O que é o princípio da fungibilidade?

6. A aplicação do princípio da fungibilidade pressupõe que, por erro justificado, a parte tenha se utilizado de recurso inadequado para impugnar a decisão recorrida e que, apesar disso, seja possível extrair de seu recurso a satisfação dos pressupostos recursais do recurso apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é fungibilidade no CPC?

Desse modo, entende-se por fungibilidade recursal o princípio ou o mecanismo processual que possibilita ao Tribunal o conhecimento, a análise e o julgamento de um recurso específico, que seja mais apropriado ao caso concreto, embora a parte tenha inicialmente interposto recurso diverso, em respeito aos princípios da ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em bibliotecadigital.stf.jus.br

O que é o princípio da fungibilidade das ações?

O princípio da fungibilidade em outra dimensão

O princípio da fungibilidade apresenta dimensão suficientemente ampla a ponto de abranger a possibilidade de se receber uma ação por um recurso e vice-versa, e, até mesmo, uma ação por outra, ainda que de natureza jurídica diversa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que é o princípio da fungibilidade no processo Penal?

O princípio da fungibilidade recursal admite que um recurso impróprio seja aceito no lugar daquele que seria o correto para determinada situação processual. O recurso em sentido estrito está previsto no artigo 581 do CPP. O julgamento teve a participação, como amicus curiae, da Defensoria Pública da União.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é o princípio da fungibilidade das formas?

O princípio da fungibilidade constitui-se num corolário do princípio da instrumentalidade das formas ou da finalidade (Art. 277, CPC) e do princípio do aproveitamento dos atos processuais (Art. 283, CPC). Referido princípio da fungibilidade tem foco na segurança jurídica e na celeridade processual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

AGU Explica - Princípio da Fungibilidade

O que significa fungibilidade?

A fungibilidade é um conceito que se refere à capacidade de substituir uma unidade de um produto por outra unidade deste mesmo produto. Em outras palavras, se algo é fungível, isso significa que suas unidades individuais são idênticas e intercambiáveis, independentemente de quem as possua.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em hedgepointglobal.com

O que significa fungibilidade no direito?

O princípio recursal da fungibilidade consiste na possibilidade de admissão de um recurso interposto por outro, que seria o cabível, na hipótese de existir dúvida objetiva sobre a modalidade de recurso adequada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual o significado axiológico do princípio da fungibilidade?

A aplicação do princípio da fungibilidade pressupõe que, por erro justificado, a parte tenha se utilizado de recurso inadequado para impugnar a decisão recorrida e que, apesar disso, seja possível extrair de seu recurso a satisfação dos pressupostos recursais do recurso apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é erro grosseiro no princípio da fungibilidade?

Ementa: PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE. ERRO GROSSEIRO . Para que um recurso erroneamente interposto seja conhecido como se fosse o recurso cabível, é necessária a conjugação de três requisitos: ausência de erro grosseiro, existência de dúvida quanto ao recurso cabível e observância do prazo do recurso cabível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como se aplica o princípio da fungibilidade nas ações possessórias?

2021) ensina: “A fungibilidade das ações possessórias, contemplada no art. 554 do CPC, significa a possibilidade, conferida ao juiz, de conhecer e decidir pedido diverso daquele originalmente formulado pelo autor, concedendo-lhe a tutela legal correspondente àquela cujos requisitos estejam provados”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnbsp.org.br

Quando não cabe o princípio da fungibilidade?

De acordo com a jurisprudência do STJ, o princípio da fungibilidade não pode ser aplicado quando houver expressa previsão legal de determinado meio processual, o que afasta a dúvida objetiva e impõe o reconhecimento de erro grosseiro pela utilização de outro meio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é risco de fungibilidade?

O objetivo é mitigar o chamado "risco de fungibilidade", quando o dinheiro recebido pelo fluxo dos créditos vendidos passa por uma conta do cedente antes de chegar ao fundo. Com isso, os recursos correm o risco de desvios ou de serem retidos em caso de intervenção ou quebra da instituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em valor.globo.com

Qual é o conceito de fungibilidade de acordo com o Código Civil?

No entanto, em situações excepcionais, é possível aplicar a chamada fungibilidade recursal, que consiste em admitir a interposição de um recurso impróprio como se fosse o adequado para a impugnação daquela espécie de decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é coisa fungível?

Nestes termos, uma coisa será fungível se puder ser tomada apenas “pelo seu género, quantidade e qualidade”, isto é, se for substituível.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em diariodarepublica.pt

O que é a fungibilidade do pedido?

FUNGIBILIDADE DO PEDIDO E DA CAUSA DE PEDIR

No ordenamento jurídico alguns doutrinadores e julgadores adotaram o princípio da fungibilidade a fim de dar efetividade ao direito material pretendido. O princípio da fungibilidade tem sua natureza no direito material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.unipar.br

O que diz o artigo 994 do CPC?

O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. Parágrafo único. Havendo solidariedade passiva, o recurso interposto por um devedor aproveitará aos outros quando as defesas opostas ao credor lhes forem comuns.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que é erro grosseiro?

O Ministro Bruno Dantas apresentou declaração de voto ressaltando que o erro grosseiro ocorre com a “negligência extrema, imperícia ou imprudência extraordinárias, que só uma pessoa bastante descuidada ou imperita comete.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em justen.com.br

O que é o princípio da dialeticidade?

"Trata-se do princípio da dialeticidade dos recursos que preconiza que 'o recurso tem de combater a decisão jurisdicional naquilo que ela o prejudica, naquilo que ela lhe nega pedido ou posição de vantagem processual, demonstrando o seu desacerto, do ponto de vista procedimental (error in procedendo) ou do ponto de ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que é unirrecorribilidade?

6. O princípio da unirrecorribilidade não veda a interposição de um único recurso para impugnar mais de uma decisão. E não há, na legislação processual, qualquer impedimento a essa prática, não obstante seja incomum.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

Qual a diferença entre erro in procedendo e erro in judicando?

2. "Como é cediço, o error in procedendo, ou erro de forma, é vício processual, decorrente do descompasso entre a decisão e as regras processuais, já o error in judicando, ou erro de conteúdo, é vício de fundo, em que se alega o descompasso da decisão com normas de direito material.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual recurso cabível contra acórdão unânime?

O recurso do agravo interno ( CPC , art. 1.021 , caput)é o instrumento cabível para combater as decisões monocraticamente proferidas pelo Relator.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando ocorre a preclusão?

Diz-se lógica a preclusão quando um ato não mais pode ser praticado, pelo fato de se ter praticado outro ato que, pela lei, é definido como incompatível com o já realizado, ou que esta circunstância deflua inequivocamente do sistema.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

O que significa reformatio in pejus?

A reformatio in pejus consiste no agravamento da situação jurídica do réu em face de recurso interposto exclusivamente pela defesa. Classifica-se em duas formas: Reformatio in pejus direta: Corresponde ao agravamento da situação do réu, pelo próprio tribunal, ao julgar o recurso exclusivo da defesa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que determina a fungibilidade de um bem?

Bens fungíveis são os que se medem, se pesam ou se contam, bem como, podemos dizer que os bens fungíveis não se identificam pela sua individualidade, mas pela quantidade e qualidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é fungibilidade de dinheiro?

A fungibilidade é um conceito essencial no mundo das finanças. Em termos simples, refere-se à capacidade de um ativo ser substituído por outro de igual valor, sem que haja diferença significativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mynt.com.br