O NEXUS e o CCR são protocolos desenvolvidos com o objetivo de nortear os profissionais do atendimento pré-hospitalar na tomada de decisão acerca da restrição do movimento da coluna.
O protocolo NEXUS tem em vista o uso racional desses exames de imagem para diagnosticar lesões traumáticas cervicais em pacientes imobilizados no atendimento pré-hospitalar.
A RMC envolve a manutenção da posição neutra em todos os momentos do atendimento: durante a extricação, o transporte e a transferência do paciente para o leito hospitalar. A técnica requer que a cabeça, o pescoço e o tronco da vítima estejam apropriadamente alinhados.
Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.
Quanto tempo um paciente pode ficar na prancha rígida?
O uso da prancha rígida nem sempre é necessário e pode até mesmo ser contraproducente em certos casos, como em pacientes com lesões específicas ou em situações em que o transporte rápido é prioritário. O tempo máximo recomendado de permanência em prancha rígida é de 30 minutos.
Critérios de RMC: NEXUS vs CCR, Qual devo usar? Qual é melhor? Entenda as diferenças entre ambos.
Qual é a função da prancha rígida?
A prancha rígida é um equipamento essencial no resgate de vítimas com suspeita de lesões na coluna vertebral. Ela é feita de materiais resistentes como plástico ou madeira, garantindo estabilidade e imobilização durante o transporte.
Fazer pranchas melhora significativamente uma postura erecta e estável. Através do fortalecimento de core, o corpo será capaz de manter uma postura correcta porque os músculos no abdómen têm grande influência sobre a estabilidade do pescoço, ombros, peito e costas.
O trauma ortopédico é bastante comum e pode ocorrer em qualquer momento da vida. Geralmente, acontece devido à queda, pancada ou acidente. De modo geral, existem quatro tipos de trauma: fratura, luxação, contusão e torção.
O ABCDE do trauma é uma abordagem sistematizada, a triagem que deve ser empregada no atendimento a pacientes durante urgências e emergências no trauma. Cada letra do acrônimo ABCDE corresponde a uma avaliação a ser realizada nesse atendimento, que deverá seguir uma ordem específica.
As diretrizes anteriores da American Heart Association (2005) recomendavam o ABC da reanimação, sigla utilizada até mesmo para facilitar a memorização da sequência de manobras: A = airway, ou abertura das vias aéreas, B = breathing, proceder às ventilações de resgate e C = circulation, iniciar as compressões torácicas ...
O NEXUS inclui em sua avaliação cinco critérios de baixo risco para excluir possibilidade de lesão: ausência de déficit neurológico, ausência de sinais de intoxicação, ausência de lesão distrativa, nível de consciência inalterado e ausência de sensibilidade ou dor na linha média da coluna.
O KED foi idealizado e criado para a extricação de vítimas de veículos automotores, nos casos em que não é possível estabilizar seguramente o paciente em prancha longa, devido à sua posição dentro do veículo. O objetivo é estabilizar a coluna vertebral antes de proceder à imobilização completa em prancha longa.
A sensibilidade do NEXUS foi de 73% e a especificidade de 96%. A prevalência de lesão na coluna cervical em crianças, após traumatismo craniano, em uma população a ser rastreada é estimada em 2%.
A restrição do movimento da coluna (RMC) no trauma consiste em manter a coluna vertebral da vítima em posição neutra, minimizando a amplitude de movimentos para reduzir a probabilidade de lesão ou causar uma lesão secundária.
O LG Nexus 5 é um smartphone Android com características inovadoras que o tornam uma excelente opção para qualquer tipo de utilização, representando um dos melhores dispositivos móveis já feitos. A tela de 4.95 polegadas é um verdadeiro record que coloca esse LG no topo de sua categoria.
Este protocolo é um conjunto de diretrizes e procedimentos padrão utilizados pelos profissionais de saúde para oferecer assistência inicial em situações de emergência médica.
Trata-se de um protocolo assistencial gerenciado para o atendimento a pacientes com queixas de dor torácica aguda ou de seus equivalentes, ou seja, sintomas compatíveis com a possibilidade de serem decorrentes de uma síndrome coronária aguda (SCA) ou de outras doenças cardiovasculares graves.
A escala AVPU é um método rápido de avaliar LOC. O LOC do paciente é relatado como A, V, P ou U. Alerta. O paciente está acordado, olhando ao redor e prontamente responde a perguntas ou inicia conversas.
Normalmente, em caso de acidentes, quedas ou outras situações de trauma, quem primeiro recebe a vítima são os profissionais especialistas em resgate e no atendimento pré-hospitalar (APH), como os agentes do Samu ou os bombeiros, por exemplo.
Enquanto as quebras podem acontecer no começo, final de um osso, em uma articulação ou em algum outro lugar, as luxações podem ocorrer apenas nas articulações. Uma luxação é uma lesão que faz com que as extremidades dos seus ossos não se posicionem dentro de uma articulação.
O Conselho Regional de Representantes Comerciais, também conhecido como CORE, é um órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a atividade dos representantes comerciais no Brasil. O CORE é uma autarquia federal, criada pela Lei nº 4.886/65, e está presente em cada estado brasileiro.
“A prancha ajuda a afinar a cintura porque fortalece os músculos que sustentam as vísceras”, explica o personal. Para executar o exercício, comece na posição de prancha de flexão, com os antebraços no chão e os cotovelos alinhados abaixo dos ombros.