Placa “Velocidade Máxima Permitida R-19”, determina ao condutor o limite de velocidade máxima que o veículo pode atingir na via. Utilização: A placa sinaliza a redução de velocidade, ou quando ocorrer uma das condições abaixo: Vias com limites de velocidade regulamentada.
As placas de trânsito A-19 indicam depressão, ou seja, sinalizam a existência de uma área com declive. Esses sinais são usados para avisar os motoristas que a próxima área tem uma elevação baixa para que eles possam reduzir a velocidade.
Os principais tipos de sinalização viária (de trânsito) são: • Sinalização vertical, através de placas apoiadas em suportes próprios ou outros elementos; Sinalização horizontal ou de solo, mediante marcas no pavimento; • Sinalização semafórica, por intermédio de conjuntos de luzes de cores diferentes.
O que significa a placa de alfândega? A placa R-21, que indica a proximidade de um posto de fiscalização da alfândega, alerta os condutores sobre a presença de um ponto de controle aduaneiro nas proximidades.
A placa depressão (A-19) tem como finalidade orientar o condutor do veículo sobre a existência de uma depressão mais à frente da pista. Deve ser utilizada quando existir uma depressão de difícil visualização que possa acarretar riscos para a segurança daqueles que circulam no local.
A placa “Uso Obrigatório De Corrente R-22”, adverte ao motorista que a partir do ponto sinalizado é obrigatório o uso de correntes acopladas às rodas do veículo. Utilização: A placa R-22, utiliza-se em pistas não pavimentadas, que apresentam dificuldades de circulação.
Existem 7 principais tipos de placas de sinalização, cada uma representando informações distintas e fundamentais para a estabilidade no trânsito. Essas categorias incluem placas de regulamentação, advertência, indicação, educativa, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras.
Obrigatoriedade do condutor em parar o veículo de acordo com a indicação luminosa. AMARELO - Seta Opcional - Indica término do direito de passagem em semáforo direcional. O condutor deve parar o veículo salvo se não for possível imobilizá-lo em condições de segurança.
Placa “Velocidade Máxima Permitida R-19”, determina ao condutor o limite de velocidade máxima que o veículo pode atingir na via. Utilização: A placa sinaliza a redução de velocidade, ou quando ocorrer uma das condições abaixo: Vias com limites de velocidade regulamentada.
A placa “Proibido Acionar Buzina Ou Sinal Sonoro R-20”, adverte ao motorista a proibição de acionar a buzina ou qualquer outro efeito sonoro na região. Utilização: Utiliza-se deste sinal em locais que exigem baixos níveis de ruídos e efeitos sonoros.
Qual é a velocidade máxima permitida nas estradas?
Para vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais; Para rodovias: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas; Para estradas: 60 km/h para todos os veículos.
A placa R-7, é utilizada para reforçar a demarcação horizontal da via de proibição de ultrapassagem. Local da Instalação: Deve ser instalada no ponto de início da restrição, ao lado direito da via e se for em um longo trecho de restrição de ultrapassagem, podem ser implantadas a cada 500 metros.
A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via. (Art. 219 - CTB). Sempre que necessário, será colocada ao longo da via, sinalização prevista no Código destinada a condutores e pedestres.
A placa “Proibido Trânsito De Veículos Automotores R-10”, adverte ao motorista a proibição de circular com veículo automotor na pista. Utilização: Utilizado para proibir a circulação de veículo em um certo ponto, sendo válido a partir do ponto marcado pela sinalização R-10.
A placa de Serviço Mecânico SAU-07 é indicada para sinalizar locais que apresentam atendimento mecânico. Utilização: As placas de serviços auxiliares indicam a localização de serviços de apoio e atrativos turísticos.
A PLACA S10 é uma sinalização retangular com fundo verde e desenho branco, contém uma indicação do sentido de uma SAÍDA POR ESCADA QUE SOBE A ESQUERDA, na saída de emergência a imagem mostra para seguir subindo na escada pelo lado esquerdo do ambiente.
N° DA PLACA: R – 34 NOME: CIRCULAÇÃO EXCLUSIVA DE BICICLETAS SIGNIFICADO: assinala que a área, trecho de via, pista ou faixa é circulação exclusiva de bicicletas. UTILIZAÇÃO: deve ser utilizado quando se deseja restringir o uso de uma área, via, pista ou faixa à circulação exclusiva de bicicletas.
Enquanto a placa da esquerda, com uma faixa apenas sobre o “E” quer dizer “Proibido estacionar no local”, a placa da direita, com o “E” coberto por duas faixas vermelhas formando um “X”, quer dizer que é “Proibido estacionar e parar no local”.
O que significa a placa de trânsito com um triângulo invertido?
Outra exceção que costuma aparecer bastante nas vias brasileiras é a placa de regulamentação que indica “dê a preferência”, essa tem a forma de um triângulo invertido, com um fundo branco. Uma curiosidade é que a placa “pare” pode aparecer em duas versões.
A lista das 15 placas tectônicas principais: Placa Africana, Placa da Antártida, Placa Arábica, Placa Australiana, Placa das Caraíbas, Placa de Cocos, Placa Euroasiática, Placa das Filipinas, Placa Indiana, Placa de Juan de Fuca, Placa de Nazca, Placa Norte-Americana, Placa do Pacífico, Placa de Scotia e Placa Sul- ...
A placas de trânsito A-44 indica um vento lateral, o que significa que os condutores devem ter extremo cuidado ao dirigir. Estas placas de trânsito deve ser aplicada em áreas com ventos fortes e laterais que possam afetar a direção do veículo.
A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.