O trevo roxo, de nome científico Oxalis triangulares, é uma planta muito fácil de cultivar e pouco exigente. Esta delicada planta é popular em todo o mundo. O nome do gênero, Oxalis, faz referência ao elevado conteúdo de ácido oxálico presente nas folhas do trevo roxo e outras espécies relacionadas.
Além disso, essa espécie vegetal possui ação antioxidante, anti-inflamatória, cardioprotetora, antiespasmódica, expectorante, sedativa e antitumoral. Trifolium pratense L.
Com origem nas antigas tradições dos povos celtas, acredita-se que encontrar um trevo com quatro folhas, e não apenas três, é um sinal de boa sorte. 🍀 Acreditava-se que o trevo de quatro folhas simbolizava a boa fortuna 💰, e quem o possuísse passaria a ter a sorte dos deuses 🙏🏼e os poderes da floresta.
Resumindo: a Oxalis tetraphylla não é, a rigor, um trevo, apesar de parecido com ele e de ter recebido o mesmo nome popular. Ah, e para os pais de pets, não tenha medo: a Oxalis tetraphylla não é venenosa. Na verdade, pelo contrário, há alguns relatos de que ela é comestível, inclusive para nós humanos!
Nota 2: Tem propriedades medicinais, sendo seu chá indicado para o tratamento de gastrite, doenças nervosas, anúria, amenorreia e conjuntivite. Em curativos, também é indicado para lavar as feridas.
Além da utilidade na culinária, a azedinha pode ser usada em tratamentos medicinais, devido às suas propriedades curativas. Essa planta é rica em Vitamina C, por isso tem propriedade antiescorbútica e serve para tratar bronquite e aumentar o apetite.
As flores são muito graciosas, também comestíveis. Esse sabor azedinho é do ácido oxálico, um ácido mais comum em folhas do que em frutas, e dá uma sensação diferente na boca do que o azedinho do limão.
Scutellaria agrestis (trevo-roxo) é uma planta muito utilizada pela população ribeirinha do Amazonas no tratamento de dores de ouvido, febre, diarréia e pressão alta. Este trabalho objetivou realizar estudos anatômicos, histoquímicos, fitoquímicos e farmacológicos dos órgãos vegetativos de S.
No entanto, o trevo tem muitos mais benefícios do que as pessoas imaginam. Diversos animais se alimentam dele. Os humanos também podem se alimentar do trevo, seja como um chá ou até mesmo como uma salada.
Você já viu 1 trevo roxo? Olha que Linda as folhas desse trevo, elas são rosas aqui no Centro e bem roxas, tanto na frente como atrás. Ela é toda comestível, tanto as folhas como as Flores.
Adicioná-los às suas saladas, sanduíches e até smoothies é uma maneira deliciosa e prática de incluir uma gama de nutrientes na sua alimentação diária.
Palicourea marcgravii — erva-de-rato, café-bravo, cafezinho, erva-café, roxa, roxinha, vick. Essa é a planta mais perigosa e a que mais mata bovinos no país. É encontrada em todo o território nacional — exceto no Sul e no Mato Grosso do Sul — e tem alta ocorrência na região amazônica.
Suas folhas são comestíveis e podem ser utilizadas em saladas, adicionando um sabor cítrico e fresco. Além disso, essa planta é frequentemente cultivada como uma cobertura de solo, ajudando a controlar o crescimento de ervas daninhas e fornecendo um belo tapete verde.
🍀Nossa nova paixão por aqui: trevo de quatro folhas, também conhecido como trevo da sorte. A cada folha é atribuído um significado: esperanca, fé, amor e sorte.
O verdadeiro trevo-de-quatro-folhas é formado a partir de plantas da família Fabaeae, do gênero Trifolium sp.. O nome já diz: tri=três e folium=folha, assim essas folhas só poderiam ter três folíolos! Existem estudos sobre a essa anomalia no Trifolium sp.