Os ensaios de Vane Test são tradicionalmente empregados para a determinação da resistência ao cisalhamento não drenada (Su) de depósitos de argilas moles. Esses ensaios servem de referência para outros, cujas interpretações requerem correlações empíricas.
Esse ensaio visa avaliar a resistência não-drenada de solos argilosos saturados “Su”, na condição “in situ”, utilizando palheta de secção cruciforme, a qual é cravada no terreno e submetida ao torque necessário para cisalhar o solo ao seu redor, por rotação.
Ensaio de Palheta Vane - Test consiste na medição do torque necessário à rotação de um molinete ou uma palheta cravada no solo, sob velocidade constante. Este ensaio tem como objetivo indicar o valor da resistência ao cisalhamento de materiais argilosos, sob condições não drenadas.
Qual parâmetro podemos encontrar quando utilizamos o ensaio vane test?
Os parâmetros geotécnicos determinados em um Ensaio da Palheta Vane Test são: Resistência ao cisalhamento não drenada - Su; Sensibilidade - St; Razão de sobreadensamento - OCR.
*Trata-se de uma campanha promocional que permite a visualização temporária de uma norma, a qual está sendo pesquisada, somente uma vez, mediante cadastro e validação de e-mail, que será usado para fins de divulgação de produtos e serviços Target.
Aula 02 - P4/6 - Investigação Geotécnica - Vane Test
Qual é a norma brasileira que regulamenta o ensaio de palhetas?
ABNT NBR 10905:1989, Solo – Ensaios de palheta in situ – Método de ensaio, ABNT/CEE Comissão de Estudo Especial, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
As Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR) são normativas criadas e certificadas pela ABNT para empresas e indústrias com o objetivo de padronizar, criar e manter a qualidade dos processos, produtos e serviços. Não são obrigatórias, mas para licitações e certificações podem ser exigidas.
Os Índices físicos determinados em laboratório são: umidade (w), densidade real do grão (δ=Gs) e peso específico aparente úmido (γ), os demais são calculados a partir destes, por meio de expressões que os correlacionam.
A sondagem estática CPTU (Cone Penetration Test with Pore Pressure Measurment) consiste em testar com a utilização de um cone elétrico com possibilidade de medir a pressão da água nos poros do solo.
A Sondagem a Trado é realizada para o simples reconhecimento do solo e consiste basicamente na coleta de amostras que permitam distinguir o tipo de solo e de camadas de subsolo.
Sondagem Rotativa (SR) é o método de investigação geológico geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam ...
O ensaio de cisalhamento direto é um método amplamente utilizado na engenharia geotécnica para determinar a resistência ao cisalhamento dos solos. Este ensaio é fundamental para o projeto e a análise de estruturas de fundação, taludes e outras obras de engenharia que envolvem interação solo-estrutura.
O ensaio laboratorial de limite de plasticidade é um procedimento utilizado para determinar a umidade limite entre o estado plástico e o estado semiplástico de um solo.
O ensaio de palheta, também conhecido como Vane Test, tem como objetivo determinar a resistência ao cisalhamento de solos moles sob condições não drenadas (Su), em solos moles.
O ensaio de placa é um método utilizado quando deseja-se estimar as tensões admissíveis em determinado solo. Os resultados são apresentados em forma de gráfico com eixos de tensão e recalque, somado a outros dados que são relativos à montagem da prova, como locação em planta e elevação do terreno.
O ensaio consiste na cravação de uma palheta cruciforme no solo com subsequente aplicação de torque de forma a obter a resistência ao cisalhamento não drenado (Su), posteriormente a palheta é submetida a 10 voltas consecutivas para obtenção da resistência ao cisalhamento não drenado amolgado (Sur).
Resumo: O ensaio SPT é a ferramenta mais utilizada no Brasil para a obtenção de parâmetros geotécnicos para elaboração de projetos de fundação. Em contrapartida o CPTu ainda é pouco usual, fato explicado pelo pequeno número de empresas que o executam e pelo custo elevado.
O Ensaio de Integridade (PIT), é um ensaio de fundação de baixa deformação. É uma técnica não destrutiva que avalia a integridade estrutural de estacas por meio da medição de velocidade de onda gerada por um golpe de martelo manual.
Naturalmente, o grau de saturação de um solo indica a porcentagem de seu volume de vazios preenchido por água. Esta propriedade é de grande importância no estudo das propriedades hidráulicas de solos não–saturados, por exemplo.
A marca GS ("Geprüfte Sicherheit") significa “certificado de segurança” e é um selo de aprovação de segurança testada, sendo regulamentada pela lei alemã de segurança de produtos. Não é uma marca obrigatória para venda.
Assim, garantindo a qualidade e a segurança para consumidores e empresas. Clique aqui para aprender tudo sobre a ABNT. Portanto, a diferença entre NBR, NR e ABNT é basicamente que a NBR e a NR são normas técnicas. Enquanto isso, a ABNT dita a NBR, uma vez que a NR é o governo que regula.
As Normas Regulamentadoras (NR) são disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977.
A NBR 16.280 abrange reformas em áreas privativas e comuns dos condomínios. Tanto o proprietário da unidade quanto o síndico do edifício são obrigados a ter um plano de reformas, com responsável técnico e emissão de ART, além do cronograma da obra.
O ensaio CPT consiste na cravação estática lenta de um cone mecânico ou elétrico que armazena em um computador os dados em uma taxa de até 200 aquisições por segundo. O cone por meio de um sistema hidráulico é penetrado no terreno a uma velocidade de 2 cm por segundo.