Sinal em que há um aumento muito acentuado da intensidade do sopro sistólico de insuficiência tricúspide, durante a inspiração ou em apneia inspiratória.
Notamos que a manobra de Rivero Carvallo é utilizada para diferenciar a origem de sopros – ou seja, se são originados das câmaras esquerdas ou direitas –, de modo que, quando a ausculta do sopro se torna mais intensa durante a realização da manobra, o som auscultado tem origem cardíaca direita e a manobra de Rivero ...
Sopro de Carey-Coombs-Grant: Estenose mitral funcional secundária ao edema da inflamação da febre reumática. Homem hígido, 35 anos, refere intensa dor precordial do tipo pleurítica, sem relação com esforço físico, iniciada há 5 dias. Relata infecção por Covid-19 há 20 dias, sem demais complicações pela doença.
Ao realizar a manobra de Handgrip, ocorre aumento da pós-carga devido elevação da resistência vascular periférica. Dessa forma, o ventrículo esquerdo ejeta maior quantidade de volume de sangue no átrio esquerdo através de uma valva mitral incompetente, fazendo a intensidade do sopro aumentar.
O sopro de Austin Flint, por definição, é uma estenose mitral relativa a uma insuficiência aórtica, demonstrando para o examinador que o ausculta que aquele paciente é portador de uma insuficiência aórtica grave.
Cirurgia. Em casos graves ou persistentes, a cirurgia pode ser necessária para aliviar a pressão sobre o nervo ulnar. Durante o procedimento, o cirurgião pode realizar uma liberação do túnel de Guyon, remover cistos ou tumores ou reparar fraturas que estão causando a compressão do nervo.
Sinal de Musset é a designação dada a movimentos involuntários da cabeça provocados pela batida cardíaca em situações de grave insuficiência aórtica. O nome deriva de Alfred de Musset, um escritor francês que sofria desta condição.
O fenômeno de Gallavardin ocorre quando a vibração da valva aórtica reverbera no anel mitral, provocando um sopro de irradiação para o foco mitral. É um sopro agudo, piante. Só cuidado para não apostar que há duas patologias concomitantes, hein!
B3 ventricular esquerda é mais bem auscultada durante a expiração (pois o coração está mais próximo da parede torácica), com o paciente em decúbito lateral esquerdo. A B4 é provocada pelo enchimento ventricular aumentado, o qual é desencadeado por contração atrial, próxima à telediástole.
A pulsação visível no leito ungueal recebe o nome de sinal de Quincke. O pulso é característico e denominado em martelo d'água, que apresenta distensão abrupta e rápido colapso, ocasionado pela elevada pressão arterial sistólica e baixa diastólica.
O sopro pode ter alta tonalidade se a insuficiência tricúspide for banal e decorrente de hipertensão pulmonar, ou ter tonalidade média, se a insuficiência tricúspide for grave e decorrer de outras causas. O sopro varia com a respiração, tornando-se mais intenso com a inspiração (sinal de Carvallo).
A manobra de squatting (acocoramento) causa um aumento simultâneo do retorno venoso e da resistência vascular sistêmica e provoca intensificação do sopro sistólico constatado na miocardiopatia hipertrófica (forma obstrutiva).
Nessa manobra o examinador ausculta o foco tricúspide enquanto o paciente realiza inspiração profunda. Caso haja aumento do sopro, a manobra é positiva, o que indica um sopro caudado por insuficiência tricúspide.
Elevar a mandíbula com os dedos, pelo menos até os incisivos inferiores estejam mais altos do que os incisivos superiores. Essa manobra levanta a língua junto com a mandíbula, aliviando assim a obstrução das vias respiratórias superiores.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.
Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.
O sinal de Godet (cacifo), que caracteriza a presença de edema, deve ser avaliado quanto ao grau de profundidade. Já a presença de varizes, seja em apenas um dos membros ou em ambos, constitui um fator agravante na condição dos pés de pacientes com diabetes mellitus.
Os pacientes com sinal de Courvoisier-Terrier geralmente são idosos (> 60 anos) que, além da icterícia e massa palpável indolor no hipocôndrio direito (correspondente a vesícula biliar), costumam apresentar quadros de vômitos, náuseas, perda ponderal, prurido, febre e poucos casos sangramentos gastrointestinais.
Uma outra manobra conhecida é a manobra de Handgrip, onde o paciente fecha as mãos e as pressiona. Esse exercício isométrico leva ao aumento da resistência vascular periférica, aumenta regurgitação mitral e reduz o fluxo aórtico.
A insuficiência aórtica (IAo) caracteriza-se pelo fluxo sanguíneo retrógrado da aorta para o ventrículo esquerdo durante a diástole, devido à incompetência do mecanismo de fechamento valvar aórtico. A causa mais comum de IAo em nosso meio é a febre reumática, responsável por cerca de 85% dos casos.
Sopro sistólico crescente-decrescendo (“Diamante”) – Temos uma obstrução ao fluxo em via de saída dos ventrículos, assim a fração de ejeção ventricular vai realizar uma força crescente contrária a calcificação da valva.