O que é a Síndrome da talidomida?
A talidomida foi desenvolvida em 1954, na Alemanha. A partir da comercialização, em 1957, a utilização do medicamento na gravidez gerou milhares de casos de focomelia, anormalidade caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros.Para que a talidomida é usada hoje?
No Brasil a talidomida está indicada somente para tratamento das doenças previstas nos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde, as quais são: o eritema nodoso hansênico, lúpus eritematoso, úlceras aftoides em pacientes portadores de HIV-Aids, doença do enxerto contra hospedeiro, mieloma ...O que é pensão especial aos portadores da Síndrome da talidomida?
O que é? Serviço para pedir benefício para a pessoa que possui alguma deficiência física por causa do uso da talidomida (droga comercializada antigamente com os nomes de Sedin, Sedalis e Slip). Atenção! Este benefício não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.Quais os sintomas da talidomida?
Lesão do nervo periférico (neuropatia periférica), nas extremidades do corpo (mãos e pés), produzindo sintomas como perda da sensibilidade, dor, formigamentos,e queimações e perda de força; Sonolência; Relaxamento da musculatura e diminuição dos reflexos; Prisão de ventre (constipação);A tragédia da Talidomida - Fisiologia Humana
Como a talidomida age no corpo?
Como as outras drogas imunomoduladoras (compostos IMiD®), a talidomida induz respostas imunológicas, aumenta a capacidade das células imunológicas chamadas células T e células NK (natural killer) de matar células de mieloma e inibe a inflamação.Qual medicamento é produzido pela Funed?
O Funed Talidomida é um desses medicamentos e é produzido pela Fundação desde 1973. Atualmente, no Brasil, a produção dele é realizada, exclusivamente pela Funed, para atender ao Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase.O que significa pensão especial?
A pensão especial é um benefício vitalício, intransferível e indenizatório. Ou seja: é concedido por toda a vida do beneficiário. em caso de falecimento do beneficiário, o benefício não é repassado a dependentes.Qual o valor da pensão da talidomida?
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 7435/17, do Senado, que aumenta de R$ 426,53 para R$ 1.000 o valor de referência da pensão recebida por pessoas com deficiência física portadoras da Síndrome de Talidomida.Quanto tempo dura o tratamento com talidomida?
A corticoterapia associada é necessária especialmente na agudização, podendo ser sistêmica, com uso de prednisona 40mg a 60mg / dia de 7 a 10 dias. Este período pode estender-se mais ou a dose ser maior, conforme o quadro e a resposta do paciente. Corticoterapia local (infiltrações) também pode ajudar.A talidomida está disponível no SUS?
A talidomida está disponível no SUS apenas para CID específicos, sob rígido controle de produção, distribuição, armazenamento, prescrição e dispensação.Por que a talidomida foi retirada do mercado?
A proibição e retirada do medicamento no mercado mundialCom o nascimento de milhares de crianças com graves deformidades, a chamada primeira geração da talidomida, a substância foi retirada do mercado.