A Sapucaia é uma árvore decídua, muito ornamental e frutífera, caracterizada pela copa densa que muda de cor e pelos frutos curiosos repletos de saborosas castanhas.
Qual a diferença entre a Sapucaia e a castanha-do-pará?
Em relação à castanha-do-pará, a castanha de sapucaia apresentou maior conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados (29,03% e 47,71% respectivamente), menor conteúdo de ácidos graxos saturados (25,47% e 15,19% respectivamente), e teor semelhante de ácidos graxos poliinsaturados (44,31% e 43,1% respectivamente).
É do coco da sapucaia, ou ouriço, que vêm as castanhas alongadas de tom castanho-claro e sabor delicado. A quantidade produzida varia muito: enquanto algumas árvores geram 20 cocos por vez, outras chegam a 100.
A amêndoa é crocante, oleosa, leitosa e macia como a castanha-amazônica, porém, tem sabor mais delicado, adocicado, com algo de coco. E pode ser comida crua ou assada e usada em substituição a qualquer tipo de castanha oleosa e crocante, em bolos, biscoitos e pratos salgados.
As propriedades nutricionais da castanha de sapucaia exerceram importante atividade protetora por modular a atividade antioxidante e o processo inflamatório nos tecidos hepático e cerebral dos animais avaliados.
O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs. É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia.
A Sapucaia é uma árvore decídua, muito ornamental e frutífera, caracterizada pela copa densa que muda de cor e pelos frutos curiosos repletos de saborosas castanhas. Sua altura geralmente é de 5 a 15 metros, mas pode atingir 50 metros na floresta.
O nome “coité” vem do tupi e significa vasilha ou panela, motivo pelo qual esta planta é também conhecida como cuieira, cuia ou cabaça. Sua madeira, dura e forte, é utilizada na marcenaria e na carpintaria. O fruto, de casca bem dura, é empregado na produção de vasilhame e instrumentos musicais como o Berimbau.
Seus frutos são em forma de vagens arredondadas, de cor escura, com sementes envolvidas por uma polpa amarelo-pálida, farinácea, adocicada, comestível, de sabor e aroma característicos (ALMEIDA, 1998a; ANDERSEN; ANDERSEN, 1988 citado por SILVA et al., 2001a).
A árvore Sapucaia pode atingir até 30 m de altura, o tronco que pode atingir 1 m de diâmetro e possui copa densa. Suas folhas caracteristicamente róseas quando jovens, verdes posteriormente formam um maciço de coloração lilás arroxeada.
A Sapucaia necessita de sol pleno para um crescimento saudável. Ela deve ser plantada em áreas que recebam luz solar direta durante a maior parte do dia. O sombreamento excessivo pode prejudicar o desenvolvimento da planta, especialmente durante seus primeiros anos de vida.
Unta a frigideira com um pouco de óleo, deita as castanhas e deixa-as assar a temperatura média mais ou menos 20 minutos, para que fiquem douradinhas. Deita sal grosso por cima (ou não!) e serve ainda quentinhas.
Segurar as fezes aumenta a formação de gases, deixa o cocô mais ressecado, provoca alterações de humor e, a longo prazo, pode até causar problemas mais graves, como fissuras anais, hemorroida e sangramento intestinal. O tratamento pode ser feito de diversas formas.
Você pode beber a água do coco enquanto o forno é preaquecido a 200 ºC. Coloque o fruto direto na grade por 15 minutos. Vire-o e deixe por mais 15 minutos. É quando a mágica acontece: ele vai rachar (tem até barulho pra acompanhar esse momento).
Descrição Biocultural. também foi associado ao efeito neuroprotetor, devido às suas propriedades antioxidantes, que atuam na modulação de processos inflamatórios em tecidos cerebrais de ratos.
Medicinal: a casca e o óleo da sapucaia apre- sentam propriedades medicinais contra diabetes e são considerados diuréticos. A casca é apro- veitada, também, no combate à tosse (SOARES, 1990).