Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.
Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual. Exemplos: Apressar (tornar mais rápido) e apreçar (definir o preço); Arrochar (apertar com força) e arroxar (tornar roxo);
a) Homônimas Homófonas que tem som igual e significados diferentes: paço e passo, cassar e caçar, etc. b) Homônimas Homógrafas que tem escrita igual e significados diferentes: colher e colh(é)r, (ô)lho e (ó)lho etc.
→Homofonia é a igualdade fonética entre dois vocábulos ou entre um vocábulo e uma expressão. Na escrita, vocábulos homófonos têm uma mesma pronúncia, contudo, apresentam grafias diferentes.
Palavras Homófonas - Acento ou Assento? Cela ou Sela? Asso ou Aço? [Aprenda em 11 Minutos]
O que são antônimos?
A palavra antônimo vem do grego “nome oposto”. E é justamente esse o seu significado: são palavras que exprimem um sentido oposto à outra. Simples assim!
O que são palavras homógrafas de exemplos em frases?
Logo, homógrafas são palavras que se escrevem da mesma forma, mas que, dependendo do contexto, assumem diferentes sentidos. Exemplos de palavras homógrafas: Colher: pode ser um utensílio (substantivo) ou o ato de apanhar algo (verbo). Rio: pode ser um curso de água doce (substantivo) ou a ação de rir (verbo).
Neologismo é como chamamos uma palavra recém-criada ou uma palavra que já existe na língua, mas que passa a ter um novo significado. Portanto, o neologismo pode ser: fonológico (imitação de um som produzido por seres ou objetos); sintático (processo de derivação ou composição);
O que é sinônimo? Trata-se de palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito parecidos. Sinônimos são palavras que possuem significados idênticos ou muito parecidos.
Fonética é a ciência que estuda os sons da fala a partir de diferentes perspectivas: a articulatória, a acústica e a perceptual ou auditiva. A fonética articulatória descreve o modo como os sons, consoantes e vogais, são universalmente produzidos pelo aparelho fonador humano.
São palavras que apresentam igualdade ou semelhança fonética (relativa ao som) ou igualdade gráfica (relativa à grafia), porém com significados distintos. Dada essa particularidade, temos que os homônimos se subdividem em três grupos. Não pare agora...
Homofonia (do grego antigo "mesmo som") significa literalmente "vozes semelhantes" designando música em uníssono. Contudo, em homofonia, as vozes não precisam de estar em uníssono como se fossem a mesma melodia, admite-se sim que estejam uníssonas somente quanto à duração, i.e., quanto ao ritmo.
Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».
Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.