O que diz o princípio do tu quoque?
No geral, o tu quoque consiste na vedação a um comportamento surpresa e irregular de uma das partes.Qual é o significado de "tu quoque"?
O "tu quoque", também conhecido como argumento ad hominem tu quoque, é uma falácia lógica informal em que alguém tenta desqualificar o argumento de outra pessoa acusando-a de hipocrisia ou inconsistência, em vez de refutar diretamente o argumento em si.O que é tu quoque e como surgiu?
Fazem parte de tal seleção o Tribunal de Justiça de São Paulo e o Tribunal Regional Federal da terceira região. O termo tu quoque tem origem no grito de dor do imperador romano Júlio Cesar, quando este descobriu que seu filho Brutus era um dos que conspiravam contra sua vida: “Até tu, Brutus?”.O que é falácia tu quoque?
Essa falácia é um tipo especial de ataque ad hominem. Ou seja, usam-se os erros passados, cometidos pelo oponente, para desconsiderar o argumento apresentado, deixando de lado a discussão do argumento em si .🔴 O QUE É "TU QUOQUE"? | BOA-FÉ OBJETIVA | PROCESSO CIVIL | VAI CAIR NA SUA PROVA #1
O que é uma falácia de um exemplo?
A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.O que é a boa fé objetiva?
Segundo a boa-fé objetiva, prevista de forma expressa no art. 422 do CC/02, as partes devem comportar-se de acordo com um padrão ético de confiança e de lealdade, de modo a permitir a concretização das legítimas expectativas que justificaram a celebração do pacto.O que é supressio, surrectio e tu quoque?
A diferença evidente, portanto, entre o tu quoque e suppressio e surrectio é que, no primeiro, existe objetivamente a violação a uma norma ou mesmo a uma disposição do contrato por uma das partes que, posteriormente, busca se beneficiar da própria torpeza, enquanto nos segundos a conduta não é, em si mesma, ilícita, ...O que é a teoria do adimplemento substancial?
Segundo este princípio, os contratos devem ser regidos pelo seu escopo existencial, sempre em observância dos valores essenciais que buscam cumprir, encontrando, assim, a sua razão de ser, ou seja, a sua função social.O que é lucro da intervenção?
O Enunciado 620 da VIII Jornada de Direito Civil do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CJF) definiu o lucro da intervenção como "vantagem patrimonial auferida a partir da exploração não autorizada de bem ou direito alheio"10.O que diz o artigo 422 do Código Civil?
Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.O que significa venire contra factum?
O princípio do Venire Contra Factum Proprium veda o comportamento contraditório, inesperado, que causa surpresa na outra parte. Embora não tenha previsão expressa no CDC, sua aplicação decorre da boa-fé objetiva e da lealdade contratual, exigíveis de todos os contratantes.Qual a diferença entre supressio e surrectio?
Ou seja, se numa relação jurídica surgir a supressão de um direito para uma das partes em razão do decurso do tempo sem o seu exercício (supressio), estará gerada para a outra parte um direito que originariamente não existia (surrectio).O que é a exceptio doli?
A exceptio doli generalis consiste em um outro tipo de atuação da boa-fé objetiva no sentido de veicular seu conteúdo material para específicas situações subjetivas. A exceptio doli atua no sentido de paralisar o exercício de pretensões claramente dirigidas contra a parte contratante de modo doloso.O que é a Teoria do Surrectio?
"Surrectio", nada mais é do que a "aquisição" de um direito em face ao exercício de uma conduta reiterada. Aqui, a atitude de uma parte ao longo do tempo faz surgir para a outra um direito não pactuado originalmente."O que é ação de evicção?
Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.O que significa o adimplemento?
ADIMPLEMENTO DA OBRIGAÇÃO"Forma genérica de extinção das obrigações. O adimplemento inclui todas as formas de extinção das obrigações, como a novação, a compensação, a transação e outras". (HORCAIO, Ivan. Dicionário Jurídico.