O Registro de Ponto Eletrônico (REP) é o equipamento de automação utilizado exclusivamente para o registro de jornada de trabalho e com capacidade para emitir documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho.
REP-A, ou Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo, é um sistema composto pelo equipamento utilizado para registrar eletronicamente o ponto dos trabalhadores de uma empresa e também pelo Programa de Tratamento de Registro de Ponto.
O REP ou Registrador de Ponto Eletrônico é um equipamento utilizado pelas organizações para que os colaboradores marquem a hora de entrada, saída e volta do almoço e saída para casa.
Ao finalizar a carga da bateria do REP o relógio não consegue mais registrar e memorizar dados básicos e essenciais para seu funcionamento correto, como datas, horas, identificação do colaborador, etc.
REP-C é a abreviação de Registrador de Ponto Convencional. Ele também é conhecido no mundo empresarial como relógio de ponto e é costumeiramente utilizado nas organizações para registar a jornada dos colaboradores.
O MELHOR RELÓGIO DE PONTO, QUAL ESCOLHER PARA MINHA EMPRESA? | Guion Informática
O que significa a sigla REP?
O Registrador de Ponto Eletrônico ou na sigla REP é um equipamento eletrônico de automação utilizado exclusivamente para a realização do controle e registro de toda a jornada de trabalho do colaborador de uma empresa, conhecido como relógio de ponto.
Tempo de Leitura: 7 minutos REP-A é um sistema utilizado para registrar eletronicamente o ponto dos trabalhadores de uma empresa. Ele facilita o acompanhamento dos horários da jornada de trabalho.
É possível bloquear o controle de ponto do funcionário? A resposta para esta pergunta é não. Seja qual for o formato de gestão de jornada e registro de horários adotado por uma empresa, ela não pode bloquear o controle de ponto.
O que fazer quando o relógio de ponto não funciona?
Nesses casos, é necessário realizar um recadastramento biométrico. É ideal atentar-se ao dedo que se posicione de maneira mais confortável no leitor e, se necessário, cadastrar mais de um dedo. Também recomendamos que o leitor seja limpo, pelo menos, uma vez ao dia.
No entanto, a jurisprudência e acordos coletivos frequentemente mencionam uma tolerância de até 10 minutos diários, distribuídos no início e no fim da jornada.
O Rep é o próprio vendedor. É o profissional que recebe o lead qualificado, conhece as necessidades e desejos desse futuro cliente. Então, a partir desse conhecimento – que lhe foi passado pelo SDR, – ele desenvolve a jornada de compras do prospect.
REP - estudante aprovado por frequência, mas que reprovou por Média. Não fez a prova final ou porque tinha nota inferior a 3,0 ou porque faltou a prova final.
Veja o que diz na íntegra o artigo 77, desta portaria: Art. 77. O REP-A é o conjunto de equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho, autorizado por convenção ou acordo coletivo de trabalho.
Ele pode ser positivo, indicando que o colaborador acumulou mais horas trabalhadas do que o previsto, ou negativo, indicando que o colaborador trabalhou menos horas do que o estabelecido.
O principal fator de bloqueio de relógios de ponto é a oscilação de energia. Utilize um nobreakda mesma marca do seu relógio de ponto para evitar bloqueios.
O artigo 58, parágrafo 1 da CLT deixa claro que bater o ponto 5 minutos antes ou 5 minutos depois do começo da jornada não configurará hora extra desde que esse atraso não seja maior que 10 minutos no total de todas as marcações de ponto do dia (incluindo almoço, por exemplo).
Isso significa que a tolerância estabelecida é de 5 minutos, entretanto, ela pode variar até o máximo de dez minutos. Na prática, o colaborador tem uma tolerância máxima de dez minutos por dia, portanto, pode se atrasar diariamente por esse tempo em sua entrada desde que cumpra seus outros horários com pontualidade.
Cartões de ponto com horários de entrada e saída iguais todos os dias são inválidos para serem utilizados como prova. Com esse entendimento, registrado na Súmula 338, o Tribunal Superior do Trabalho mandou a Hoerbiger do Brasil Indústria de Equipamentos pagar horas extras pretendidas por um empregado.
Pode dar advertência por esquecer de bater o ponto?
Esquecer de bater o ponto no trabalho é uma situação comum que ocorre em muitas empresas, entretanto, deixar de fazer esse registro pode gerar consequências graves para os funcionários, que podem sofrer descontos no salário, advertências e medidas disciplinares, dependendo da política interna de cada organização.
O funcionamento do REP-A é simples e prático. Ele permite o registro de jornada tanto em um ambiente físico por meio de máquinas, seja por meio do reconhecimento facial ou coleta de biometria, quanto de forma remota, utilizando aplicativos que funcionam por geolocalização ou reconhecimento facial.
Quando a bateria de lítio interna fica abaixo da tensão necessária para manter as configurações quando o equipamento é reiniciado, essa é a situação mais comum e é ocasionada por quedas frequentes de energia no local.