O que é o pensamento hipotético-dedutivo de Piaget?
Raciocínio Hipotético-Dedutivo: é o raciocínio que implica deduzir conclusões de premissas que são hipóteses, em vez de deduzir de fatos que o sujeito tenha realmente verificado.
O que é o Raciocínio Hipotético-Dedutivo de Piaget?
No linguajar piagetiano essa estratégia consistiria em falsear uma hipótese sob a forma de um enunciado condicional (Piaget 1952). Dessa maneira, a criança estaria mostrando que é capaz de discriminar uma hipótese na forma de condicional de outras formas de enunciado.
Na continuidade da evolução do pensamento, Kall Popper (1975) propõe o Método Hipotético-Dedutivo, que é um método que procura uma solução, por meio de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros. Esse método pode também ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”.
O pensamento hipotético-dedutivo é o mais importante aspecto apresentado nessa fase de desenvolvimento, pois o ser humano passa a criar hipóteses para tentar explicar e sanar problemas, o foco desvia-se do "é" para o "poderia ser". As bases do pensamento científico aparecem nessa etapa do desenvolvimento.
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Como é denominado por Piaget esse tipo de pensamento?
A mais famosa das teorias do desenvolvimento cognitivo foi desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo.
Método dedutivo é um tipo de estrutura de raciocínio lógico que, para chegar a uma conclusão específica, utiliza uma ideia generalista. Ele parte de um conhecimento amplo e chega a outro, particular, com o auxílio dos chamados axiomas e teoremas, que vamos ver em detalhes mais à frente.
Na presente pesquisa abordou-se as fases de desenvolvimento segundo Jean Piaget, voltadas a maturação biológica, as quais se remetem a quatro estágios: sensório motor (do nascimento até aproximadamente os 2 anos), pré-operacional (dois a sete anos), operacional concreto (sete aos 12 anos) e operações formais (a partir ...
O método dedutivo pode ser dividido em três etapas principais: axiomas, teoremas e conclusões. Elas trabalham juntas para construir um argumento sólido e coerente, fornecendo uma estrutura lógica para o processo de dedução.
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas, ou seja, premissas com alta probabilidade e que a construção seja similar, baseada nas hipóteses, isto é, caso as hipóteses sejam verdadeiras, as conjecturas também serão.
Em linhas gerais, o método hipotético-dedutivo é um método de abordagem, que Karl. R. Popper desenvolveu no livro A lógica da investigação científica, como uma crítica radical ao método indutivo.
A dedução consiste em se chegar a uma verdade particular e/ou específica a partir de outra mais geral ou abrangente. Portanto, ao incluirmos um fato específico em outro mais geral, estamos raciocinando por dedução, como se vê no exemplo que segue: 1) A é sempre igual a B (fato geral, também chamada de premissa maior);
Você costuma ter pensamentos assustadores em relação ao futuro? Quando está num momento de felicidade, costuma pensar no que poderia estragar aquele momento? Isso pode ser um pensamento condicional, também conhecido como pensamento hipotético.
“Operações formais”, o quarto e último estágio do desenvolvimento humano proposto por Piaget, que se inicia a partir dos 12 anos, se caracteriza pela possibilidade de o indivíduo raciocinar e estabelecer relações com hipóteses – e não apenas com objetos concretos, como anteriormente.
O raciocínio dedutivo é um dos tipos de raciocínio lógico mais conhecido e utilizado. Ele se baseia em um processo de inferência que parte de premissas gerais para chegar a uma conclusão específica. Esse processo é chamado de silogismo e é representado por duas premissas e uma conclusão.
Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
A teoria de Piaget defende que a interação social é fundamental para que o sujeito construa seu conhecimento. Afirma que “[...] a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas.” (Piaget, 1973).
Trata-se de um tipo de operação discursiva do pensamento que consiste em encadear premissas para deles extrair uma conclusão (veja Introdução à Lógica e Argumento). Por premissa ou proposição entendemos a afirmação ou a negação da identidade de dois conceitos ou termos. Exemplo: Todo homem é mortal.
Qual a diferença entre pensamento dedutivo e pensamento indutivo?
O dedutivo parte de verdades gerais e conclusões já conhecidas e existentes, enquanto o indutivo observa e supõe, por meio de dados para chegar a uma conclusão. Apesar disso, como semelhança, ambos os conceitos não criam conhecimentos novos e partem de uma suposição.
O método dedutivo é uma abordagem lógica que parte de premissas gerais para chegar a conclusões específicas. Esta seção explora suas características principais e as variadas aplicações em diferentes disciplinas.
Quais são os três tipos de conhecimento de Piaget?
Os estudos de Piaget, como também os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimento: o físico, o lógico-matemático e o social.
Qual a diferença entre a teoria de Piaget e Vygotsky?
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.