O líquido vermelho em termômetros não é mercúrio. A cor do mercúrio usado em termômetros é metálica, brilhante, prateada. Termômetros com líquido vermelho (ou azul) normalmente são de álcool etílico (etanol) colorido de vermelho (ou azul) pois o etanol é incolor.
O líquido usado para preencher o termômetro é geralmente um ácido, como o ácido sulfúrico ou o nitrato de bário, que muda de cor à medida que a temperatura do líquido dentro do termômetro aumenta ou diminui.
De acordo com as orientações técnicas da OMS, os termômetros de mercúrio consistem em um reservatório ou bulbo de mercúrio preso a um tubo de vidro marcado com uma escala de temperatura. À medida que a temperatura muda, o mercúrio se dilata e retrai dentro do tubo, dando efeito de subir e descer pela escala.
O elemento mercúrio é o único metal líquido em baixas temperaturas, é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C. Como todo líquido, o mercúrio expande na medida em que ele é aquecido, sendo assim, ele se move ao longo do tubo do termômetro determinando a temperatura.
Os termômetros de mercúrio são perigosos porque eles podem quebrar e liberar o mercúrio, que é tóxico. Se você inalar o mercúrio, pode sofrer danos ao cérebro e aos rins. O mercúrio também pode causar alergias na pele. Se você quebrar um termômetro de mercúrio, é importante limpar o local e evitar a inalação do vapor.
COMO FUNCIONA O TERMÔMETRO? | Termometria 03 | Minuto Exatas
O mercúrio líquido faz mal?
A ingestão de sais de mercúrio pode provocar sintomas gastrointestinais, renais e até a morte. Os efeitos da exposição prolongada pela ingestão ou derme podem ser semelhantes aos da exposição crônica ao vapor de mercúrio metálico. Nas águas, pode se transformar em metilmercúrio.
O que devo fazer se meu termômetro de mercúrio quebrou?
No caso de fissura ou violação do termômetro, o uso deve ser interrompido imediatamente. Além disso, é importante que o consumidor areje o ambiente onde ocorreu a quebra, abrindo janelas e portas, pois a vaporização do mercúrio pode intoxicar a casa.
Assim, inicialmente deve-se abrir a janela do cômodo e sair da divisão por, pelo menos, 15 minutos. Depois deve-se calçar luvas de borracha e, para juntar as várias bolinhas de mercúrio, é aconselhado usar um pedaço de papelão e aspirar o mercúrio com uma seringa.
1 – Prepare um copo com gelo picado e preencha com água gelada; 2 – Mexa e insira a haste do termômetro até o meio do copo, sem tocar as paredes ou fundo, deixando por pelo menos 15 segundos. A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente.
Ainda segundo o documento, o mercúrio pode causar problemas ao sistema nervoso central e à tireoide, caso a exposição ao material ocorra por períodos longos. Dentre as formas do elemento, existe o metil-Hg, que é a mais tóxica aos organismos superiores, em especial os mamíferos.
Os termômetros digitais são uma evolução dos termômetros tradicionais, que usavam mercúrio ou álcool para medir a temperatura. A principal vantagem dos termômetros digitais é que eles são mais seguros, pois não contêm mercúrio, que é tóxico.
A limpeza deve ser feita com álcool em gel ou solução de água sanitária e água e papel toalha; Assegure-se de que não entre qualquer líquido no aparelho. Não utilize produtos de limpeza abrasivos ou diluentes para limpar o termômetro e nunca o mergulhe em água ou em qualquer outro líquido.
Quanto tempo deixar o termómetro de mercúrio na axila?
agite o termômetro para que a coluna de mercúrio fique abaixo de 35°C — segure firme e com cuidado para não cair; coloque a ponta prateada do termômetro no local de medição, como a axila, e mantenha-o por pelo menos cinco minutos; retire o termômetro e leia a temperatura. Ela é indicada pelo líquido vermelho.
Porque o médico deve esperar um tempo para retirar o termômetro de seu paciente?
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.
Sendo assim, o termo-higrômetro é um equipamento que, basicamente, serve para medir a umidade presente nos gases da atmosfera, assim como a temperatura, relacionando esses dois aspectos em simultâneo.
Por que os termômetros de mercúrio não são mais vendidos?
O termômetro de mercúrio foi proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta terça-feira (24) em todo o território brasileiro. Além dos potenciais danos que causa na saúde, os objetos foram banidos pela poluição que o perigoso agente tóxico deixa no meio ambiente quando descartado.
- Primeiramente, pegue um copo vazio e o preencha com água gelada e também com gelo picado. - Feito isso, coloque apenas a ponta do termômetro (que é o sensor térmico - sonda) dentro do copo com água gelada e gelo picado. Mantenha a ponta do termômetro dentro do copo por apenas 15 segundos.
A bateria vai durar muito tempo com uso normal. No entanto, se o ícone da bateria estiver piscando, indicando que a bateria está muito fraca, ou se o termômetro não iniciar ou bipar, a bateria precisa ser trocada.
Você deve colocar o termômetro o mais para trás possível na boca e debaixo da língua, bem na raiz da língua antes de ligá-lo para evitar que o termômetro mostre LO. O que você está procurando é o bolso sublingual localizado lá.
Segundo Alexandre Kawassaki, Doutor em Pneumologia pela Universidade de São Paulo, o termômetro digital de testa tem uma boa capacidade de medir temperaturas elevadas. Portanto, quando detecta uma temperatura de febre, pode-se confiar.
Instale o instrumento no local definitivo da medição. Aguarde 05 minutos para estabilização do mercúrio com o meio. Para iniciar uma nova medição é necessário apertar o botão zerador de memória, resetando o instrumento, fazendo com que os filetes azuis deslizem sobre o menisco do mercúrio.
Quem já quebrou um termômetro analógico, deve se lembrar de um líquido curioso que formava bolinhas que pareciam correr pelo chão. Essa brincadeira poderia custar muito caro, já que essa substância é o mercúrio. Em lâmpadas, baterias, termômetros, nas águas de rios e mares, nos peixes, nos seus dentes.
A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.
Pegar o mercúrio com a mão não provoca consequências visíveis na hora, mas o metal vai entrar pela pele e ficar dentro do corpo, prejudicando sua saúde. E o pior nem é o mercúrio que você vê, mas aquele que você respira ou come sem saber.