O que é o Ensaio de Speedy?
O ensaio do Speedy foi realizado no Laboratório de Microbiologia e Matéria Orgânica localizado no LASAPSA, a determinação da umidade é dada pela reação do carbureto de cálcio com a água gerando uma pressão que é medida por um manômetro.O que é o método do speedy?
Este Método fixa o modo pelo qual se determina a umidade de solos e de agregados miúdos pelo emprego do aparelho "Speedy". 2.1 Referência bibliográfica No preparo desta Norma foi consultado o seguinte documento: DNER-ME 052/64, designada Determinação da umidade pelo método expedito "Speedy".Para que serve o Speedy?
O Método Speedy é comumente usado durante a execução de serviços de movimentação de terra. Ele é constituído por um reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro destinado a medir a pressão interna.Para que serve o ensaio de teor de umidade?
Teor de Umidade dos Solos - Método da Estufa e o Método Speedy - Ensaios Geotécnicos. Conhecer o teor de umidade é essencial e determinante na previsão do comportamento dos solos que serão utilizados em diversas áreas da construção civil, como por exemplo, na construção de barragens e de terraplenagens para estradas.Método Speed
Qual o objetivo da análise de umidade?
A análise de umidade é aplicável em uma variedade de aplicações industriais em que a umidade precisa em quantidades percentuais é monitorada como uma especificação, ou o teor de umidade é altamente controlado quanto à integridade do produto ou do material.O que diz a NBR 7182?
NBR 7182. É responsável por determinar quais os métodos serão utilizados para que seja possível identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado.Como a Speedy funciona?
O sistema da Speedy apenas conecta a rota dos endereços que recebe de acordo com o Google, confiando no próprio consumidor que realizou o seu pedido de delivery e preencheu seus dados na hora de fazer seu pedido.Para que serve o ensaio de densidade in situ?
Este método de ensaio descreve os procedimentos para determinar a densidade, a massa específica aparente in situ e o teor de umidade de solos, agregados e misturas de solo-agregado, na condição compactada, utilizando densímetro eletromagnético.Como o método da estufa determina o teor de umidade do solo?
A determinação da umidade pelo método padrão da estufa foi realizada conforme NBR 6457 (ABNT, 1986) e, resumidamente, consiste na pesagem da uma amostra de solo úmida seguida de sua secagem em estufa, por 24 horas, a 105-110 ºC, com posterior pesagem do solo seco.Qual a fórmula para calcular o teor de umidade do solo?
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.O que diz a NBR 6457?
A Norma NBR 6457:2016 Versão corrigida 2016 especifica o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica e determinação dos limites de liquidez e plasticidade, da massa específica das partículas que passam na peneira de 4,8 mm, da massa específica ...Para que serve o ensaio de frasco de areia?
Já o método do frasco de areia, padronizado pela ABNT NBR 7185, consiste em um ensaio para se determinar o peso específico aparente natural realizado in loco onde um pequeno buraco de 6”(15cm) por 6”(15cm) de profundidade é cavado no material compactado a ser testado.Como tirar a humidade do solo?
A alternativa mais adequada é o Dreno. Esse sistema irá drenar toda a água acumulando, evitando que trincas, mofos e outros distúrbios ocasionados pela umidade. Basicamente ele vai coletar toda água acumulada e conduzi-la para outro local por meio de um sistema drenante.Para que serve o ensaio de Marshall?
Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, usinado a frio, com emulsão asfáltica catiônica, com emprego da prensa Marshall.Qual a finalidade do ensaio SPT?
SPT é a sigla na língua inglesa para Standard Penetration Test, traduzido como “Teste Padrão de Penetração”, cujo procedimento e índice calculado (NSPT) busca estabelecer uma relação entre o número de golpes aplicados sobre um amostrador (N) e a resistência do solo em questão.Qual a diferença entre o CBR e o grau de compactação?
A principal diferença entre o ensaio de CBR e o grau de compactação é que o CBR é uma medida da capacidade do solo de suportar cargas, enquanto o grau de compactação é uma medida da qualidade da compactação do solo durante a construção.O que é o proctor normal?
O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de soquete padronizado na amostra. No Brasil, este ensaio é normatizado pelas normas ABNT NBR-7182/2016 e DNER- M162/94.O que é o ensaio CBR in situ?
O ensaio de California Bearing Ratio (CBR) “in situ” determina a capacidade de suporte das camadas dos pavimentos, entretanto este ensaio necessita de equipamentos pesados que dificultam a locomoção e instalação, tornando-o oneroso.O que é CBR do solo?
O ensaio CBR (California Bearing Ratio) ou ensaio ISC (Índice de suporte Califórnia) consiste em um método para avaliar a resistência do solo a penetração de um cilindro padronizado com relação a penetração em uma brita padrão, ou seja, compara as propriedades mecânicas deste solo a uma brita padrão.Quantos golpes Proctor normal?
5.1.No ensaio de compactação Proctor normal, o solo é compactado em camadas iguais usando um martelo padrão de 2,5 kg e 25 golpes de compactação. A energia total de compactação é de 596 Joules/m³.