O Queijo Canastra é um tipo de queijo brasileiro, de origem e produção de Minas Gerais, na região da Serra da Canastra. Produzido há mais de duzentos anos, é primo distante do queijo de São Jorge, Açores, Portugal, trazido pelos imigrantes da época do ciclo do ouro, mas com particularidades típicas do terroir.
O Queijo Canastra é o tradicional de casca amarela lisa e branco por dentro. Ideal para fazer um pão de queijo no seu estado de queijo curado ou ideal para comer com goiabada em seu estado de meia cura. O queijo Serra da Canastra é feito tradicionalmente como era feito há mais de 200 anos, de leite cru prensado à mão.
Embora há quem pense que canastra é só um tipo de queijo, na realidade trata-se do produto produzido em uma região específica do estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra. A região representa os sete municípios produtores do legítimo Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra.
Com certeza! O queijo Canastra é uma ótima fonte de proteínas, cálcio, gorduras boas, minerais e vitaminas. Além disso, o queijo Canastra é uma grande fonte de probióticos. O consumo regular de leite e derivados traz uma série de benefícios ao seu corpo e saúde, para saber mais sobre ele acesse este link aqui.
O queijo Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação. Com o passar dos dias, ele adquire uma bela cor dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. É boa companhia para uma cerveja gelada, cachaça ou vinho tinto.
Reportagem Globo Rural - Conheça a história do Queijo da Região da Canastra
Porque o queijo canastra fica amargo?
Os microrganismos psicrotróficos têm destaque especial, pois são capazes de se multiplicar em temperaturas de refrigeração e produzir enzimas (lipases e proteases) que degradam lipídeos e proteínas, resultando em alterações sensoriais e de textura, podendo causar gosto amargo.
Qual queijo mais saudável? A ricota, o queijo cottage e o queijo minas são considerados os mais saudáveis para dietas de déficit calórico, pois são queijos frescos pouco calóricos, com uma boa quantidade de água em sua composição e um baixo teor de gorduras.
Como posso saber se o queijo canastra está estragado?
Verifique a sua aparência. Os queijos frescos, cremosos, ralados e fatiados com mofo na superfície dificilmente podem ser aproveitados, porque fungos e bactérias se espalham rapidamente dentro deles. Por isso, devem ser jogados fora.
Queijo da Canastra: produzido na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais, esse é um dos queijos meia cura mais tradicionais e conhecidos do Brasil.
Um queijo puro geralmente possui uma textura uniforme e consistente. Ao partir o queijo, observe se ele apresenta uma estrutura homogênea, sem presença de grumos ou partes com texturas diferentes. Um queijo adulterado ou de baixa qualidade pode apresentar texturas irregulares ou até mesmo grumos visíveis.
Além de seu sabor inigualável, essa delícia também oferece benefícios à saúde por ser rico em nutrientes como cálcio, proteínas e vitaminas, ele pode fazer parte de uma dieta equilibrada. Seu processo de maturação natural também contribui para a formação de probióticos benéficos, que ajudam a manter a saúde intestinal.
Sim, você pode consumir queijos na dieta! Mas é importante saber quais escolher. Queijos mais curados, como parmesão fresco, minas frescal, meia cura e canastra, são opções excelentes para incluir no seu cardápio.
Um dos mais conhecidos de Minas Gerais, o queijo da serra da Canastra ganhou autorização em 2013 para ser vendido fora do Estado. Com isso, os produtores tiveram de adequar as antigas salas de produção, o que encareceu o produto.
Ideal para acompanhar alguma bebida especial ou fazer um pão de queijo no seu estado de queijo curado ou ideal para comer com goiabada em seu estado de meia cura. O queijo Serra da Canastra é feito tradicionalmente como era feito há mais de 200 anos, de leite cru prensado à mão.
Qual o sabor do queijo canastra? Para quem nunca provou o queijo canastra, o seu sabor é bem forte e marcante. Tem um toque levemente picante e denso com um pouco de acidez. Tem cor amarela e a textura está no meio termo entre o seco e o macio, bem diferente do queijo minas que é bem mole.
O pingo do queijo em fabricação de um dia é utilizado para a produção do lote de queijo do dia posterior. O pingo contém uma concentração elevada de cloreto de sódio e de bactérias láticas endógenas que são as responsáveis pelos atributos de cor, sabor, aroma e textura típicas do produto (Furtado, 1980).
Os queijos de búfala e de cabra possuem uma proteína diferente da presente do leite de vaca, a A2, que garante fácil digestão. “A caseína, que é a proteína do leite, se chama A1 no leite de vaca. No queijo de búfala e de cabra, chama-se A2. Essa proteína é, por natureza, menos inflamatória”, explica Fernanda Giácomo.
Qual o melhor queijo para quem tem colesterol alto?
Recomendados : Leite desnatado, queijos magros; por exemplo: queijo tipo cottage, tipo quark (queijo cremoso de leite desnatado), queijo de coalhada (ricota), clara de ovo, iogurte desnatado, queijo mineiro.
Mariana destaca que os queijos amarelos, em geral, contêm uma quantidade maior de gordura saturada, de colesterol e de sódio, e podem contribuir para o surgimento de problemas como pressão alta e doenças cardiovasculares.
Para ser autêntico, o Queijo da Canastra precisa ser feito em um desses 7 municípios: São Roque de Minas, Medeiros, Vargem Bonita, Tapiraí, Delfinópolis, Bambuí e Piumhi, cidades que formam a área delimitada pela Indicação de Procedência Canastra.
Todos os queijos da canastra que você comprar online na loja Mundo do queijo, o que diferencia cada um é o tamanho, tempo de maturação e sabor de produtor para produtor, pois cada queijo produzido em cada fazenda tem um sabor e textura diferentes. São peças únicas.