Como funciona o protocolo spikes?
As seis etapas do protocolo SPIKES
- Etapa 1 – S (setting up the interview) S (setting up the interview): Planejar/ensaiar a conversa mentalmente já que é uma situação de estresse. ...
- Etapa 2 – P (Perception) ...
- Etapa 3 – I (Invitation) ...
- Etapa 4 – K (Knowledge) ...
- Etapa 5 – E (Emotions) ...
- Etapa 6 – S (Strategy e Summary)
Qual é o protocolo de sepse?
O protocolo de sepse deve ser aberto para pacientes com SUSPEITA de sepse e choque séptico, a partir da presença de disfunção orgânica em pacientes com suspeita de infecção grave. A equipe médica deve definir a classificação inicial do paciente.O que fazer na 1o etapa do protocolo Spikes?
Letra “I” A letra I no protocolo SPIKES significa “invitation”, em português, “convite”. Nessa etapa, deixe o paciente convidar para contar a ele sobre a doença. Respeite a vontade do paciente de querer saber detalhes (ou não) do quadro.Qual a origem do protocolo SPIKES?
O protocolo SPIKES (Setting; Per- ception; Invitation; Knowledge; Explore emotions; Strategy and sumary) surgiu com o objetivo de habi- litar o médico e a equipe multiprofissional a comuni- carem más notícias para pacientes com câncer (Baile et al., 2000).Protocolo SPIKES
O que é a técnica SPIKES?
O protocolo SPIKES é uma metodologia que reúne seis boas práticas na hora de comunicar más notícias ao paciente. Ele foi criado para deixar a comunicação entre profissionais e pacientes mais simples, clara e humanizada, por se tratarem de casos graves e/ou terminais.O que significa o protocolo paciente?
A finalidade deste protocolo é garantir a correta identificação do paciente, a fim de reduzir a ocorrência de incidentes. O processo de identificação do paciente deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.Qual é a estratégia médica do Protocolo SPIKES?
Esse protocolo prevê que a consulta termine sumarizando-se os dados importantes e traçando-se uma estratégia de cuidado junto ao paciente. Esse protocolo orienta que as emoções sejam evitadas na comunicação de más notícias, pois elas fazem os pacientes terem dificuldades em reter informações.Como comunicar notícias negativas?
Ser honesto e demonstrar empatia ameniza as reações de uma mensagem negativa
- Líderes de negócios precisam ser honestos com sua equipe e clientes, mesmo diante de uma má notícia;
- Estar preparado para perguntas e reações ruins ajuda a manter a calma e lidar com a situação de forma inteligente;
Como dar notícia de câncer terminal?
Comunicação com uma pessoa em estado terminal
- Escutar o que a pessoa está dizendo. ...
- Falar sobre o que a pessoa imagina para os familiares depois de morrer e voltar a acontecimentos mais próximos a sua morte. ...
- Falar sobre recordações com o doente terminal porque essa seria uma maneira de homenagear a vida da pessoa.
Quais são os três critérios da sepse?
Temperatura corporal elevada ou baixa. Frequência cardíaca elevada. Frequência respiratória elevada. Contagem de leucócitos elevada ou baixa.Qual é o 5o sinal vital?
A Agência Americana de Pesquisa e Qualidade em Saúde Pública e a Sociedade Americana de Dor descrevem a dor como o quinto sinal vital que deve sempre ser registrado ao mesmo tempo e no mesmo ambiente clínico em que também são avaliados os outros sinais vitais, quais sejam: temperatura, pulso, respiração e pressão ...Qual o protocolo de infarto?
Temos basicamente 3 opções no protocolo IAM: enoxaparina, heparina não-fracionada e fondaparinux. Na prática, a principal medicação é a enoxaparina, uma vez que,na vida real, dificilmente temos acesso ao fondaparinux.Como devo responder a uma notícia ruim?
Aqui vão algumas dicas de especialistas sobre o assunto:
- Não reprima suas emoções. Ao invés de engolir suas emoções, diga como se sente, quer isto signifique admitir que está com medo ou chorar. ...
- Não sinta-se culpado. ...
- Distraia-se. ...
- Entenda o que está acontecendo. ...
- Fale sobre a notícia.
Como dar notícia de obito?
Narre o que aconteceu para que o ente querido viesse a óbito e diga sem delongas. Fale calma e respeitosamente com clareza e objetividade. Embora o fato do falecimento seja impactante, em algum momento todos saberão da triste notícia, então prolongá-la para evitar o sofrimento da separação, não é uma saída.Quem criou o protocolo SPIKES?
O protocolo SPIKES, desenvolvido por Robert Buckman (Breaking bad news: a guide for health care professionals. Baltimore: John Hopkins University Press, 1992) é uma das técnicas utilizada para o treinamento em “dar más notícias”.O que é spike na medicina?
O Protocolo SPIKES é uma ferramenta para auxiliar os profissionais de saúde na comunicação de más notícias aos pacientes. É realizado em 6 etapas, que devem ser utilizadas em uma entrevista com o paciente e seu familiares.Quando os médicos chamam a familiares?
Em situações nas quais os pacientes estão com quadro de saúde mais grave, a comunicação com a família é feita pela equipe médica responsável. Em casos menos complexos, o contato é realizado por meio de boletim médico – enviado pela equipe de Serviço Social aos familiares.Como comunicar notícias ruins?
Ouvir a má notícia deve ser contrabalançado, contudo, com a evidência de que alguma coisa pode ser feita. Desta forma, mesmo que uma cura não seja realista, oferecer esperança e encorajamento sobre quais opções estão disponíveis é necessário.Qual é o primeiro passo do protocolo Spikes para comunicar más notícias?
O protocolo Spikes8 descreve seis passos de maneira didática para comunicar más notícias (Quadro 1). O primeiro passo (Setting up) se refere à preparação do médico e do espaço físico para o evento. O segundo (Perception) verifica até que ponto o paciente tem consciência de seu estado.Como devo comunicar más notícias?
Usar um tom de voz suave, pausado e usar uma linguagem sincera. O profissional deverá assegurar-se que o paciente tenha compreendido a mensagem com clareza. A maioria dos autores sugere o uso de uma linguagem simples, sem muitos termos médicos.Quais são os 6 protocolos?
Quais são os 6 protocolos de segurança do paciente?
- Identificação do Paciente. ...
- Higiene das Mãos. ...
- Cirurgia Segura. ...
- Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. ...
- Prevenção de Quedas. ...
- Prevenção de Úlcera por Pressão.