A santificação é a segunda, instantânea e definitiva obra da graça, subsequente à salvação, que se realiza no crente através do Sangue derramado de Jesus Cristo.
Santificação em sua essência é a vontade de Deus para todos os humanos, Paulo diz: "porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação" (1Ts 4:7), Pedro diz que tem-se que ser santo pois Deus é santo (1Pe 1:16)e o livrode Hebreusacrescenta:"Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém ...
Da mesma forma que Josué disse “santificai-vos”, Jesus diz: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17.17). Nós também devemos viver uma vida de santificação pela Palavra de Deus. Após aceitar a Cristo e entregar a vida definitivamente a Ele, o cristão inicia o processo de santificação.
Santificação é um ato soberano de Deus que, por meio da ação do Espírito Santo, leva o homem a relacionar-se com Deus em atitudes de santidade. A busca diária por santidade é para os eleitos, os crentes em Jesus Cristo, regenerados mediante o sacrifício de Jesus na Cruz.
O documento discute os três níveis da santificação cristã: (1) a santificação inicial ocorre na conversão, quando nos tornamos novos em Cristo; (2) a santificação progressiva é o processo de crescimento em santidade ao longo da vida; (3) a santificação final ocorrerá quando Cristo retornar e nos glorificará ...
Para se santificar é preciso deixar-se envolver no Mistério de Deus. “Dissemos tantas vezes que Deus habita em nós, mas é melhor dizer que nós habitamos n'Ele, que Ele nos possibilita viver na sua luz e no seu amor. Ele é nosso templo” (GE 51).
O verbo santificar tem três significados básicos: "tornar santo ou purificar", "consagrar ou se separar da impiedade e dedicar a Deus", e finalmente, "santificar". Um estudo destas palavras, revela que a santificação é a purificação do coração de uma pessoa - a dedicação a Deus e uma erradicação da natureza pecaminosa.
“Santidade”, dentro do contexto bíblico, é “ser separado para Deus”. E ela só pode ser conquistada por meio da comunhão com o Espírito Santo, que é buscada por nós.
Uma das melhores maneiras de santificar o Dia do Senhor é dedicar tempo à adoração a Deus. Nos outros seis dias da semana, é fácil ficar envolvido em todas as nossas responsabilidades. Aos domingos, você pode reservar um tempo para voltar seus pensamentos e seu coração a Deus. Podemos frequentar as reuniões da Igreja.
A palavra santificação significa consagrar e separar para uso sagrado. Por conseguinte, são pessoas santificadas as que estão separadas do mundo e separadas para o serviço de Deus. Santificação tem uma parte negativa e outra positiva. A parte negativa consiste na remoção do pecado.
A santificação tem três estágios: (1) Começa com a regeneração e ruptura com o pecado, (2) Progride ao longo da vida à medida que nos tornamos mais como Cristo, (3) Será completa após a morte e segundo advento de Cristo, quando receberemos corpos glorificados livres do pecado.
A santificação vem por meio do Senhor Jesus, pois é Deus quem nos santifica. Mas quando aceitamos a Cristo como nosso único e suficiente Senhor e Salvador, não se trata de uma linha de chegada, mas um ponto de partida. Isso quer dizer que entramos no processo de uma vida de santidade.
A SANTIFICAÇÃO É UM PROCESSO IRREVERSÍVEL NA VIDA DO SALVO Deus escolheu um povo para que fosse santo. O alvo da escolha de Deus é que sejamos santos e irrepreensíveis diante dele (Efésios 1.4). Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito (2Tessalonicenses 2.13).
A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.
Esforcem-se para viver em paz com todos e ter uma vida santa; pois sem a santidade ninguém verá o Senhor. Tenham cuidado para que ninguém falhe em alcançar a graça de Deus.
Comentando sobre casais onde uma pessoa é cristã e a outra descrente, Paulo disse: "Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos" (1 Coríntios 7:14).
COMO VIVER A OBRA DA SANTIFICAÇÃO? O primeiro passo é decidir viver de acordo com a mudança de natureza, regeneração. Viver de acordo com o espírito que agora governa a carne, esse é o ponto de partida.
3) O Espírito Santo. A Bíblia atribui mais especificamente a nossa santificação ao Espírito Santo. Ele nos regenera e renova (Jo 3.3,5; Tt 3.5), guiando-nos a fazer a vontade de Deus (Rm 8.14).
A santificação é um processo para a vida toda de tornar-se como Jesus. Por exemplo: olhar para as meninas da maneira que Ele olhou para elas; olhar para o dinheiro e as coisas materiais da maneira que Ele olhou para eles; olhar para seus inimigos da maneira que Ele olhou para Seus inimigos etc.
Esse artigo ensina os três tempos da santificação: Santificação passada, santificação pressente (atual), santificação futura. Interessante que a bíblia diz, que sem santificação ninguém verá Deus. Glória a Deus porque já fomos santificados em Cristo (1 Coríntios 1.2).