01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
Os pronomes recíprocos são pronomes reflexivos que, nas pessoas do plural (nos, vos, se) exprimem a reciprocidade da acção; podem ser redobrados através das expressões: um ao outro, uns aos outros, entre si.
* Em algumas circunstâncias, os pronomes “nos, vos e se”, quando utilizados, denotam a ocorrência de que houve uma ação trocada entre os elementos do sujeito. Quando isso ocorre dizemos que os pronomes assumiram a condição de pronomes recíprocos.
Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. Alguns exemplos de tipos de pronome são: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
Quando o complemento - preposição - é exigido classificamos como objeto indireto, quando o complemento não é obrigatório chamamos de objeto direto. Dessa forma, os verbos transitivos diretos não necessitam ser complementados com preposição. Convidei meus colegas para o aniversário.
1 Qualidade ou característica de recíproco; mutualidade, recíproca, reciprocação. 2 Troca mútua de direitos ou privilégios. EXPRESSÕES Reciprocidade diplomática , Diplom : tratamento idêntico dispensado aos cidadãos de dois ou mais países, conforme tratado selado entre eles.
Em primeiro lugar, vamos lembrar que pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos. Neste verbete, veremos como conjugar um verbo com os pronomes oblíquos o, a, os, as.
Ex: Nós completaremos o projeto. Voz passiva: o sujeito sofre a ação, sendo um sujeito paciente. Ex: O projeto será completado. Voz reflexiva: o sujeito executa em si mesmo a ação do verbo, ou seja, ele executa e sofre ao mesmo tempo a própria ação do verbo.
O adjunto adnominal é uma palavra ou locução que acompanha, caracteriza, especifica ou quantifica o substantivo: Os três feios cintos de couro não foram vendidos. Nesse exemplo, temos o substantivo “cintos” acompanhado dos seguintes adjuntos adnominais: “Os”, “três”, “feios” e “de couro”.
854, coloca-se o pronome antes do verbo (na chamada posição proclítica) em frases introduzidas por complementadores simples e complexos, ex.: «Sei que o João a viu no cinema ontem»; «Perguntaram ao Zé se o Pedro lhe entregou o livro»; «O Pedro pediu à Maria para lhe telefonar logo»; «Avisa a Maria logo que/mal a vejas» ...
Dica 2: Identificar a conjunção integrante é uma tarefa simples: basta substituir a oração por ela introduzida por um substantivo ou, de maneira mais direta, por “isto”.
Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.
Entre as átonas, podemos destacar as representadas por “me, nos, te, vos e se”. Elas, por sua vez, podem ser utilizadas para indicar que a ação do sujeito se volta para ele mesmo, ou seja, reflete nele próprio. Assim sendo, podemos afirmar que tais pronomes são denominados de pronomes reflexivos.
O que é um pronome relativo ou uma conjunção integrante?
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Vejamos, pois, este outro exemplo: Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias.
Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.
A forma pronominal "a qual" é utilizada para retomar um substantivo feminino singular mencionado anteriormente na frase. Por exemplo: A cidade a qual visitamos é muito bonita.
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).