Passivo circulante é o conjunto de todas as obrigações financeiras que uma empresa precisa cumprir a curto prazo — ou seja, dentro de um período de 12 meses. Portanto, essa definição inclui contas a pagar, despesas que fazem parte da rotina do negócio e dívidas.
O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.
Qual a diferença entre passivo circulante e não circulante?
Os passivos circulantes são críticos para a análise de liquidez da empresa, pois representam as obrigações que precisam ser pagas. Já os passivos não-circulantes são importantes para a análise financeira de solvência a longo prazo, pois refletem as dívidas que a empresa terá que honrar no futuro.
São exemplos de contas classificadas no Passivo Circulante: ❑ Duplicatas a Pagar; ❑ Fornecedores; ❑ Empréstimos a Pagar (Curto Prazo); ❑ Salários a Pagar; ❑ Encargos Sociais a Recolher; ❑ Impostos a Recolher; ❑ Imposto de Renda a Pagar; ❑ Aluguéis a Pagar; ❑ Adiantamento de Clientes; ❑ Dividendos a Pagar.
Já os passivos são os números que registram as dívidas e obrigações da empresa com terceiros, sejam eles parceiros de negócio, bancos ou governo. Pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e obrigações fiscais e sociais são exemplos de passivos.
ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE
O que seria o ativo circulante?
É possível dizer que os ativos circulantes são todos aqueles bens que o gestor de uma companhia consegue converter em dinheiro em um curto prazo de tempo, geralmente em um ano fiscal da empresa.
Ativo: São os bens, direitos e valores que a empresa possui e podem ser convertidos em benefícios econômicos futuros. Passivo: São as obrigações e dívidas da empresa, ou seja, as contas a pagar e outras responsabilidades financeiras.
As contas de Passivo (Passivo Exigível e Patrimônio Líquido) representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos. Além disso, as Receitas representam origens de recursos, ao passo que as despesas representam aplicações de recursos.
Como posso descobrir o passivo circulante da minha empresa?
Como calcular o passivo circulante? Para calcular o passivo circulante, é necessário somar todas as obrigações financeiras que precisam ser liquidadas em até um ano. Dependendo do porte da empresa, essa listagem pode ficar bem extensa, portanto, o ideal é realizar uma classificação por categorias.
O passivo não circulante é o conjunto de obrigações e dívidas de uma empresa que devem ser pagas dentro de um prazo superior a um ano. Ele é parte de um dos três componentes que constituem o balanço patrimonial de uma empresa: o grupo de passivos. Sendo os demais: o grupo de ativos e o patrimônio líquido.
O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar. No Ativo, temos contas de Saldo Devedor e no Passivo temos Saldo Credor.
Na contabilidade brasileira, por força da legislação o passivo se divide em: Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível). O passivo exigível se subdivide em passivo circulante e passivo não circulante.
Qual é o cálculo do indicador Passivos/Ativos? Para fazer o cálculo dos Passivos/Ativos é preciso analisar o balanço patrimonial de uma determinada organização, aplicando a seguinte fórmula: Passivos/Ativos = (Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo) / Total de ativos.
Os lucros acumulados são os ganhos líquidos de uma empresa em determinado período. Seu valor deve descontar os dividendos aos acionistas. Este conceito também é conhecido por Patrimônio Líquido (PL) e consiste em uma reserva financeira cuja finalidade é o reinvestimento de recursos em suas atividades.
Alguns exemplos de passivos são pagamento dos fornecedores, empréstimos e financiamentos, obrigações fiscais e sociais. Geralmente, são registros em longo prazo, ou seja, compromissos assumidos por um determinado período de tempo.
Ativos incluem dinheiro, investimentos, propriedades, estoques e contas a receber. Passivos incluem empréstimos, hipotecas, contas a pagar e outras dívidas.
Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.
A diferença entre um ativo e um passivo é simples e clara: o ativo é tudo aquilo que gera dinheiro e o passivo corresponde a tudo o que envolve despesa. Portanto, de um lado temos os ativos - as entradas de dinheiro - e do outro temos os passivos - as saídas.
Pode ser classificado como ativo tudo o que pode ser convertido em dinheiro de alguma forma. Por exemplo, o dinheiro em banco é um ativo, o estoque da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo, o carro da empresa pode ser vendido e virar dinheiro, então é um ativo.
O ativo circulante é a soma de valores, como dinheiro em caixa, dinheiro em conta bancária, contas a receber em curto prazo e matérias-primas. Já para calcular os ativos não circulantes, é preciso subtrair os ativos circulantes dos ativos totais da empresa.
O passivo circulante compreende todas as dívidas e obrigações que uma empresa precisa quitar no curto prazo, geralmente em até 12 meses. Esses compromissos incluem desde contas a pagar até salários, impostos e financiamentos bancários com vencimento próximo.
De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.