Ambos os procedimentos agridem os fios, porém é esperado que a descoloração agrida mais que a coloração pelo fato de o descolorante necessitar penetrar na cutícula dos fios para remover todo o pigmento.
O que estraga mais o cabelo as luzes ou a tinta? As luzes estragam mais o cabelo do que a coloração, devido ao fato da potência do pó descolorante usado nas luzes ser maior do que na coloração.
Cor desuniforme. O mais comum é que a raiz e as pontas fiquem com tons diferentes, já que a raiz é mais sensível e descolore mais rápido do que o resto do fio.
urgente! DIAS TOFFOLI SERÁ O PRIMEIRO A SER PRESO! BOMBA INTERNACIONAL EXPLODE NO STF! ACABOU...
Quando não devo descolorir o cabelo?
Pessoas com doenças agudas ou ferimentos no couro cabeludo não devem fazer química nos cabelos. Quem estiver com cabelos sensibilizados, fracos, finos ou saturados de química são contraindicadas de fazer qualquer tipo de clareamento dos fios.
A coloração sem amônia é semi permanente e age na pigmentação do fio na cutícula capilar. Ela é recomendada para todos os tipos de cabelos, inclusive os quimicamente tratados, pois não irão trazer danos maiores aos fios, agindo apenas na cutícula capilar.
Mas por que é melhor tingir os cabelos do que fazer luzes ou descolorir? Como é possível afirmar isso com tanta certeza? A resposta é simples: a descoloração age retirando a melanina do nosso cabelo, dexando-o descolorido.
Métodos naturais: o uso de ingredientes naturais como limão, mel e camomila pode ajudar a clarear o cabelo lentamente. Por exemplo, o suco de limão, quando aplicado ao cabelo e exposto ao sol, pode clarear os fios gradualmente.
A descoloração retira a pigmentação natural dos fios, deixando-os preparados para receber uma coloração mais clara que a sua tonalidade original. Depois de descolorido, o fio não consegue mais recuperar o pigmento perdido - ou seja, ele não volta mais à cor natural.
Muitos psicólogos relatam a importância dos cabelos (comprimento, penteado e cor) para nossa autoestima e para nossa própria liberdade de expressão. Longe de ser uma escolha baseada simplesmente em frivolidades ou necessidades, a cor do cabelo nos permite definir e expressar quem somos.
Pode sim. É comum que seja feita a coloração do cabelo no mesmo dia em que é feita a descoloração, para adotar uma nova tonalidade e deixar o visual diferente. Tanto a coloração quanto o tonalizante estão liberados para uso.
A agência não classifica o uso pessoal de tinturas de cabelo como um fator de risco para cânceres. Já a exposição ocupacional a esses produtos, como ocorre com os cabeleireiros, é. Isso ocorre porque as tinturas mais usadas têm, na composição, produtos químicos que podem fazer mal à saúde.
Com a descoloração, até o formato das ondas pode mudar. “Isso porque o acumulativo de produtos químicos com amônia, por menor que seja, pode alisar o cabelo. O ideal é aplicar o produto e torcer o fio na forma natural ondulada deixando agir sem esticar a mecha”.
Tingir é o ato ou efeito de tingir, colorir algo. Já descolorir é o oposto, já que a palavra significa perder a cor, descorar, tirar a cor, desbotar. Saiba mais sobre cada um desses processos abaixo e os cuidados necessários para cada uma dessas técnicas.
Tintura e descoloração aumentam queda? Mito. A tintura e descoloração danificam apenas o cabelo e não interferem na saúde do couro cabeludo. Portanto, pintar ou descolorir os fios não vai causar queda capilar.
Apesar de terem a mesma finalidade, há algumas diferenças entre colorir o cabelo com tonalizante ou tintura. Enquanto a coloração cobre 100% de fios brancos, tonalizar os fios deixa uma camada mais natural, porém que desbota mais rápido – e pode ser uma boa opção pra quem não quer perder o aspecto original dos fios.
Já a coloração sem amônia é conhecida como coloração semi permanente, pois ela apenas cria uma capa de cor em volta dos fios, fazendo com que a estrutura da fibra capilar não seja alterada, sendo uma opção de coloração menos agressiva para os cabelos. Além disso, proporciona brilho aos cabelos.
Desse modo, a tinta confere 100% de cobertura, brilho intenso e permanente, contudo, resseca mais o cabelo e exige mais retoque na raiz, em caso de diferença muito forte de tonalidade. Por outro lado, o tonalizante é menos agressivo, ressecando menos os cabelos, embora não proporcione os mesmos resultados da tinta.
Pode passar só a tinta no cabelo sem água oxigenada?
Sim, para que a coloração possa adentrar os fios é necessário usar a água oxigenada. Ao pintar o cabelo você já deve ter notado que no kit de coloração, a água oxigenada —também chamada como OX— vem separado da tintura que será responsável para dar cor aos fios.
De acordo com a dermatologista, tomar sol por uma a quatro horas por dia, principalmente no verão, com os cuidados necessários para a saúde capilar clareia os fios naturalmente pela exposição aos raios solares.
Apesar do processo de descoloração ser agressivo, tomando os cuidados necessários o procedimento prejudica pouco os cabelos. Procure passar por esse processo com um intervalo maior de tempo todas as vezes que for realizá-lo. O tempo ideal é de no mínimo três em três meses, para que assim não agrida tanto a fibra.
Quanto tempo o cabelo volta ao normal depois de descolorir?
Mas claro, nada que te liberte de ter que cuidar do cabelo depois, a vantagem é o tempo de recuperação pode ser reduzido a 1 dia se seu cabelo estava saudável antes da descoloração e o produto utilizado procura manter a integridade do fio.