De forma simples, podendo entender que o PI% mostra se o oxímetro está conseguindo “ler” o seu dedo. Sabendo disso, desde que o oxímetro mostre o valor de PI% acima de 4%, quer dizer que ele está conseguindo fazer a leitura corretamente. Caso apareça abaixo de 4%, alguma coisa pode estar complicando a medição.
O índice de perfusão é uma medida do sinal e permite que o usuário compreenda quando a qualidade do sinal é baixa, permitindo que o usuário corrija facilmente a falta de qualidade do sinal aquecendo as mãos, como colocar as mãos em seus bolsos por um minuto, remover o esmalte ou alterar a posição do dedo.
O índice de perfusão derivado da oximetria proporciona um indicador rápido das modificações microcirculatórias e pode ajudar o médico a detectar anomalias na circulação periférica.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os níveis de saturação de oxigênio no sangue devem ser entre 85% a 100%, nunca abaixo disso.
O que é PI no oxímetro ? - Como usar o oxímetro de dedo e muito mais.
O que é uma boa perfusão?
O teste da perfusão periférica ou perfusão digital é realizado comprimindo a ponta do dedo do paciente até se tornar pálido. A seguir, a pressão sobre o dedo é eliminada rapidamente. Quando a perfusão for adequada, a palidez da unha deverá desaparecer em menos de 2 segundos.
Em uma pessoa adulta, e com parâmetros normais, a frequência varia de 60 a 100 bpm, ou batimentos por minuto. “Há sempre uma variação quando fazemos atividade física, por exemplo, que tende a ficar um pouco mais alta, ou quando estamos dormindo, e tende a ficar mais baixa que o normal”, alerta a enfermeira.
Perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. O sangue oxigenado circula por meio das veias pulmonares, indo dos pulmões ao lado esquerdo do coração, que fará o bombeamento para o resto do corpo.
“Entre 95% e 100%, a pessoa está bem. De 90% a 95%, gera preocupação. Abaixo de 90%, alguma medida precisa ser tomada, porque pode levar a uma situação de sofrimento, muitas vezes, irreversível dos órgãos”, aponta o neurocientista.
A perfusão tecidual é um processo essencial para o funcionamento adequado do organismo humano. É responsável por garantir o suprimento de oxigênio e nutrientes para as células, bem como a remoção de resíduos metabólicos.
Para elas, a saturação pode oscilar em torno de 90%, sendo considerada normal ainda assim. Já em pessoas saudáveis, a queda da saturação em percentuais abaixo de 90% é um forte indicador de problemas graves, como anemia, pneumonia ou insuficiência cardíaca.
O que é o Índice de Perfusão? O PI é um valor numérico que indica a intensidade da pulsação no ponto no qual está posicionado o sensor. É um valor relativo que varia a segunda dos pacientes e a segunda da zona na qual está posicionado. Para valores superiores ao 4% a medição é atendível.
“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Qual é o mínimo de saturação que o ser humano aguenta?
A maioria das pessoas precisa de um nível de saturação de no mínimo 89% para manter suas células saudáveis. Acredita-se que um nível menor do que esse por um curto tempo não cause danos. Entretanto, suas células podem ser agredidas e sofrer danos se a baixa nos níveis de oxigênio ocorrer muitas vezes.
Posicione o sensor no dedo indicador, preferencialmente e certifique-se que está ajustado ao dedo; Espere até o aparelho detectar o pulso e faça o cálculo da saturação de oxigênio; Limpar novamente as mãos e o aparelho.
Acontece quando a quantidade de oxigênio é suficiente no sangue, entretanto, o sangue não consegue chegar aos tecidos do corpo, devido a uma obstrução, como acontece no infarto, ou quando a circulação na corrente sanguínea é fraca, provocada por uma insuficiência cardíaca, por exemplo.
Trata-se da circulação de sangue ou de um fluido através dos vasos sanguíneos ou de outros tecidos, garantindo o fornecimento de oxigênio e nutrientes para as células e a remoção de resíduos metabólicos. Esse processo é fundamental para a manutenção da vida e o bom funcionamento dos órgãos.
A perfusão pulmonar é um processo vital para o funcionamento adequado dos pulmões e do sistema respiratório como um todo. É responsável por garantir que o sangue seja adequadamente oxigenado e que o dióxido de carbono seja removido do organismo.
O que significa quando o oxímetro indica 82% de saturação?
Quando os níveis de saturação caem abaixo de 90%, é um sinal de alerta. Esse estado, chamado de hipoxemia, pode levar a consequências graves se não tratado, sendo essencial buscar atendimento médico o quanto antes.
Falta de ar, respiração acelerada, palpitações, tontura, suor excessivo, desmaio e cianose (coloração arroxeada de dedos e lábios) são os principais. Além disso, o médico também pode identificar o problema através de exames físicos, como oximetria de pulso ou gasometria arterial.