solo, ou seja, de 17 a 20 cm de profundidade, ou seja, a profundidade de amostragem deve ser a mesma de incorporação dos adubos e dos corretivos. Antes da coleta das amostras de solo, deve-se eliminar a vegetação, as folhas, ramos, as pedras da superfície do solo, etc.
O subsolador geralmente consiste em uma ou mais hastes resistentes, montadas em um chassi que é arrastado por um trator. As hastes são projetadas para penetrar profundamente no solo, quebrando qualquer compactação encontrada e criando canais para a circulação de ar e água.
Esse equipamento é utilizado para melhorar a infiltração de água no solo e reduzir a erosão, ou seja, permite que a água permaneça no solo por mais tempo, o que é vital para a agricultura em regiões com problemas de escassez.
* Cálculo de potência considerando as plantadeiras configuradas no espaçamento de 45 cm. * A exigência de potência considerada foi adequada de acordo com a versão da Momentum: - Na versão Sementes são necessários 14 cv/linha, no plantio com sulcador, e 9 cv/linha, no plantio sem sulcador.