O que é necessário para acionar a garantia?
Tudo que você precisa saber sobre a Garantia dos Produtos e como exigi-la judicialmente
- Sempre exija o cupom fiscal/nota fiscal. ...
- Faça o pedido de cobertura pela garantia tão logo constatar os vícios. ...
- Faça comunicações preferencialmente escritas com a empresa e guarde protocolos de ligações.
Precisa da nota fiscal para acionar a garantia?
A Nota Fiscal em Casos de Devolução e TrocaEm situações de devolução ou troca de produtos, a nota fiscal é igualmente importante. Ela serve como prova da compra e é necessária para processar a devolução ou a troca dentro dos prazos estabelecidos por lei ou pela política da empresa.
Como funciona o processo de garantia?
Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito.Precisa de caixa para acionar garantia?
se o produto apresentar defeito, você tem direito de levar para reparo ou troca sem ter a caixa em mãos, isso porque a lei também não exige que tenha a caixa para tal reparo.Como ACIONAR a GARANTIA de Qualquer Produto – Posso TROCAR? Precisa de Algum Papel ou Documento?
Precisa de embalagem para garantia?
Não é obrigatório devolver o produto com a caixa/embalagem! Sem contar que é proibido a estipulação de qualquer condição que impossibilite ao consumidor defender seus direitos, ou seja, de só devolver o produto com a caixa.Como funciona a garantia em um produto com defeito?
O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis. A contagem deste prazo tem início com a entrega efetiva do produto ou término da execução do serviço.Como posso solicitar a garantia de um produto?
Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.O que a garantia não cobre?
A garantia não cobre danos ou desgaste causados pelo uso normal. Problemas que se enquadram no desgaste por uso normal são considerados desgaste natural do produto e não são elegíveis para reparo ou atendimento sob garantia.Quais são os três tipos de garantia?
A princípio se faz necessário compreender que ao falarmos em garantia, existem três tipos: a garantia legal, a garantia contratual e a garantia estendida. Além disso, existem regras e prazos diferentes para mercadorias e serviços comercializados.Como posso comprovar que algo é meu sem nota fiscal?
O consumidor tem outros meios possíveis de comprovar a aquisição do produto no estabelecimento comercial:
- Através da etiqueta;
- Embalagem;
- Fatura do cartão de crédito;
- Extrato de pagamento em débito;
- Certificado de garantia preenchido pela loja e até mesmo com testemunhas.
Tem como pedir garantia sem nota fiscal?
O código de defesa do consumidor não prevê a necessidade de nota fiscal ou qualquer outro tipo de documento para que o cliente tenha o direito de devolver ou trocar o produto. O CDC diz, em seu artigo 18, que: Art.Sou obrigada a dar nota fiscal?
Importante: a obrigatoriedade de emissão de NF-e abrange empresas de todos os portes, inclusive empresas optantes pelo SIMPLES Nacional.O que entra na garantia?
A obrigação da garantiaEsta cobertura deve incluir a parte elétrica, suspensão, seus componentes, e qualquer problema que apareça no veículo durante o prazo de 90 (noventa) dias desde que ele foi entregue ao comprador. Esta obrigação está citada no artigo 26 do CDC (Código de Defesa do Consumidor):