Olokun é o Orixá "Senhora do mar", é uma oluweri, metade humana e metade-peixe ela trás a fertilidade e prosperidade da sociedade e do convívio familiar. Na natureza é simbolizada pelo mar profundo e é a verdadeira dona das profundezas do mar, onde ninguém jamais esteve.
Olokun: Mistérios e Significados da Divindade dos Oceanos no Candomblé - Ep. 263
Quem é o rei do mar na Umbanda?
Iemanjá é uma orixá muito popular que está presente nas religiões de matriz africana no Brasil. É considerada aqui a orixá dos mares, sendo também a protetora dos pescadores.
OLOKUN é assentada dentro de um porrão escuro simbolizando a escuridão existente no. fundo do mar. mantido em um lugar oculto, onde ninguém possa tocá-lo.
A história conta que Iemanjá, filha de Olokun, o soberano dos mares, recebeu uma poção do pai para que a ajudasse a fugir de possíveis perigos. Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás.
Brasil. Na tradição afro-brasileira do Candomblé, Aganju é muitas vezes cultuado como uma manifestação ou qualidade de Xangô, muitas delas chamado de Xangô Aganju. É o orixá que representa tudo que é explosivo, que não tem controle, ele é a personificação dos vulcões.
A verdade é que nenhuma das formas consta no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Mas, quando se trata dos dicionários, a maioria registra o termo com “i”: Iemanjá. Essa é a forma “aportuguesada” de se referir à divindade, mas também não está errado dizer ou escrever “Yemanjá”.
A Princesa Adedoyin Olosun é uma alta sacerdotisa da religião tradicional yoruba em Osun, Obatala, Ifa, Egbe, Obaluaye, Ogboni, Aje, Baayanni e participa do culto de Orisa tanto em terras yorubas quanto na diáspora.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Olossá, na mitologia iorubá, é a divindade das lagoas, é uma lagoas africana. Olossá é sensível e zelosa. É filha de Orungã com Iemanjá, mãe de Ajé Salugá. Ganhou de Olocum o poder de governar os lagos que desembocam nos mares.
O papel de Iemanjá como Grande Mãe se associou com o de Maria, mãe de Jesus. Ela ainda foi associada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, entre outras.
No lado negativo vivem na falsidade das coisas. Seu lado social é tão intenso que preferem “atuar” para não transparecerem que não estão bem. Não gostam de estar em evidência. Geram muitos inimigos pois apontam o erro dos outros.
Conhecido como o Senhor da criação, ele é considerado o mais velho e sábio entre os Orixás, sendo associado à pureza, à paz e à razão. Ọbàtálá é visto como o criador da humanidade, aquele que moldou os seres humanos a partir do barro, recebendo de Olódùmarè, o Deus supremo, a missão de dar forma ao corpo humano.
Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa. Em algumas casa a saudação continua com os quatro dedos tocando simultaneamente o lado direito e esquerdo da cabeça, na região acima das orelhas e em seguida espalmando-os em direção ao alto.
Ibá de Oxum (em iorubá: Igbá Oṣun) ou assentamento de Oxum como é chamado popularmente pelo povo de santo, são construídos com materiais de porcelana ou louça de cores variada, mas sempre com detalhes na cor amarela e dourada, simbolizando sua ligação e domínio com a gema do ovo.
Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (faça seus pedidos com fé). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.
Segundo o ewo ou quizila (regras de conduta para os iniciados do candomblé que estabelecem o que eles não podem comer ou fazer), os filhos de Iemanjá não devem comer pimenta e sal, quiabo, abacaxi, mamão, uva vermelha e frutos do mar e nem usar a cor vermelha.