O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
O pH é uma medida do grau de acidez ou alcalinidade da água, sendo 7 o pH neutro. Valores acima de 7 (até 14) indicam o aumento do grau de alcalinidade e abaixo de 7 (até 0) o aumento do grau de acidez do meio.
O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40.
A água pura possui pH igual a 7 e é uma substância neutra, pois as concentrações de íons H3O+ e OH- são iguais. As soluções são classificadas como ácidas, básicas ou neutras em função das quantidades relativas de íons H3O+ e OH-. Soluções ácidas possuem maior concentração de íons H3O+ do que de íons OH-.
O pH é uma escala que foi definida pelo dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen no ano de 1909. Serve para determinar os níveis de acidez de uma solução em função dos íons H+. O pH é uma escala logarítimica, nunca negativa, que varia de 0 a 14. Com valor entre 0 e 7, diz-se que o meio é ácido.
Afinal, o que significa pH feminino? O pH vaginal representa o nível de acidez ou alcalinidade presente na vagina. Para determinar esse número, é usada uma escala que varia de 0 a 14. Um pH menor que 7 é considerado ácido, um pH acima de 7 é considerado alcalino, já um pH de 7 é considerado neutro.
Urina: o pH normal varia entre 4,5 e 8; Estômago: o pH normal fica em torno de 0,8. Esse nível tão baixo se dá por conta dos ácidos liberados na digestão dos alimentos, tornando a concentração de íons de hidrogênio cerca de 4 milhões de vezes maior do que no sangue, por exemplo.
Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres.
O produto comum, de uso doméstico, pode ter pH de até 2,2 — cerca de 10 vezes mais ácido que a média dos refrigerantes. O vinagre comercial é o que tende a apresentar níveis de pH mais baixos, enquanto as versões caseiras chegam a cerca de 3.
As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido).
O café é considerado uma bebida ácida, pois tem um pH entre 4,5 e 6, dependendo de vários fatores, como o local de cultivo, o processo de pós-colheita, a torrefação e a moagem dos grãos.
"Alguns dos alimentos que podem ajudar a manter o pH do corpo em equilíbrio são: verduras folhosas, como espinafre, couve, alface, rúcula, agrião e outras, que são ricas em minerais alcalinos, como cálcio, magnésio e potássio; brócolis, couve-flor, repolho e outros vegetais crucíferos, pois são ricos em nutrientes ...
O pH da Coca‑Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca‑Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.
O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.
O pH normal da cerveja [4.1-4.6] inibe certos organismos deteriorantes, enquanto um pH muito mais baixo pode ser indicativo de infecção por bactérias produtoras de ácido, resultando em cerveja azeda.
A grande maioria dos valores se coloca entre 3 e 5, mostrando-se o limão e a carambola abaixo dêstes valores e, acima dêles, o mamão, o abacate, a melancia, o caqui, o figo, a laranja lima e a lima da Pérsia.
Apresenta-se na forma de cristais, mas geralmente parece um pó fino de fácil solubilidade. Em contato com a água, conduz à formação de uma solução ligeiramente básica – pH 8,6. Além do uso farmacêutico e culinário, o bicarbonato de sódio também é um ótimo auxiliar na limpeza de ambientes e de roupas.
Em relação ao pH, a faixa de variação encontrada foi de 3,34 a 3,87, podendo ser considerados frutos ácidos, destacando-se o material BQ 155 com o menor valor de pH (Tabela 1). Segundo Gould (1974), para um fruto de tomate ser considerado ácido, a sua acidez deve ser inferior a 4,5.
A chuva “normal” possui pH levemente ácido: está em torno de 5,6. Na chuva ácida o pH é menor pois o dióxido de carbono liberado na atmosfera reage com a água resultando no ácido carbônico, abaixando o pH da água precipitada.
O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.
Urina turva sugere a presença de glóbulos brancos em excesso devido a uma infecção do trato urinário, a presença de cristais de sais de ácido úrico ou de ácido fosfórico ou a presença de uma secreção vaginal.