Sinal de Puzos: também chamado de rechaço uterino. Durante o exame bimanual faz-se um empurrão no fundo de saco vaginal posterior, o útero desloca-se superiormente e depois empurra o dedo vaginal novamente.
Sinal de Puzzos (rechaço fetal intrauterino) durante o exame bimanual, um discreto impulso no útero por meio do fundo de saco anterior, deslocará o feto no líquido amniótico para longe do dedo do examinador.
A Rede de Haller é um sinal clínico que surge com a gravidez e refere-se ao aumento da circulação venosa formando uma rede visível sob a pele transparente das mamas, constituindo um sinal de presunção da gravidez.
Sinal de Chadwick é um amolecimento e descoloração azulada do cérvice, vagina e vulva causada por congestão venosa. Este sinal pode ser observado 6-8 semanas após a concepção, e geralmente é usado como um sinal precoce de gravidez.
Também conhecido por sinal de Jacquemier, é um dos primeiros sinais de gravidez. Este sinal consiste na alteração da coloração dos genitais (vulva, vagina e colo do útero) para uma cor mais azulada.
O sinal de Kluge é a presença da coloração violácea/arroxeada da mucosa vaginal e colo uterino, pelo aumento do fluxo sanguíneo na região, utilizado como parte dos sinais semiológicos para diagnóstico de gravidez.
Sinal de Fox: Equimose em região inguinal e base do pênis. Indicativo de hemorragia retroperitoneal. Pode ser encontrado em pancreatite necro-hemorrágica. Sinal de Laffont: Dor referida no ombro direito.
O que é Sinal de Grey Turner ? O sinal de Grey-Turner refere é uma mancha roxa, azul ou vermelha que aparece na pele quando pequenos vasos sanguíneos se rompem e liberam sangue sob a superfície da pele. No caso do Grey-Turner, essas manchas aparecem na região dos flancos.
O sinal de Levine é um importante achado da semiologia cardiovascular, usualmente encontrado em pacientes com queixa de angina ou precordialgia. Esse sinal é manifestado quando o paciente coloca o punho cerrado sobre o tórax, ao se queixar de dor torácica. É um sinal patognomônico de isquemia miocárdica.
Sinal de Hartman: sangramento vaginal em pequena quantidade que pode acontecer no momento da implantação da gestação no útero; Sinal de Hegar: amolecimento do istmo uterino (local estreito entre a porção do colo e o corpo uterino).
O que é o Sinal de Niles? Coloração azulada na porção petrosa do temporal devido ao extravasamento de sangue para o interstício esponjoso da apófise mastoide e no ouvido médio que se observa no afogado.
O aumento da vascularização do tecido subcutâneo da mama nos possibilita a visibilidade dos vasos venosos que se mostram entrelaçados em forma de malha denominada Rede de Haller e o aparecimento da aréola secundária sinal de Hunter.
A mobilização do colo uterino, provocando dor pélvica, é altamente sugestiva de doença inflamatória pélvica e não de apendicite. Esta manobra, quando positiva, é conhecida como sinal de Chandelier.
O sinal de Rovsing foi expostoem 1907 por Niels ThorkildRovsing, cirurgião dinamarquês, descrevendo-o como um sinal que, quando positivo, sugere a presença de inflamação peritoneal por apendicite aguda, caso o paciente possua outros sintomas que condizem com o panorama.
Sinal de Lapinsky: dor à palpação em FID, quando o membro inferior direito é estendido e elevado (apendicite aguda). Sinal de Torris Homini: dor à percussão da loja hepática (abscesso hepático).
O sinal de Giordano é a percussão dolorosa da região lombar do paciente, utilizando a borda hipotenar da mão para aplicar um estímulo moderado que normalmente não seria doloroso. Indica a presença de inflamação da cápsula renal.
O Sinal de Lenander é um sinal semiológico que, quando presente, é sugestivo de Apendicite. Sua vigência é determinada, no decorrer do Exame Físico, pela dissociação entre as Temperaturas Axilar e Retal em mais de 01°C.
Sinal indicativo de oclusão intestinal aguda por estrangulamento e que consiste na perceção de meteorismo localizado com imobilidade e timpanismo localizados.
Sinal de Halban é um sinal clínico que pode surgir devido à intensificação da nutrição dos folículos pilosos com a gravidez e refere-se ao aparecimento de pêlos finos e macios (lanugem) geralmente na face e/ou couro cabeludo.
Na medicina, o sinal de Blumberg é um sinal médico caracterizado por dor ou piora da dor à compressão e descompressão súbita do ponto de McBurney. A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular.