Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
As palavras polissêmicas são aquelas que têm mais de um significado. Por exemplo: Dama (mulher adulta) – dama (carta do baralho) – dama (jogo de tabuleiro). Banco (entidade financeira) – banco (assento para várias pessoas).
A polissemia consiste na pluralidade significativa de uma mesma palavra. Nesse sentido, um mesmo vocábulo pode assumir várias significações, dependendo do contexto em que está. É importante destacar que mesmo que haja uma alteração no significado, não ocorre mudança na classe gramatical.
Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.
LINGUÍSTICA existência de vários sentidos possíveis de uma palavra ou locução (por exemplo, a palavra «casa», que pode designar um edifício, um estabelecimento comercial, uma família, uma das divisões da tabuada, etc.)
Uma mesma palavra assume a capacidade de ser multifuncional, ou seja, pode ser utilizada em vários textos com variedades de sentidos. Polissemia é a possibilidade de uma palavra ter associado a ela mais de um significado, uma única palavra com várias possibilidades de significação.
A policitemia vera resulta de mutações no gene Janus quinase 2 (JAK2). Este produz uma proteína (enzima) que estimula a produção excessiva de células sanguíneas. As pessoas podem se sentir cansadas e fracas, tontas ou com falta de ar ou desenvolver sintomas causados por coágulos sanguíneos.
Sinonímia é a relação entre palavras de significado semelhante, como por exemplo entre bonito e lindo, entre alfabeto e abecedário, entre preto e negro. Estas palavras de significado semelhante chamam-se palavras sinónimas ou simplesmente sinónimos. Assim, bonito e lindo são sinónimos, porque têm o mesmo significado.
A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).
A polissemia é um fenômeno linguístico em que uma mesma palavra ou expressão apresenta dois ou mais sentidos. Por exemplo, o termo “vela” pode ser utilizado nos seguintes contextos: Acendi a vela quando a luz acabou. Içamos a vela, e o navio partiu.
Polissemia é um fenômeno linguístico caracterizado pela existência de um termo que apresenta mais de um significado. A palavra “língua”, por exemplo, pode significar um órgão ou um idioma, de acordo com o contexto em que é empregada.
5.4.3 Polissemia Um outro fenômeno lingüístico que está relacionado à ambigüidade semântica é a polissemia Um exemplo clássico de polissemia é a palavra 'banco', nos seguintes contextos A diferença entre homonímia e polissemia é bastante difícil de ser explicitada.
A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. Se pesquisarmos no dicionário, por exemplo, veremos conceitos relacionados a espaço ocupado, pequenas áreas, localidades, pontos de observação, região de referência, entre outros.