O objetivo do jogo consiste em trazer a bandeira que está sob posse da equipe adversária. Para evitar que a outra equipe vença, os jogadores devem proteger as bandeiras em seus campos ao mesmo tempo que tentam capturar a outra, no campo adversário.
Brincadeira ou jogo infantil com dois grupos, com o mesmo número de jogadores, que ocorre numa quadra ou num espaço retangular dividido em dois, com uma bandeira espetada em cada extremidade das divisões, ou um objeto que a represente.
O objetivo do jogo é atravessar o campo adversário e capturar a bandeira sem ser pego. Quem for pego deve ficar parado, congelado, no território oposto. O participante poderá ser libertado por alguém de sua equipe que conseguir tocá-lo sem ser pego pelo adversário.
Brincadeira infantil da qual participam duas equipes que se situam em lados separados por uma linha divisória. No fundo de cada lado, é fincada uma bandeira que deve ser roubada pela equipe adversária, sem que qualquer participante da outra equipe seja tocado.
Esta brincadeira foi criada na Holanda em 1830 e logo se popularizou por todo o continente europeu. Ela pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores. De modo geral, eles estão divididos nos que capturam e nos que devem fugir.
[Jogos e Brincadeiras para as Férias] - Pique-bandeira
O Pique bandeira é um esporte de invasão?
O jogo de "Pique-Bandeira", é um de invasão, interessante para a iniciação esportiva, principalmente por tratar de aspectos ataque-defesa sem que haja uma clara divisão desses momentos do jogo O aluno por meio das regras e da criação de estratégias do jogo, desenvolve valores sociais, como: respeito, amizade, ...
De forma bem simples, o jogo Salve Bandeirinha envolve duas equipes, cada uma com o mesmo número de integrantes. Cada equipe escolhe um campo e coloca sua "bandeira" no centro da linha de fundo do campo adversário, ou dentro de uma área previamente estipulada.
O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Chamada pelos americanos de Capture the Flag, essa brincadeira tem variações e obviamente sofreu alterações regionais.
Uma das crianças é escolhida como pegador e corre atrás das outras do grupo. Se pegar um dos participantes, ele fica parado, como se estivesse colado. Se outra criança encostar naquela que está colada, ela descola e volta para brincadeira. Se uma criança for colada três vezes, passa a ser o pegador.
A estratégia mais eficaz no rouba bandeira é a tabelinha. Essa é uma estratégia em que dois jogadores se aproximam um do outro e se comunicam por meio de gestos ou sinais. Isso permite que eles se coordenem e se protejam mutuamente.
O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.
Brincadeira que consiste basicamente em corridas e perseguições. De modo geral possui os seguintes componentes: o perseguidor, que corre atrás dos outros participantes, e o pique, que pode ser um objeto, um local, uma palavra ou um gesto, com a função de colocar os participantes a salvo da perseguição.
Para brincar, é preciso dividir o grupo em dois times. O jogador que estiver com a bola deve arremessá-la tentando acertar (queimar) uma pessoa do outro time. Quem for queimado sai do jogo. Vence a equipe que conseguir queimar todo o time adversário primeiro.
No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.
No Brasil, a prática remete às primeiras décadas do século XIX e vem da tradição portuguesa que, por sua vez, tem suas raízes na Itália renascentista, quando cidades da Toscana disputavam as bandeiras de outras regiões da península itálica.
GANHARÁ. ordem: o 1º - time com maior número de bandeiras resgatadas na somatória das partidas. o 2º - time com maior número de alunos participantes nas partidas. Artigo 10º - As regras oficiais de basquetebol serão seguidas com as seguintes adaptações: • Somente 03 tempos de 7 minutos corridos.
O objetivo do jogo consiste em trazer a bandeira que está sob posse da equipe adversária. Para evitar que a outra equipe vença, os jogadores devem proteger as bandeiras em seus campos ao mesmo tempo que tentam capturar a outra, no campo adversário. forem encostados por algum segmento corporal.
Nessa atividade, uma criança é vendada enquanto as outras escondem um objeto. Então, a criança escolhida passa a procurar tal objeto e recebe dicas dos colegas através das palavras “quente” ou “frio”. Quanto mais perto se está de encontrar o objeto, mais “quente”; ao passo que quanto mais longe, mais “frio”.
O pegador conta até um certo número com os olhos fechados e as outras pessoas se escondem. As pessoas que se esconderam têm que voltar ao lugar onde a primeira pessoa contou e bater no ponto de partida, falando uma frase, como: "1, 2, 3! (nome de quem bateu)" para se salvar.
O pique-bandeira é jogado em um campo dividido em duas áreas, uma para cada equipe. Cada equipe tem uma bandeira que precisa ser protegida, geralmente posicionada no fundo de sua área. O objetivo do jogo é capturar a bandeira do time adversário e trazê-la de volta à sua própria área sem ser 'congelado' pelos oponentes.
Bras. PE Diz-se de brincadeira de criança em que há dois times separados por uma linha divisória, e que consiste em roubar a bandeira do adversário e correr para o seu campo sem ser pego. [A mesma brincadeira é chamada de várias formas em regiões diferentes.