As funções administrativas são divididas em quatro atividades básicas chamadas PODC: planejamento, organização, direção e controle → rotina administrativa.
São elas: planejar, organizar, dirigir e controlar. Pegando as iniciais de cada uma das palavras, temos uma ferramenta conhecida por PODC. Ela parte do princípio que existe uma sequência de funções que devem ser seguidas para que a administração ajude a empresa a atingir seus objetivos.
O que é ciclo PODC? Planejar, organizar, direcionar e controlar, são as ações que compõem o ciclo do processo de gestão de um escritório de acordo com a proposta de Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração e criador da teoria do processo administrativo.
O PODC é a sigla para Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, uma metodologia desenvolvida por Henri Fayol, um engenheiro de minas que, com sua teoria clássica da administração, salvou a empresa Commentry-Fourchambault-Decazeville da falência.
O autor criou um modelo simples de abordagem para os tipos de decisões sob a responsabilidade de um administrador: o POCCC. A sigla reúne cinco pilares para administrar: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar.
Quais são as 4 funções da administração? As funções administrativas do empreendedor são, como dissemos antes, quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. Todas elas estão presentes na gestão comercial, no planejamento financeiro e em qualquer outra área da empresa.
Planejamento, organização, direção e controle (PODC) são as ações que compõem o ciclo do processo administrativo. De maneira ampla, essas são as quatro grandes funções administrativas de uma empresa. Elas foram primeiramente propostas por Henri Fayol, um dos principais autores da teoria clássica da administração.
O planejamento estratégico, tático e operacional são três níveis de planejamento que uma organização pode usar para alcançar seus objetivos. Cada nível de planejamento tem um escopo e um período de tempo diferente, e todos eles são interdependentes e essenciais para o sucesso de uma organização.
Dito isso, vamos às quatro funções básicas da administração, que são: planejamento, organização, direção e controle, também conhecidas como PODC, que é a combinação das primeiras letras de cada função.
- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.
Tudo começou com seu livro clássico, lançado em 1916, Administration Industrielle et Generale (Administração Industrial e Geral). Fayol era o diretor administrativo de uma grande empresa de mineração de carvão francesa. Baseou seu livro em suas experiências como praticante da administração desse empreendimento.
As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.
O 5W2H tem como objetivo principal auxiliar no planejamento de ações, pois ele ajuda a esclarecer questionamentos, sanar dúvidas sobre um problema ou tomar decisões. Assim, seu uso traz benefícios a como facilidade na compreensão de fatos e um melhor aproveitamento de informações.
O ciclo PDCA ou PODC é uma técnica cíclica. Então, conforme for sendo executado e realizado, permite a reavaliação e a mensuração para novos planejamentos. Além disso, é utilizado para controle e melhoria continua de processos e produtos.
Quais são as funções administrativas do ciclo PODC?
Muito lembrado pela sigla “PODC”, o processo administrativo, também chamado de “Funções do Administrador” é formado pelas funções de Planejamento, Organização, Direção e Controle.
O que é integração vertical? Integração vertical é uma estratégia de expansão que agrega dois ou mais processos de uma mesma cadeia de valor. Ou seja, ela acontece quando uma das empresas da fusão passa a dominar também outras etapas do seu processo produtivo.
Até 1950, a Administração Clássica, criada por Henry Fayol, se pauta no POCCC: Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Depois de Peter Drucker, os fundamentos passaram a ser o PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar). Sendo assim, administrar se tornou um ato mais prático, flexível e adaptável.
Eles foram definidos por Jules Henri Fayol e são: Planejar - Organizar - Liderar - Controlar. Esta é uma série de posts onde vamos falar mais sobre cada pilar.
A construção de uma empresa bem-sucedida é baseada em quatro pilares fundamentais: VENDAS, FINANÇAS, PESSOAS e PROCESSOS. Cada um desses pilares é crítico para o sucesso da empresa e requer atenção cuidadosa e diligente.
Quais são as fases do Processo Administrativo Disciplinar? De acordo com o artigo 235 da Lei Complementar nº 840, de 23 de dezembro de 2011, o processo administrativo disciplinar se desenvolve nas seguintes fases: (I) instauração; (II) instrução; (III) defesa; (IV) relatório e; (V) julgamento.
A diferença entre PODC e POC3 é que o PODC corresponde a uma metodologia que coloca em prática para a realização das atividades em sequência que são assumidas por um gerente, ou seja é um processo de gestão que se relaciona com as seguintes atividades: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).
Fayol entende que o trabalho precisa ser bem definido e que cada colaborador deve entender qual é o seu papel dentro da organização. Isso gera um aumento de produtividade e melhor aproveitamento dos recursos humanos e financeiros da empresa.