O slammer – como são chamados os poetas competidores nas batalhas – defende sua composição através de performances que contemplam corpo e voz como instrumento no ato de recitar. Há também a figura do Slammaster – mestre de cerimônia do slam – que conduz e produz o evento.
“Slam” é voz de identidade e resistência dos poetas contemporâneos. A poesia falada e apresentada para grandes plateias não é um fato novo, porém, a grande diferença é que hoje a poesia falada se apresenta para o povo e não para uma elite — estamos falando da poesia slam.
Assim, enquanto o Slam é uma forma de poesia falada que enfatiza a interação entre poeta e audiência em uma performance ao vivo, o rap é uma forma de música que enfatiza a rima e a métrica em um contexto musical.
Slam! A palavra é uma onomatopeia utilizada no inglês pra representar algo como um bater de palmas, e é o nome dado as batalhas de poesia que se espalham Brasil (e mundo) adentro.
O que é Poetry Slam? Com Roberta Estrela D'Alva - Top Dicas Sesc #48
O que é slam?
Slam é uma batalha de poesias e rimas que existe desde os anos 1980 e tem crescido cada vez mais no mundo e no Brasil, sobretudo no século XXI. Considerado por muitos um esporte, o slam tem batalhas nacionais e uma Copa do Mundo, onde finalistas de diversos países se encontram para escolherem qual a melhor poesia.
Os autores entendem que declamar uma poesia em público era normalmente visto como algo ridículo, de modo que o objetivo do slam era elevar novamente o poeta ao patamar de outros artistas performáticos, como músicos e atores.
Os versos do slam geralmente são marcados pela expressividade, ritmo, rima e, muitas vezes, incluem elementos de spoken word, como a repetição de palavras ou frases para enfatizar um ponto.
Basicamente, slams, ou poetry slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho.
Identificado como um gênero literário de resistência, no Brasil o slam é caracterizado pela declamação de versos em espaços públicos, inspirados pelo rap, sintonizados com a vida nas periferias e experimentados coletivamente.
Roberta Estrela D'Alva é atriz, MC, pesquisadora, cantora, apresentadora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e foi quem trouxe o slam para o Brasil.
O gênero textual Poesia Slam é força linguística de resistência, de luta e de identidade cultural. A poeta slammer Bell Puã é um exemplo claro de como a língua é viva e fruto de uma sociedade que se atualiza na busca de novas formas de expressões.
Definida por Ferréz como “cultura da periferia feita por gente da periferia e ponto final”2, a literatura marginal em geral retrata a vida na periferia e problemas sociais como a desigualdade, a violência, a precariedade da infraestrutura urbana e das relações de trabalho, em linguagem coloquial que rompe com a norma ...
O slam tem algumas regras: autoria própria, duração máxima de até três minutos, não pode utilizar objetos cênicos e tampouco ter acompanhamento musical. No entanto, as performances corporal e de voz do poeta/poetisa são fundamentais.
Slam é um espaço e um tempo de palavra. Lembra rap, mas não tem a música. O Slam tem um ritmo de fala em um tom crescente de emoção, que prende a atenção e a respiração de quem escuta, que pode interagir com aplausos, ohhhhhs e ehhhhs sem pudor.
Para o slam, nada disso é regra: a poesia é falada, e os artistas têm muito mais liberdade. Diferentemente da poesia considerada clássica, o verso é livre, e as inspirações vêm do repente, do rap e, sobretudo, do hip-hop.
Tal como a poesia escrita, a poesia do slam geralmente possui uma métrica, sendo que cinco formas de rima foram destacadas pelo palestrante: a rima emparelhada (um tipo a cada duas linhas do verso); a rima intercalada (dois tipos de rima alternando nas linhas do verso); a rima de terminação (várias linhas com a mesma ...
O Slam da Cultura Geral é um evento de cunho pedagógico, realizado em ambiente escolar, mesmo que virtual. Dessa forma, antes de seguirem para a apresentação ao público, os vídeos serão analisados pelos membros da comissão organizadora.
O que é slam? O slam é uma competição de poesia falada criada nos Estados Unidos por Marc Smith, mais especificamente em Chicago nos anos 1980 e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D'Alva. Originário do inglês, o termo slam quer dizer batida. Algo semelhante a uma pancada.
Empatia e perspectiva: O Slam frequentemente explora questões sociais, políticas e pessoais. Portanto, participar ou ouvir performances de Slam pode ajudar os jovens a desenvolver empatia e compreensão de perspectivas diferentes das suas próprias.
Trata-se do Slam, um tipo de encontro literário que envolve poesia oral, performances e competição. Nesses encontros, cada participante (também chamado de “slammer”) apresenta seus poemas autorais e um júri, escolhido entre o público presente, faz avaliações, dando notas que vão de 0 a 10.