O que é olho pardo no café? A mancha de olho pardo, também conhecida como cercosporiose é uma doença fúngica destrutiva na cultura do café, causada pelo fungo Cercospora coffeicola.
Também é conhecida como mancha de olho pardo ou mancha-de-cercospora. Ela pode ser muito confundida com a mancha aureolada do cafeeiro, mas é uma doença diferente. Esse fungo ataca principalmente as folhas e os frutos. Como consequência, causa perdas de produtividade e da qualidade dos grãos.
O excesso de melanina na íris resulta em olhos com tons mais escuros, como o castanho-escuro. A falta desse pigmento, pelo contrário, faz com que a íris fique esbranquiçada. Dessa forma, uma pessoa com muito pouca pigmentação na íris tenderá a ter olhos azuis.
Qual é a doença conhecida como "olho de pombo" no cafeeiro?
A cercosporiose do cafeeiro – conhecida também como mancha de olho pardo, mancha circular, mancha parda ou olho de pombo – é uma doença que atinge as lavouras de café, causando desfolha das plantas e queda prematura dos frutos. Quando não tratada, leva à diminuição da produção e à depreciação da qualidade.
Cercosporiose (Cercospora coffeicola) Culturas Afetadas: Café, Café (Mudas) A cercosporiose, também conhecida como olho pardo, mancha circular, mancha parda ou olho de pombo, é uma das doenças mais antigas nas Américas, tendo sido relatada no Brasil em 1887.
A mancha-alvo é uma doença foliar causada por um fungo chamado Corynespora cassiicola. Esta doença pode atacar diversas culturas, dentre as principais estão a soja e o algodão.
O tratamento da criptococose é feito pelo infectologista, como o uso de remédios antifúngicos e deve ser iniciado o mais rápido possível, pois pode provocar meningite se afetar o sistema nervoso central e causar complicações graves que podem colocar a vida em risco.
Causada pelo fungo Cercospora zeae-maydis, a cercosporiose é uma doença foliar que provoca manchas acinzentadas e de formato retangular, predominantemente, que se desenvolvem paralelas às nervuras da folha do milho.
Os olhos âmbar são uma das cores mais raras e exóticas encontradas em seres humanos. Eles são caracterizados por uma tonalidade dourada ou âmbar, que pode variar de tons mais claros a tons mais profundos.
Leucoptera coffeella (Guérin-Méneville, 1842) (Lepidoptera: Lyonetiidae) é o nome científico do bicho mineiro do cafeeiro (BMC). Essa mariposa é uma das maiores pragas do cafeeiro, sendo que o dano à planta é causado pela sua a larva.
Você já deve ter percebido em seus próprios olhos ou de algum conhecido umas manchinhas escuras na parte esbranquiçada do globo ocular. Já parou para pensar por que algumas pessoas têm essas manchinhas? Geralmente são o que chamamos de nevus, que são pigmentações benignas, popularmente conhecidas como pintas.
A mancha manteigosa é uma doença grave e importante, decorrente dos danos, em todos os órgãos do cafeeiro, principalmente em flores e frutos ocorrendo às mumificações, levando às reduções da produtividade e/ou nulas (Ferreira, 2004).
A bactéria Pseudomonas seryngae pv garcae causa a doença Mancha Aureolada em cafeeiros, atacando folhas, ramos e até frutos. O ataque de Pseudomonas ocorre tanto no campo como no viveiro de mudas de café. O maior dano da doença não está relacionado com a perda de folhagem, como ocorre com a ferrugem.
O que é a toxoplasmose, também conhecida como doença do gato: ela é uma doença infecciosa não contagiosa causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Diversos animais podem ser infectados pelo parasita, como vários mamíferos (humanos e bovinos, por exemplo), roedores, aves e animais selvagens.
A psitacose (febre do papagaio) é uma pneumonia rara causada pela bactéria Chlamydia psittaci, presente principalmente em aves, como papagaios, araras, periquitos e agapornis. Ela também está presente em outras aves, como pombos, tentilhões, galinhas e perus.
Uma pinta que apresente alguma das características a seguir deve ser avaliada pelo médico dermatologista: A- assimetria (formato irregular); B- bordas irregulares (limites externos da lesão mal definidos, irregulares); C- cores variadas na mesma lesão (diferentes tonalidades); D – diâmetro maior que 6 milímetros”, ...
Resumo: O mofo-branco é uma doença altamente destrutiva causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum, que ataca espécies como o feijão comum, a soja, o algodão, entre outras.