A mulher é a nossa primeira morada, nosso abrigo seguro, nosso sustento antes do nascimento. Ela, com seu corpo preparado nos mínimos detalhes é a grande cooperadora de Deus pois em seu ventre brota a vida. Sonhada no coração do Pai, a vida nova se prepara no útero e nasce para cumprir os planos do Criador!
No relato da criação no livro de Gênesis, a mulher foi criada por Deus como uma parceira adequada para o homem. Após criar o homem, Deus reconheceu que não era bom que ele estivesse sozinho e, portanto, criou a mulher a partir da costela do homem, formando assim uma unidade indivisível entre eles.
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
Programa Manhã de luz com Pe. Alex Nogueira – 06/03/2025
Qual é o papel da mulher no plano de Deus?
A mulher era necessária para o homem, mas também para o propósito eterno de Deus. A mulher foi colocada diante do homem como uma auxiliadora. Isso não indica uma posição de humilhação ou inferioridade. Pelo contrário, trata-se de posição de honra e de especial importância.
A mulher, segundo o Coração de Deus, é uma pessoa de oração, que encontra seu conforto e consolo junto a Deus. Por isso, não se deixa intimidar e humilhar, mas se reconhece amada porque faz a experiência do cuidado divino constantemente.
O que significa ser uma pessoa segundo o coração de Deus?
O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.
Quais são as características de uma mulher de Deus?
A palavra de Deus explica que uma mulher de Deus deve cultivar características como respeito/temor ao Senhor, sabedoria, amor, força, humildade, perseverança e apoio ao próximo.
A mulher foi criada por Deus para ser uma auxiliadora idônea do homem (Gênesis 2:18). Mas, veja: “auxiliadora” (ezer, em hebraico) não é alguém inferior, pois Deus é ezer da humanidade e não é inferior à humanidade (Salmo 33:20; 70:5).
Cada capítulo explora como a mulher pode ser uma intercessora, uma líder, uma esposa, mãe e amiga, sempre com base na Palavra de Deus. Com versículos como Efésios 6:18 e Tito 2:3-5, o livro ensina que a mulher tem um papel único e essencial no corpo de Cristo, impactando o mundo com sua fé, ação e amor.
“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça” (Provérbios 31:27). A mulher virtuosa não é preguiçosa e acomodada. Sabe que pode confiar em Deus para suprir suas necessidades, mas também sabe que o trabalho edifica. Por isso trabalha a cada momento em busca do sustento e da harmonia de sua casa.
Ela é forte, atenta, vigilante e se doa ao indigente. Ela é honrada, sábia, prudente, providente, amável e, todos a admiram pela sua inteligência. Ela é singularmente repleta dos dons do Espírito Santo. Portanto, os desafios da mulher, segundo o coração de Deus, são enfrentados com a coragem e com as virtudes.
Amabilidade. A mulher amável agrada o coração de Deus, porque transmite o Seu próprio amor aos outros. Amabilidade no falar e no agir faz a diferença em todos os ambientes em que ela estiver. Quando as pessoas forem ásperas, rudes e frias com você, dê uma resposta diferente com gestos de amor.
Ser mulher é um olhar o mundo sob a ótica das características de um corpo biológico e social; que se faz corpo de mulher, e em mulheres, pelos registros das vivências sociais e culturais que imprimem e exprimem em nós traços da nossa personalidade, das nossas escolhas e atitudes.
Na visão do primeiro homem, (Gn 2,23) ela era: “osso dos meus ossos” (Identidade); “Carne da minha carne” (Humanidade); e “Varoa” (Mulher, fêmea, feminilidade). Deus a vê como uma pessoa completa, capaz. Deus a vê como alguém igual, e não inferior ao homem.
A mulher é um dom de Deus para a humanidade. Quanto mais assumirmos essa verdade, mais eficazes seremos em nossa missão. São muitas as tarefas que enfrentamos durante o dia: trabalhar, estudar, namorar, cuidar da casa, dos filhos, do marido e assim por diante.
As mulheres devem trabalhar para encorajar, admoestar e edificar. Através do exemplo de uma vida espiritual, as mulheres devem adornar o evangelho de Cristo (Tito 2:3-5). Pedro mostra que as mulheres devem dar mais importância ao caráter interior e menos à aparência externa (1 Pedro 3:1-6).
Como mulheres podemos exercer uma influência espiritual profunda na vida das pessoas a nossa volta. De fato, Joseph Smith ensinou que nosso papel não é só “socorrer os pobres, mas salvar almas”. Jesus Cristo chamou as mulheres de Sua Igreja a serem Suas discípulas e a serem fortes espiritualmente.
Provérbios 31:28-30 NTLH. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: “Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.” A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o SENHOR Deus será elogiada.
O que a Bíblia fala sobre o papel da mulher no casamento?
“Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da Igreja.” “Esposas, sede submissas a vossos maridos, como convém ao Senhor.”
Na Igreja, as mulheres não recebem o sacerdócio por isso não oficiam em nossos ritos como a bênção do sacramento ou batismo. Elas servem em cargos de liderança e como missionárias e professoras, e com frequência discursam no púlpito e fazem oração na congregação em serviços de adoração.
Podemos ver aqui que o plano de Deus foi o de formar a mulher para ser auxiliadora idônea do homem. O que este termo significa? Na prática, a mulher complementa o homem no tocante ao mandato cultural, ou seja, ao pleno propósito pelo qual Deus criou a ambos.