Skinner e como o comportamento é influenciado pelo ambiente B.F. Skinner foi um psicólogo americano que desenvolveu a teoria do comportamento operante. A teoria de Skinner afirma que o comportamento humano é influenciado pelo ambiente em que a pessoa está inserida e pelas consequências de suas ações.
Skinner se refere a esta individualidade já enquanto concebe o homem como ser genérico, como membro de uma espécie. Por exemplo, quando afirma que "um membro da espécie tem identidade no sentido de que é um membro e não outro.
Qual a visão de humano implicada na teoria de aprendizagem de Skinner?
De acordo com a teoria skinneriana, o homem age no mundo em decorrência das consequências positivas ou negativas de seu comportamento e, diante disso, não se pode pensar o ser humano simplesmente submetido ao ambiente de forma passiva, pois os mesmos não estão apenas "atentos" ao mundo, mas respondem de forma ...
O termo sujeito pode ser usado para se referir a qualquer coisa que tenha existência por si mesma, seja uma planta, um animal, um acontecimento ou mesmo o homem; neste sentido o termo não se destina a nenhum ser em especial: todos os seres são sujeitos, já que são passíveis de receber determinados atributos que lhe dão ...
A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.
História de Skinner: Teoria Comportamental - Por Que Você Faz o Que Faz?
Como Skinner explica a determinação do comportamento humano?
Segundo Skinner (1969), a formulação adequada da relação organismo-ambiente é especificada pela contingência, que dita a organização da relação entre eventos ambientais e eventos comportamentais. Isso quer dizer que a contingência é uma “ferramenta” que possibilita a compreensão e modificação do comportamento.
O homem é moldado pelo meio porque faz o que lhe traz mais benefícios advindos da sociedade. O homem não age segundo sua própria vontade. Esse conceito foi chamado de condicionamento operante.
Quais são os três níveis da influência do comportamento humano na teoria de Skinner?
O primeiro nível é o filogenético e diz respeito às questões biológicas respondendo pelos reflexos e padrões típicos de uma espécie; o segundo é o ontogenético, que se relaciona à história de vida do indivíduo; e o terceiro trata-se do cultural, que corresponde às influências de práticas sociais na conduta humana.
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.
O pensamento/pensar foi definido por alguns analistas do comportamento como comportamento verbal encoberto; por outros foi definido como comportamento que torna outro comportamento (ou comportamento adicional) possível.
Qual a diferença entre um objeto e não no ser humano?
Uma lâmpada é um objeto pois tem forma definida, mas não é um corpo pois não possui massa e nem ocupa espaço. c. Um livro é um objeto pois tem forma definida, mas não é um corpo pois não possui massa e nem ocupa espaço.
'Por que Skinner Errou?' apresenta um argumento simples e forte contra a filosofia crítica de Skinner à Psicologia. Para Skinner, explicações psicológicas são internalistas, ou seja, apontam como causa para o comportamento motivos internos e privados do indivíduo, como desejos, medos e crenças.
O homem é um ser ativo, social e histórico: O homem produz sua sobrevivência com os outros homens. A relação do homem com a natureza, através de suas atividades, e a relação com os outros homens constituem o ser humano.
Em antropologia, o termo pessoa aplica-se a um ente definível positivamente; indivíduo ou sujeito, ao contrário, a um ente definível negativamente (4). Em sociologia, pessoaé o indivíduo provido de status social, ao passo que indivíduo e sujeito adquiriram conotação despersonalizante, pejorativa.
O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.
Os principais conceitos desenvolvidos por Skinner na composição de sua teoria são: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente. Para a teoria behaviorista radical, comportamento é definido como a relação entre organismo e ambiente.
O homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto das associações estabelecida durante sua vida entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais).
Em linhas gerais, enquanto que para Watson a compreensão da realidade se dava por meio de consenso social, como na frase “a verdade é observável à todos”, Skinner baseia suas pesquisas nas respostas que o indivíduo analisado apresenta. Ou seja, o que o indivíduo diz ou responde deve ser analisado individualmente.
O primeiro behaviorista explícito foi John B. Watson, que, em 1913, lançou uma espécie de manifesto chamado A Psicologia tal Como a Vê um Behaviorista. Como o título mostra, ele não estava propondo uma nova ciência mas afirmando que a Psicologia deveria ser redefinida como o estudo do comportamento.
A proposta do estudo de Skinner é trazer a analise acerca das influências do meio na tentativa de explicar o comportamento humano, ou seja, ele acreditava que os estímulos externos eram decisivos para definir a conduta e o porquê do comportamento das pessoas, é na mesma tentativa que este estudo toma corpo, na ...