O que é a parestesia? É um rompimento ou esmagamento nerval, tanto daqueles que passam pela mandíbula quanto dos localizados embaixo dos dentes ou linguais.
O tratamento da parestesia bucal depende da causa e da gravidade do quadro. Em alguns casos, a sensibilidade pode se recuperar espontaneamente em algumas semanas ou meses. Em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, fisioterapia, acupuntura e laserterapia.
A parestesia é um risco da cirurgia de extração do siso, mas que não acontece com todos. Por isso, é importante uma boa avaliação do seu dentista para ver a necessidade da extração do dente e seus riscos.
A parestesia pode ocorrer quando algum nervo é momentaneamente comprimido ou devido a lesões decorrentes de neuropatias (doenças que afetam os nervos) ou traumas. Sua duração pode ser temporária ou definitiva, dependendo da possibilidade de recuperação dos danos.
Pode ser causada por uma lesão nos nervos ou pela medicação. A cirurgia de extração do siso pode causar lesões nos nervos, que podem levar à parestesia.
PARESTESIA - O QUE É E O QUE PODE CAUSAR? DRA DANIELLE SALES
O que fazer para aliviar a parestesia?
O tratamento da parestesia
Os médicos podem optar por abordagens não cirúrgicas, como medicação para controlar a dor, repouso para reduzir a pressão. Além de fisioterapia para fortalecer os músculos e melhorar a circulação.
Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticoides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade.
Não há um tratamento efetivo para a parestesia, os sintomas tendem a regredir dentro de um a dois meses, embora haja uma melhora com o uso de histamina ou medicamentos vasodilatadores.
A queimação e formigamentos pioram nos dias seguintes. Você notará que está melhorando quando: A dor, queimação e formigamentos forem diminuindo após o primeiro mês.
Provavelmente é uma parestesia (pode ser temporária ou permanente). Dependendo da causa, a parestesia pode regredir naturalmente e a sensibilidade voltar ao normal. Aconselho acompanhamento com seu dentista para tratamento com laserterapia e medicamentos.
Dificuldade ao se alimentar e beber; Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça; Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios; Dor ao consumir doces e frutas cítricas.
O que acontece quando a anestesia pega no nervo do dente?
Se a agulha pegar algum nervo, você sentirá dormência e dor, que poderão durar até alguns meses. Por isso, é importante procurar um profissional qualificado e de confiança para seu tratamento, pois o barato acaba saindo caro. Já a anestesia geral pode causar vômitos, enjoo, tontura, dor de cabeça e alergias.
Os procedimentos medicamentosos básicos para a parestesia são baseados na vitamina B1, com associação da estricnina, na dose de um miligrama por ampola, em 12 dias de injeções intramusculares.
O tratamento de canal consiste na remoção do nervo do dente e limpeza do remanescente. É importante porque impede a progressão de uma inflamação irreversível que futuramente, caso não seja tratada, poderá gerar uma infecção. Além disso, o tratamento de canal remove a dor do paciente em casos sintomáticos.
A parestesia tem várias causas como lesão ou compressão do sistema nervoso periférico ou central, alterações envolvendo vasos, por posição do membro, etc. O especialista pode ser ortopedista, vascular ou neurologista.
A parestesia crônica pode causar uma dor aguda, o que pode afetar a qualidade de vida e a rotina do indivíduo. Por isso, consulte o seu médico se tiver sintomas persistentes e/ou debilitantes. Quanto mais cedo você descobrir a causa, melhor!
A parestesia pode ser resultado de uma fratura ou compressão deste nervo, traumas faciais ou ainda consequências de uma extração dentária ou mesmo aplicação de anestesia ou implante realizado próximo às inervações.
No entanto, essa dormência pode ser mais duradoura — o que caracteriza a parestesia bucal. Mas não se assuste: essa situação é bastante rara e tem cura. O importante é ficar atento aos sintomas e procurar o dentista caso perceba que o efeito da anestesia persista por muito tempo.
Procure um médico neurologista ou psiquiatra, e faça uma consulta. Acredito também ser necessário um acompanhamento psicológico, bem como a necessidade de realizar uma avaliação neuropsicológica, para avaliar tanto as funções cognitivas, quanto suas condições emocionais.
Quanto tempo demora para um nervo da boca se regenerar?
A grande maioria (90%) dessas lesões são temporárias e melhoram dentro de oito semanas. No entanto, se durarem por mais do que seis meses, são consideradas permanentes. Dano a esses nervos pode levar a alegações de sensações na região do lábio inferior e queixo, língua ou ambos.
O trauma nesse nervo pode gerar a parestesia (dormência ) no lábio e alteração sensitiva nos dentes. Isso pode ser momentâneo ou permanente a depender da lesão. O nervo alveolar inferior é um dos ramos do nervo trigêmio. Ele é um nervo sensitivo que inerva basicamente os dentes mandibulares.
Entre as principais causas da necrose do nervo estão a evolução gradual da cárie dentária, traumas, contato prematuro, coroas unitárias feitas sem tratamento endodôntico prévio, restaurações profundas antigas.
Geralmente, os remédios para dor no nervo do dente são antiinflamatórios e anestésicos, como paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco, benzocaína (tópico), lidocaína (tópico) etc. O dentista também pode aplicar anestesia diretamente no nervo do dente.