A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma toxina capaz de levar o músculo à necrose com a ruptura das células musculares, originando uma urina escura semelhante à cor de um café. Normalmente, ocorre após ingestão de pescado contaminado.
Uso de alguns medicamentos: laxantes, antibióticos e remédios usados para tratar infecções no trato urinário também podem escurecer a urina. Presença de sangue na urina: algumas condições médicas, como infecções, pedras nos rins, lesões ou problemas no trato urinário podem causar sangue na urina.
Rabdomiólise: conheça a doença que deixa xixi escuro e pode levar à morte. A rabdomiólise é uma condição séria e potencialmente fatal que, embora ainda pouco conhecida, pode afetar especialmente atletas amadores e pessoas que realizam atividades físicas intensas sem o devido preparo.
" Urina com cor de Coca-Cola ou marrom escuro, por exemplo, pode ser causada por desidratação, infecção do trato urinário, doença hepática, hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos no sangue) ou rabdomiólise (destruição das fibras musculares)", alerta ele.
A urina marrom, ou muito escura, geralmente é sinal de desidratação severa, no entanto, também pode indicar problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo. Além disso, alguns medicamentos como metildopa ou vitelinato de prata (Argirol) podem escurecer a urina. Confira quando a urina escura pode ser grave.
Urina Preta: Conheça as Causas | Urina Marrom Muito Escuro | Cor de Coca Cola | Exame de Urina
O que significa fazer xixi escuro?
Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado. Pode estar relacionada a algum alimento e concentração de vitamina C, mas, caso seja persistente, pode indicar problemas na vesícula e doenças do fígado.
Além disso, alimentos ricos em sorbitol, como maçãs, peras, pêssegos e ameixas, assim como alimentos sem açúcar como chiclete, sorvetes ou balas também podem alterar a cor da urina para preto quando consumidos em excesso.
A doença da urina preta é caracterizada por fazer uma ruptura das células musculares. Cabe salientar que mesmo que rara, a crise tem cura se o paciente for diagnosticado rapidamente para o tratamento adequado.
"Quando acontecem quadros de desidratação, o rim vai lutar para manter no corpo a maior quantidade de água possível, diminuindo a quantidade de água na urina, deixando-a mais concentrada, o que é perceptível na coloração da urina: ela pode ficar mais escura desde um pouco mais amarelada a até mesmo um tom castanho ...
Tons como esses, semelhantes a cor de “chá mate” ou “refrigerante de cola”, por exemplo, costumam ser um sinal de presença de sangue na urina, o que pode ser um sintoma de infecção urinária, pedra nos rins e outras doenças renais, além de problemas no fígado, próstata, nefrites, tuberculose e até tumores, o que é ...
A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, é causada por uma toxina capaz de levar o músculo à necrose com a ruptura das células musculares, originando uma urina escura semelhante à cor de um café. Normalmente, ocorre após ingestão de pescado contaminado.
Planta invasora bastante freqüente, infestando lavouras anuais e perenes, pomares, cafezais, jardins e terrenos baldios. Seus frutos, ao serem enterradas profundamente no solo, podem permanecer dormentes durante anos. Seus frutinhos são considerados tóxicos.
A dengue também pode causar rabdomiólise, que é destruição das fibras musculares que liberam seu interior na corrente sanguínea, levando a sintomas como falta de força, fadiga muscular, diminuição da urina, ou urina escura.
A rabdomiólise na doença de Haff tem rápido início, após o consumo de certos peixes e crustáceos cozidos, sugerindo que toxinas estáveis ao calor, ainda desconhecidas, são a causa da doença.
Especialistas consultados pela CNN em Espanhol concordaram que a urina escura poderia estar relacionada à desidratação, mesmo que os sobreviventes ingerissem água através de um sistema rudimentar para derreter a neve. “Os rins são um filtro para o sangue; eles nos ajudam a eliminar toxinas e também água.
A doença de Haff é um tipo de rabdomiólise em humanos, caracterizada pelo início súbito e inexplicável de rigidez muscular, associado com uma elevação no nível da enzima creatina quinase (CK) em até 24 horas após o consumo de produtos cozidos de mar ou água doce1.
Infecção urinária: o que é, sintomas e como diagnosticar. Se você já vivenciou aquela sensação de dor ou de queimação ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro, urina com a cor escurecida, além de um forte odor, então, possivelmente, já teve infecção urinária.
Pode ocorrer agravamento de tendência a sangramento decorrente de uma ação da dipirona sobre fatores de coagulação (deficiência de protrombina). Durante o tratamento pode-se observar alteração da coloração da urina para uma coloração avermelhada porém, isto não tem significado clínico.
Méd. Paraná, Curitiba, 2020;78(1):56-58. infecção do trato urinário. A cor roxa apresentada pela urina é decorrente de produtos metabólicos de re- ações bioquímicas desencadeadas por enzimas bacterianas.
As principais sequelas da rabdomiólise, quando não tratada adequadamente, abrangem insuficiência renal, coagulação intravascular e síndrome compartimental. Pesquisas têm constatado a ocorrência da rabdomiólise como uma complicação rara nas infecções pela covid-19.
A falta de comida e a desidratação gerada pela escassez de água enfrentada pelo grupo têm relação com a condição. Conhecido como rabdomiólise, o fenômeno escurece o xixi, sendo provocado pela liberação de uma substância chamada mioglobina, presente nos músculos.
Doença de Haff, também conhecida como “doença da urina preta”, é uma síndrome ainda sem causa definida, caracterizada por uma condição clínica que desencadeia o quadro de rabdomiólise com início súbito de rigidez e dores musculares e urina escura.
A urina escura pode acontecer devido à diminuição do consumo de água durante o dia ou ao hábito de segurar o xixi durante o dia, além de também poder ser causada por infecção urinária, pedra nos rins, problemas no fígado, na via biliar, alterações nas vias de biossíntese do ferro, como na doença chamada porfiaria ou ...
Amarelo-escura – quando você se depara com uma cor mais escura do xixi, é um indicativo de que há uma concentração de ureia (substância produzida pelo fígado com base nas proteínas), que a longo prazo, aumenta a desidratação e o cálculo renal. É preciso ingerir mais água.