Na prática, ser justo significa atender às exigências que Deus faz. Neste sentido, não há nenhuma pessoa completamente justa além do Senhor Jesus, o “Santo e Justo”. Como ser humano na terra, só o Senhor correspondeu a todos os direitos de Deus; Ele demonstrou justiça prática imaculada (Atos 3:14).
“Se a pessoa vive para o Altíssimo, faz Sua vontade, anda na Justiça, resiste ao pecado, é chamada de justa diante de Deus. Ela tem paz, pois faz o que O agrada.
Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.
Em toda a Terra, Deus está derramando muitas bênçãos. Temos recebido notícias de todo o mundo sobre a graça que Deus tem derramado. O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra.
Augustus Nicodemus - O que é ser Justo diante de Deus?
O que Jesus fala sobre o justo?
“Nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência mendigar o pão”. (Salmo 37:25) Nesse momento de desafios que estamos passando em todo o mundo, devemos nos lembrar que Deus é nossa força, nossa esperança e nossa salvação.
O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.
Ser justo é não se apropriar de pertences alheios e dar o correto valor a cada coisa e a cada pessoa. Ser justo é estabelecer regras claras sem dar vantagem para uns e desvantagem para outros.
Deus declara o homem justo por meio da fé que ele tem em Jesus Cristo. Ele declara justas todas as pessoas que creem em Cristo, porque Deus não faz distinção entre quem é judeu e quem não é judeu, pois todas as pessoas pecaram e portanto estão afastadas da glória de Deus.
“Em todo tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.” Provérbios 17:17 Passando para agradecer todo apoio, amizade, consideração e orações de cada um que está comigo. É muito importante ter amigos nessa caminhada e cada demonstração de amizade tem um valor imensurável pra mim.
somos declarados justos diante de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e isso se aplica a todos que creem, sem nenhuma distinção. Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados.
Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.
Na prática, ser justo significa atender às exigências que Deus faz. Neste sentido, não há nenhuma pessoa completamente justa além do Senhor Jesus, o “Santo e Justo”. Como ser humano na terra, só o Senhor correspondeu a todos os direitos de Deus; Ele demonstrou justiça prática imaculada (Atos 3:14).
Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
Os símbolos da justiça apontam formas de agir de modo muito explicito. A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão.
Quem foi o homem que mais agradou a Deus na Bíblia?
Josias fez o que agrada a Deus, o SENHOR; seguiu o exemplo do seu antepassado, o rei Davi, e não se desviou nem para um lado nem para o outro. No oitavo ano do seu reinado, quando era ainda bem moço, Josias começou a adorar o Deus do seu antepassado Davi.
Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.
É preciso respeitar as leis, cumprir deveres, garantir direitos, mas nunca sacrificando a justiça. A máxima aristotélica pode certamente nos ajudar na compreensão e no agir: “não é justiça que faz os justos, são os justos que fazem a justiça”.
A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).
Ele subidivide o gênero justiça em três espécies: justiça geral, justiça distributiva e justiça corretiva. Tomás de Aquino assume a teoria da justiça de Aristóteles e a desenvolve em três espécies: justiça legal, distributiva e comutativa.
O que significa "andar com Deus": Andar com Deus vai além de uma simples crença religiosa. Significa estabelecer um relacionamento pessoal com o seu Criador, reconhecendo a Sua soberania e buscando uma comunhão íntima. É confiar em Sua orientação, estar aberto às Suas instruções e seguir Seus caminhos.
Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras. Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito. O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão. Não é bom favorecer o ímpio, e com isso, fazer o justo perder a questão.